Produtora: Wizards of the Coast
Numero de Jogadores: 2 a 5
Duração: 60 min
Ranking da Ludopedia: 10
Ranking na Boardgames Geek: 29
Minha Nota para o Jogo: 9.0
Olá galera, estou de volta com mais uma resenha, dessa vez com um dos melhores jogos que enho na minha coleção, bem, pelo menos na minha opinião e na de boa parte do meu grupo, o que pode ser um pouco controversa já que todos somos amantes do D&D, dessa vez trago a vocês Lords of Waterdeep + expansão Lords of Waterdeep: Scoundrels of Skullport, um jogo de alocação de trabalhadores um pouco diferente. Lords of Waterdeep foi lançado no ano de 2012 pela Wizards of the Coast, com capacidade para 2 a 5 jogadores, e com um tempo médio de partida de aproximadamente 60 min, e traz como temática lords que contratam aventureiros para resolver certas situações para a sua guilda.
Temática
Waterdeep é uma cidade situada no mundo de Forgotten Realms, a cidade é repleta de intrigas políticas por todos os lados, as guildas mais poderosas das cidades contratam frequentemente aventureiros que estão de passagem pela cidade para resolver algumas dessas intrigas por baixo dos panos. Contrate aventureiros, manipule as ações das outras guildas, e consiga êxito no maior número de missões possível, para se tornar a guilda mais influente da cidade.
Mecânicas
As duas mecânicas principais do jogo são a alocação de trabalhadores e a coleção de objetos.
A alocação de trabalhadores é a mecânica mais presente nesse jogo, nela você possui agentes que trabalham para a sua guilda, durante o seu turno você deve posicionar os seus agentes em determinados pontos da cidade para recrutar aventureiros para realizarem determinada missão para a sua guilda, levantarem algumas moedas de ouro para pagar algumas despesas, terem acesso a novas missões para a sua guilda, construírem prédios para a sua guilda, ou uma das parte mais interessante do jogo, que é tramarem contra os seus oponentes.
A coleção de objetos é a segunda mecânica mais presente no jogo, pois durante todo o jogo você deve administrar os seus aventureiros para realizarem as suas missões, você deve conseguir juntar uma determinada quantia de aventureiros de certos tipos para realizarem as missões.
Eu consideraria uma terceira mecânica bem presente no jogo a administração de cartas, que pode variar entre as cartas de missões que são o fator que vai lhe dar a vitória no jogo, pois, saber quais missões pegar é sempre algo que deve ser bem analisado; e as cartas de intrigas, que o jogador também deve saber muito bem o momento de usá-las e em qual jogador usar.
Objetivo
O jogador deve juntar a maior quantidade de pontos possível durante 8 rodadas, o jogador consegue pontos basicamente fazendo missões, que sempre vão estar disponíveis durante todo o jogo. Há outras formas de fornecer pontos aos jogadores, como algumas cartas de intrigas, habilidades dos lordes e algumas construções.
Sequência do Turno
Jogador tem apenas uma ação possível durante o seu turno, que é colocar algum de seus agentes em um local livre na cidade, ao colocá-lo na cidade você imediatamente ganha os recursos ou aventureiros que o local fornece e logo em seguida pode completar uma missão se possível. A ações são bem simples, mas a variedade dos possíveis tipos de efeitos gerados por cada local na cidade ou nas construções que vão ser erguidas pelas guildas ao longo do jogo, são muito variadas. Em nenhum desses locais os efeitos chegam a se repetir, tornando-os muito vastos, não vai dar para explicar aqui o que cada local da cidade faz, mas eles sempre variam entre coleta de aventureiros, dinheiro, jogar ou pegar cartas de intriga, pegar cartas de missões ou pegar dinheiro, somente a quantidade e variedade de coisas é que vai mudar de um local para outro.
Após todos os jogadores colocarem seus agentes pela cidade, um novo turno começa, até que que se passe as 8 rodadas determinadas pelo jogo. A quantidade de agentes que cada jogador tem disponível varia de acordo com a quantidade de jogadores na partida, mas sempre no final do quinto turno cada jogador vai ganhar um agente extra.
As Guildas
Cada guilda no jogo básico tem um playmat onde o jogador pode colocar os seus agentes, as suas missões completas e incompletas, seus aventureiros e recursos. Nenhuma guilda possui uma habilidade em especial ou vantagem específica, elas servem apenas para diferenciar os jogadores pelas cores de cada um. As guildas que vêm na caixa básica são King of the Shield (amarela), City Guards (preta), Silverstar (azul), Harpers (verde) e Red Sashes (vermelha).
Guilda Red Sashes com todos os seus componentes devidamente colocados.
Verso dos playmat das guildas.
Aventureiros
No jogo os aventureiros são representados por cubos nas cores laranja (guerreiro), roxo (mago), preto (ladino) e branco (clérigo). Os aventureiros são usados exclusivamente para realizar as missões que as guildas têm para serem completadas, cada missão exige uma certa quantidade e variedade de aventureiro, que são especificadas na descrição das missões, os aventureiros que não foram utilizados em missões contam como pontos para o dono da guilda no final do jogo.
Aventureiros e moedas de ouro.
Cartas de Missões
As cartas de missões estão sempre disponíveis na Taberna, sempre estão disponíveis quatro missões abertas para todos os jogadores que colocarem seus agentes na taberna, e sempre que uma missão for pega de lá, uma nova é colocada no seu lugar mantendo sempre a mesma quantidade durante toda a partida. Sempre após colocar um de seus agentes no tabuleiro o jogador pode completar uma missão em que ele tenha os aventureiros necessários, ele deve pagar a quantidade de aventureiros e dinheiro, caso a missão exija para o banco, ganhando assim os benefícios dados pela missão, geralmente são pontos, mas algumas missões podem fornecer além de pontos outros aventureiros, cartas de intrigas ou dinheiro. Existem cinco tipos de missões, Arcanas, Comercio, Sabotagem, Guerra e Divina, abaixo descreverei brevemente como funciona uma carta de intriga.
Carta de missão de Guerra.
Acima da imagem nos temos o tipo de missão, no caso dessa carta e uma missão de Guerra, abaixo da imagem diz que essa missão e uma Plot Quest, quer dizer que ela e uma quest constante, ela vai fica fazer um efeito ate o final da partida, a direito na parte de cima nos temos o requisito para realizar a missão, nesse caso 1 Clérigo, 5 Guerreiros, 1 Ladino e 1 Mago, logo abaixo a comparecença por realizar com sucesso a missão, que nesse caso e um agente adicional.
Cartas de Intrigas
Alguns locais da cidade podem fornecer ao jogador cartas de intrigas, as cartas de intrigas servem tanto para ajudar a guilda do jogador quanto para atrapalhar as guildas inimigas, a variedade de cartas de intrigas é bem grande e um jogador sempre pode jogar uma carta de intriga quando colocar um de seus agentes no Porto, ele joga a carta de intriga que deseja e ao final do turno quando todos os jogadores tiverem colocados seus agentes pelo tabuleiro, os jogadores do porto devem remanejar os seus agentes para outros espaços disponíveis, se possível na ordem em que foram colocados no porto.
Há três tipos de cartas de intrigas, ataque, utilitário e missões mandatórias. As missões mandatórias são um dos tipos mais comuns, onde o jogador joga a carta contra outro e o obriga a realizar uma missão fraca, onde basicamente ele só vai perder recursos em primeiro lugar, enquanto o jogador estiver sobre uma missão mandatória ele não poderá realizar nenhuma outra missão até completá-la, abaixo eu explico melhor os outros dois tipos de cartas de intrigas.
Carta de Intriga.
No topo da carta nos temos o nome da carta em questão, logo abaixo da imagem temos o tipo de carta, nesse caso e uma utilitária abaixo do tipo temos o efeito da carta.
Lordes
Os lordes são os líderes das guildas, eles são distribuídos aleatoriamente para cada jogador no começo da partida, cada jogador deve manter em segredo o seu lorde, pois cada um deles tem uma habilidade que pode influenciar bastante no final do jogo, a habilidade dos lordes servem de pontuação no final da partida, você vai ganhar pontos extras para certos tipos de missões que você tenha completado durante a partida, se por algum acaso um jogador imaginar com qual lorde você está jogando, ele pode fazer ações que podem lhe prejudicar.
Cartas de dois lordes.
Construções
Durante o jogo vão estar disponíveis construções que poderão ser erguidas por qualquer uma das guildas, sempre que um jogador colocar um de seus agentes em Builders Hall ele poderá fazer uma das três construções disponíveis pagando o seu valor em ouro. O jogador pega um de seus marcadores de guilda e coloca ao lado do tabuleiro juntamente com a construção que ele acabou de fazer e a partir desse momento aquele é um novo local disponível para os jogadores colocarem os seus agentes, tanto você quanto os seus inimigos podem visitar a sua construção, mas sempre que um dos jogadores inimigos visita as suas construções eles devem pagar um aluguel a você que está descrito na parte de baixo da construção, você não ganha esse valor do aluguel quando você mesmo visita a sua construção, abaixo eu explico brevemente uma construção.
Tiles de Construções.
Na parte superior da esquerda da tile nos temos o custo em moedas de ouro para fazer a construção, no centro da tile tem o efeito que ela faz ao coloca um agente na tile, e na parte de baixo tem o valor do aluguel que o dono da construção recebe se caso algum jogador inimigo visite essa tile.
Expansão Lords of Waterdeep: Scoundrell of Skullport
A expansão de Lords of Waterdeep é simplesmente perfeita, ela é basicamente duas expansões em uma, ela vem com dois modos adicionais para o jogo, que podem ser jogados tanto separadamente quanto em conjunto; ela adiciona um sexto jogador ao jogo, novas cartas de intrigas, missões, construções, lordes e uma nova regra ao jogo que se chama corrupção.
Caixa da expansão.
A nova regra que vem na expansão, chamada de corrupção, tem um pequeno tabuleiro chamado de Skullport, que tem novos locais onde os jogadores podem colocar os seus agentes e dão benefícios muito bons, mas sempre que um agente é colocado em uma dessas casas ele ganha um marcador de corrupção que é removido de uma trilha que fica posicionada ao lado do tabuleiro, esses marcadores de corrupção vão dar pontos negativos ao jogador que possuí-los no final da partida, a quantidade de pontos negativos que cada marcador de corrupção vai dar ao jogador é variável, irá depender de quantos marcadores de corrupção foram pegos pelos jogadores durante toda a partida de acordo com a trilha de corrupção. Existem cartas de intrigas e missões que podem remover marcadores de corrupção de alguns jogadores, esses marcadores de corrupção, quando são removidos da guilda do jogador, são devolvidos a trilha.
Skullport e ao lado a trilha de corrupção.
A guilda nova que vem na expansão se chama Gray Hands, ela é representada pela cor cinza, com ela o jogo pode ser jogado com até seis jogadores, novamente a guilda não tem nenhuma habilidade ou vantagem sobre as outras.
Os novos lordes dão novas possibilidades de ganho de pontos ao encerrar a partida, variando entre construções feitas pelas guildas até pontos de corrupção adquiridos durante o jogo.
Lordes da expansão.
Galera, essa é uma expansão 100%, ela é completa, dá para você jogar o jogo sem ela perfeitamente, mas ela adiciona muito material ao jogo básico, tornando a rejogabilidade dele muito grande, eu diria até que ela é uma das melhores expansões que eu já comprei de um jogo, ela é um pouco cara, mas vale cada centavo se você é fã desse jogo maravilhoso.
Componentes
Todos os componentes do jogo são de ótima qualidade, a caixa tem uma textura muito peculiar, diferente de muitas caixas de boardgames que tenho, sem falar que a caixa básica é fechada de um modo único, bem legal a meu ver, todas as pecinhas de madeira são muito bem pintadas e de boa qualidade, insert em ambas as caixas, o tabuleiro é de boa qualidade e a arte estampada nele, que mostra toda a cidade de Waterdeep, é muito bonita, minha única crítica é quanto as cartas em geral, elas são de um material muito fino, e são bem molinhas na verdade, acredito que se manuseá-las sem sleeves podem ser danificadas facilmente, então acho praticamente obrigatório o uso de sleeves para esse jogo.
Componentes da expansão.
Componentes da caixa básica.
Considerações Sobre o Jogo
Eu não tenho muito o que falar sobre esse jogo, ele é perfeito, a meu ver ele é um dos meus melhores jogos, acho que apenas perdendo para Terra Mystica, o jogo é muito bom, rápido, com regras simples, podendo ser apresentado para qualquer tipo de jogador, veterano ou novato, além de trazer para os jogadores de D&D um cenário bastante conhecido por nós, e sem falar que a temática dele foi capturada muito bem, eles souberam muito bem como fazer essa parte das intrigas políticas que rondam Waterdeep, colocando as guildas locais e lordes já conhecidos por nós em um jogo de tabuleiro sensacional. Novamente vou abrir um espaço para falar sobre a arte do jogo que é impecável, simplesmente perfeita, cada carta traz uma ilustração que se encaixa muito bem no tema da carta, a caixa do jogo é uma das mais bonitas que eu já vi, com uma arte belíssima, em ambas as caixas. Ufa... é isso, aos que jogaram Lords of Waterdeep sabem do que eu estou falando, aos que não jogaram recomendo que conheçam esse jogo.
Mesa pronta para iniciar uma partida.