Produtora: Days of Wonder
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 90 min
Ranking da Ludopedia: 35
Ranking na Boardgames Geek: 36
Minha Nota para o Jogo: 8.0
De volta mais uma vez para trazer a mais nova resenha do canal, dessa vez vamos desbravar as terras das 1001 noites, conhecer tribos, colecionar mercadorias e conhecer poderosos gênios, com vocês, Five Tribes. O jogo foi lançado no ano de 2014, com capacidade para 2 a 4 jogadores (sim, tem cinco tribos, mas não se joga com 5 jogadores), e com um tempo médio de partida de 60 min, traz como temática os contos das 1001 noites.
Temática
Cruzando o deserto das 1001 noites, a sua caravana chega ao Sultanato de Nagala, antigo sultão morreu e os oráculos previram que um viajante que teria a lealdade das cinco tribos seria o novo sultão de Nagala. Você deve andar pelo sultanato de Nagala e conseguir ajuda das cinco tribos locais para que elas possam levar você a ser o novo sultão de Nagala.
Mecânicas
As mecânicas principais do jogo são a alocação de trabalhadores, colecionar objetos e controle de área.
A mecânica de alocação de trabalhadores geralmente é relacionada a trabalhadores que são de posse de um jogador. Em Five Tribes nenhum jogador possui trabalhadores próprios, e sim trabalhadores comunitários, onde qualquer jogador pode movê-los, os trabalhadores na verdade são os membros das cinco tribos, e os jogadores devem movimentá-los em todos os turnos pelas tiles de locais. Ao final do seu movimento o jogador deve pegar dois meeples da mesma cor e resolver o efeito da tribo dos meeples removidos.
A coleção de objetos é a segunda mecânica mais presente no jogo, os jogadores praticamente colecionam todos os tipos de coisas no jogo, mercadorias exóticas, os próprios meeples das tribos e gênios, esses itens vão lhe fornecer pontos no final de cada partida, cada tipo de item dá um valor variado de pontos.
A mecânica de controle de área é a menos presente no jogo que as outras mecânicas citadas acima, ela está presente apenas quando você consegue com os seus movimentos dos meeples limpar uma tile, quando isso acontece você ganha o controle da tile, a posse de um tile não quer dizer que outros jogadores não possam passar pela tile ou fazer o efeito da mesma, apenas assegura que você vai ganhar os pontos dela no final da partida.
Objetivo
O objetivo do jogo é acumular pontos com cada coisa que você conseguir durante a partida, praticamente tudo no jogo lhe dá pontos no final, moedas, tiles que você controla, meeples, itens exóticos, gênios e etc. Você deve coletar esses itens durante toda a partida da melhor forma possível, tente ser o mais variado possível, geralmente focar em um único tipo de item não vai lhe dar a vitória no final, você tem que conseguir coletar a maior variedade de coisas possíveis para ter uma vantagem na hora da contagem de pontos. O jogo acaba quando nenhum movimento com os meeples for possível ou quando um jogador colocar todos os seus camelos nas tiles.
Sequência do Turno
Durante o turno de cada jogador ele deve fazer uma sequência de ações predefinidas, após o jogador realizar todas as suas ações ele passa para o próximo jogador na trilha de apostas, e assim por diante até que todos os jogadores tenham jogado no turno.
1ª Ordem do turno: no primeiro turno do jogo os jogadores sorteiam a ordem de aposta dos jogadores, logo após, começando pelo primeiro jogador, eles devem fazer apostas para a sequência de turno, deve-se apostar um valor descrito na trilha de aposta e colocar o seu marcador no local que ele pagou, seguido pelo próximo jogador que também deve apostar no valor que ainda tiver disponível no momento em que que ele for fazer a aposta, ele paga o valor que deseja e coloca o seu marcador no local. Essa ação é bem simples e não tem muito mistério, o único diferencial é quanto a aposta de 0, quando um jogador aposta 0 ele coloca o seu marcador na parte mais baixa da trilha de aposta, se um próximo jogador apostar 0 também ele empurra o primeiro jogador que apostou 0 para cima e coloca o seu marcador na parte mais baixa da trilha, os jogadores na parte de baixo da trilha de aposta serão sempre os primeiros a jogar o turno. A próxima realização de aposta será feita na ordem de turno dos jogadores da última rodada.
2ª Mover Meeples: na sua ação de movimento o jogador deve pegar todos os meeples de uma tile a sua escolha, ele deve traçar um movimento até outra tile com esses meeples, deixando um meeple para cada tile que ele passar até a tile escolhida. A quantidade de meeples deve ser o suficiente para chegar até a tile escolhida, ou o movimento não será válido e o jogador terá que escolher outro movimento. Existem três regras muito importantes na hora de mover os seus meeples, são elas:
· O último meeple que você for colocar na tile no final do seu movimento deve ser da mesma cor de um dos meeples da tile.
· Você nunca pode fazer movimentos na diagonal
· Meeples não retornam ao último espaço percorrido, você pode dar a volta e passar pelo tile novamente.
3ª Controle da tile: se ao remover os meeples no final da sua ação nenhum meeple estiver sobre a tile, você ganha o controle daquela tile, deve ser colocado um dos seus camelos sobre ela.
4ª Ação de Tribo: após resolver o controle de tile você deve fazer a ação de tribo, a ação é variada dependendo de quais cores de meeples você tenha removido no final do seu movimento. Para cada tribo existe uma ação diferente (ações de tribos explicadas mais a frente).
5ª Ação de tile: após resolver o efeito da ação de tribo é a vez de fazer a ação de tile, cada tile tem um tipo de ação específica no canto inferior esquerdo, e você pode fazer a ação de tile mesmo que ela seja de controle de outro jogador (ações de tile explicadas mais a frente).
Bem, as ações dos jogadores são praticamente essas, alguns gênios fornecem ações variadas aos jogadores, que podem ser feitas também durante o seu turno. A sequência de turno é bem simples para jogadores com um pouco mais de conhecimento em jogos, mas para um jogador iniciante acho que vai dificultar um pouco a vida dele, principalmente a parte do movimento. Além disso, o jogo também tem muita informação para um jogador iniciante.
As Cinco Tribos
meeples das tribos
Existem cinco tribos no sultanato de Nagala, cada uma delas tem uma especialidade que vai lhe ajudar durante uma partida, são elas, os Vizires (amarelos), os anciões (branco), os mercadores (verdes), os construtores (azul) e os assassinos (vermelhos). Ao final do seu movimento, quando você remover os meeples da tile, você vai fazer o efeito da tribo que você acabou de remover, os efeitos são listados abaixo.
Vizires: lhe dá 1 ponto por vizires no final do jogo, e +10 para cada outro jogador que tiver menos vizires que você.
Anciões: lhe dá 2 pontos por ancião no final do jogo, e serve para ativar a habilidade dos gênios.
Mercadores: pegue uma quantidade de cartas do mercado igual ao número de mercadores removidos no final do seu movimento.
Construtores: receba uma moeda do banco igual ao número de tiles com o marcador azul adjacentes a tile que você removeu os construtores vezes a quantidade de construtores removidos, por exemplo, no final do seu movimento tinha 3 tiles com marcadores azul adjacentes a tile que você removeu os meeples, você conseguiu remover 3 meeples azuis, logo você vai ganhar uma quantidade de dinheiro igual a 9 (3 que é a quantidade de tiles azuis adjacentes vezes 3 que é a quantidade de meeples que você removeu no final do seu movimento).
Assassinos: no final do seu movimento você pode matar um ancião ou vizir da reserva de um dos jogadores ou matar um meeple de qualquer cor em uma tile de distância até X, onde X seja inferior ao número de meeples vermelhos que você removeu da tile. Você pode conseguir o controle de dois tiles no mesmo turno com a ação da tribo de assassinos, caso você remova o último meeple de uma tile com essa ação você também pode tomar o controle dela.
Tiles
Cada tile tem uma ação que pode ser feita após a sua ação de tribo, tem ações que são obrigatórias e outras opcionais. As ações obrigatórias têm uma seta vermelha indicando que você deve colocar algo na tile, as tiles também têm uma pontuação para os jogadores que as controlam, e nesse marcador de ponto tem uma cor vermelha ou azul, essas cores são apenas influenciadas pela tribo de construtores quando fazem sua ação de tribo. A ação de cada tile está descrita no canto inferior esquerdo das tiles, abaixo está cada uma delas explicada brevemente.
Oásis: coloque uma palmeira nesta tile. Cada palmerina nessa tile no final do jogo vale 3 pontos para o dono da tile.
Vila: coloque um palácio nessa tile. Cada palácio nessa tile no final do jogo vale 5 pontos para o dono da tile.
Mercado Pequeno: pague 3 de dinheiro para o banco e compre uma carta dentre as três primeiras do mercado.
Mercado Grande: pague 6 de dinheiro para o banco e compre duas cartas das seis primeiras do mercado.
Locais Sagrados: quando fizer a ação de um local sagrado você pode descartar dois anciões ou um ancião e um faquir para compra um dos gênios abertos.
Gênios
cartas de gênios
Os gênios ou Djinns são criaturas com grandes poderes que vão ajudar o jogador que tiver a sua lealdade, sempre que você parar em um local sagrado você pode pagar o custo necessário para ganhar o controle de um dos gênios disponíveis, cada gênio tem um poder único e lhe dá pontos no final da partida. Alguns gênios também têm poderes que requerem anciões e faquir para serem ativados, geralmente esses poderes são muito fortes, mas só podem ser ativados durante o seu turno, ter o controle de algum gênio pode ajuda-lo bastante durante uma partida e pode fazer muita diferença na sua estratégia.
Mercado
cartas do mercado.
O mercado do jogo geralmente terá novas cartas disponíveis para serem compradas. Sempre que um jogador fizer uma ação de mercado pequeno, mercado grande ou da tribo dos mercadores pode escolher as suas cartas a partir das cartas disponíveis no mercado, as mercadorias que o jogador conseguir coletar lhe fornecerão pontos no final da partida para a quantidade de variedades que ele conseguiu acumular, quanto maior a variedade maior a quantidade de pontos que o jogador vai ganhar no final da partida. No canto inferior de cada carta de mercadoria tem umas bolinhas que indicam a quantidade de cartas disponíveis daquele tipo dentro do deck de mercadorias, se for fazer uma boa coleção esteja sempre atento aos itens raros.

Dentro das cartas de mercador também temos os faquires, que não lhe dão pontos no final de uma partida e nem contam como mercadorias, mas lhe ajudam a comprar e ativar as habilidades dos gênios. Acho que na primeira versão desse jogo os faquires eram cartas de escravos e houve uma grande polêmica quanto a isso, não sei dizer ao certo, mas em um vídeo que eu vi sobre o gameplay do jogo eles tinham escravos no lugar dos faquires, acho que a minha versão do jogo é mais recente e veio com a versão dos faquires, a quantidade de faquires dentro do baralho de mercadorias é de 18.
Componentes
pequena amostra dos componentes do jogo.
O jogo tem muitos componentes, mas todos são excelentes, muitos meeples, muitos marcadores de palácio, palmeiras, camelos e tudo mais, um jogo lindo aos olhos, principalmente para o pessoal que gosta de componentes feitos de madeira como eu, o jogo é muito bonito visualmente quando está na mesa, não tem muito o que falar, tudo muito bem feito. Gosto sempre de falar sobre a arte do jogo, esse aqui não é um jogo que possui muita arte, apenas nas tiles que representam um local e a parte mais bonita da arte do jogo, os gênios, mano...a ilustração dos gênios é realmente de deixar qualquer um de boca aberta, muito bonita cada uma delas, o ilustrador está de parabéns pelas ilustrações dos gênios, muito bonitas mesmo.
Considerações Sobre o Jogo
mesa pronta para uma partida com quatro jogadores
Esse foi um dos últimos jogos que comprei e está sendo muito jogado ultimamente, o pessoal gostou bastante dele por aqui, é um jogo com muitas possibilidades de pontuação, você deve ficar atento a cada coisa no jogo, ou vai deixar passar batido várias coisas e perder muitos pontos. Também tem que calcular muito bem os seus movimentos para não facilitar a pontuação dos outros jogadores nas tiles, é um jogo muito estratégico, e coloca muitos aqui para pensar bastante nas suas jogadas, é realmente excelente, recomento bastante para jogadores mais experientes, mas não recomendo muito para jogadores novatos, pois apesar das regras dele serem simples e tudo mais, a complexidade de marcar pontos nele pode deixar um jogador que não tem muito conhecimento sobre boardgames bem perdido na partida, mas acho que após algumas partidas é possível pegar o jeito da coisa. Uma expansão foi lançada para ele recentemente que adiciona novas mecânicas e um novo jogador, a minha já está a caminho e espero recebê-la até o final do ano, se for do interesse de vocês posso fazer uma resenha só para ela quando chegar.