Fantasy Flight Games anunciou o lançamento de
Star Wars: Rebellion, o jogo de tabuleiro de conflito épico entre o Império Galáctico e Aliança Rebelde para dois a quatro jogadores!
Experimente a Guerra Civil Galáctica como nunca antes. Em
Star Wars: Rebellion, você controla todo o Império Galáctico ou a Aliança Rebelde em seu início. Você deve comandar naves, cuidar dos movimentos de tropas e trazer sistemas para sua causa. Com mais de 150 miniaturas de plástico e dois tabuleiros de jogo que respondem por trinta e dois dos sistemas mais notáveis da galáxia, Star Wars: Rebellion possui um propósito que é tão grande e vasto como merece o universo de Star Wars.
Ao mesmo tempo é intensamente pessoal, cinematográfico e heroico. Suas forças são lideradas por heróis ou vilões icônicos. Incluindo personagens como Leia Organa, Mon Mothma, Grand Moff Tarkin e Imperador Palpatine, esses líderes e seus talentos individuais dirigem tudo que você faz. Como a guerra civil se espalha por toda a galáxia, esses líderes são de valor inestimável para seus esforços, e as missões secretas que eles tentam cumprir, evocarão muitos momentos inspiradores da trilogia clássica. Você pode enviar Luke Skywalker para receber treinamento Jedi em Dagobah ou enviar Darth Vader para uma armadilha que congela Han Solo em carbonite!

Por fim, os jogos vão abranger vários sistemas estelares. Muitas lutas serão perdidas. Muitos soldados cairão. Planetas vão aderir à rebelião antes que eles sejam invadidos pelo Império e subjugados. Oficiais imperiais podem capturar espiões Rebeldes e interrogá-los para obter informações valiosas. Um piloto rebelde pode acertar um tiro de um em um milhão contra a Estrela da Morte e destruí-la. Em Star Wars: Rebellion, você e seus amigos decidem o destino final da galáxia. Será que ela permanecerá sob um domínio tirânico, ou será que um seleto grupo consegue libertá-la?
É UM PERÍODO DE GUERRA CIVIL
Star Wars: Rebellion embala uma quantidade surpreendente da trilogia clássica de Star Wars em um conjunto de regras relativamente compacto. Cada rodada de jogo abrange apenas três fases, mas enquanto você joga através dessas fases, você encontrará batalhas de frotas maciças, tentativas desesperadas de espionagem, treinamento Jedi, manobras políticas e até mesmo a possibilidade de atrair importantes heróis rebeldes para o lado negro da Força.
Uma das maneiras mais interessantes de Star Wars: Rebellion invocar a trilogia original é através de sua assimetria. O Império Galáctico e Aliança Rebelde são forças muito diferentes, e eles vêm com diferentes estilos e condições para ganhar o jogo.
O Império Galáctico
Como o jogador do Império, você pode comandar legiões de Stormtroopers, enxames de TIE Fighters, Destroyers Estelares e até mesmo a Estrela da Morte. Você pode governar a galáxia pelo medo, confiando no seu poder militar massivo para impor sua vontade. Para ganhar o jogo, você precisa eliminar o avanço da Aliança Rebelde, encontrando a sua base e destruindo-a. Ao longo do caminho, você pode subjugar mundos ou até mesmo destruí-los.
A Aliança Rebelde
Como o jogador Rebelde, você pode comandar dezenas de soldados, T-47 airspeeders, corvetes Corellian e esquadrões de caça. No entanto, essas forças não são páreo para o exército imperial. Em termos de força bruta, você vai encontrar-se claramente subjugado desde o início, então você precisa reunir os planetas para juntarem-se a sua causa e executar ataques militares direcionados para sabotar estaleiros de construções imperiais e roubar informações valiosas. Para ganhar a Guerra Civil Galáctica, você precisa influenciar os cidadãos da galáxia para a sua causa. Se você sobreviver o tempo suficiente e reforçar a sua reputação, você pode inspirar a galáxia a uma revolta em grande escala, e assim você ganha.
O jogo dá assimetria e uma sensação diferente ao estilo de cada facção, estendendo-se para além destas diferenças na própria natureza das missões que cada lado pode tentar, assim como os projetos que o jogador imperial pode empreender, e os objetivos militares da Aliança Rebelde. Como o jogador Rebelde, você pode enviar seus líderes para estabelecer relações comerciais ou incitar a rebelião, mas como o jogador imperial é mais provável que você mantenha os sistemas locais em linha com uma demonstração de poder. Claro, você pode simplesmente apertar sua segurança para capturar os líderes rebeldes e, em seguida, usá-los para colocar suas próprias armadilhas, como a implantação de um teleguiados.
Como jogador imperial, você ainda terá a oportunidade de eliminar mundos inteiros com a sua Estrela da Morte. Mas se o fizer, a Aliança pode mais tarde ser capaz de inspirar simpatia entre aqueles que temem um destino semelhante.
O resultado é que as suas missões, projetos e objetivos ajudem-o a mudar o equilíbrio de poder, e eles também fazem você mergulhar mais profundamente na mentalidade das forças que você está comandando, assim como nos temas maiores e conflitos clássicos da trilogia Star Wars.
MANTER OS SISTEMAS LOCAIS NA LINHA
Embora o foco de Star Wars: Rebellion é muitas vezes sobre os personagens icônicos servindo como seus líderes, eles certamente não são os únicos personagens envolvidos. Na verdade, suas jogadas afetam a vida de bilhões de pessoas espalhadas por toda a galáxia. Afinal de contas, é o destino da galáxia que está em jogo em Star Wars: Rebellion, e a galáxia tem uma presença muito real na sua mesa.
Star Wars: Rebellion é jogado ao longo de dois tabuleiros que você coloca um ao lado do outro para formar uma superfície de jogo com trinta e dois sistemas divididos em oito regiões. Em seus jogos, você vai lutar ao longo destes sistemas com naves capitanias, caças, tropas, speeders e walkers. Você tentará ganhar o povo para a sua causa, e, se o fizer, eles partilharão os seus recursos, o que lhe permite recrutar mais tropas e construir mais veículos e naves espaciais.
Aqui, os dois tabuleiros do jogo são mostrados lado a lado, formando uma galáxia. O detalhe revela Mon Calamari: o espaço hexagonal em que tanto o jogador Rebelde quanto o jogador imperial podem colocar um marcador de lealdade, assim como seus dois ícones de recurso e o "3" no círculo verde á esquerda, que indica quantas naves pode construir naquele local utilizando seus recursos.
Consequentemente, embora Star Wars: Rebellion seja de muitas maneiras um jogo sobre as mudanças críticas que um grupo de indivíduos podem causar, também é um jogo sobre conquista, domínio e logística. Como o jogador Rebelde, você pode esperar comandar um exército menor, mas você não pode se dar ao luxo de ficar cada vez mais e mais para trás nos aspectos econômicos da guerra, enquanto o Império assegura a lealdade de regiões inteiras e acelera a produção de Destroyers Estelares e AT-AT Walkers.
As lealdades dos diferentes sistemas são a chave para sua capacidade de manter uma força militar razoável se você está comandando a Aliança Rebelde ou o Império Galáctico. Certamente, como o jogador imperial, você vai começar com uma imponente vantagem militar - e os rebeldes vão ser duramente pressionados para vencer. Ainda assim, mais de trinta e dois sistemas da galáxia podem gerar recursos, e se a Aliança ganhar a lealdade desses sistemas para tirar proveito de seus recursos, então eles podem lentamente serem capazes de gerar uma frota militar que pode ficar em pé de igualdade contra a Frota Imperial.
Por esta razão, ao jogador Imperial é quase certo que o melhor caminho é agir rapidamente para extinguir as fagulhas de rebelião entre todos os sistemas dentro do alcance de sua frota. Para este fim, o tabuleiro de jogo faz mais do que indicar os sistemas cuja lealdade os jogadores podem lutar. Ele também serve como um mapa das várias viagens hiper-espaciais onde sua frota pode viajar. Fronteiras estreitas indicam os espaços entre os sistemas adjacentes, enquanto que as mais espessas bordas laranjas podem unir os sistemas dentro de uma região. Enquanto isso, não existem rotas hiper-espaciais funcionando entre alguns dos sistemas que parecem ser adjacentes, e as áreas vermelhas entre esses sistemas indicam que é impossível fazer essas viagens espaciais.

Aqui, o jogador imperial usa uma ação para ativar o sistema de Corellia com Grand Moff Tarkin, a fim de combater a crescente presença rebelde. Quando ele ativa o sistema, Grand Moff Tarkin permite que o Império possa mover qualquer de suas forças de um sistema adjacente. Neste caso, Tarkin pode chamar as forças de Sullust, mas não de Bespin, porque a zona vermelha entre Bespin e Corellia indicam que não há rota hiper-espacial funcionando diretamente entre os dois sistemas.
Ao longo dos jogos de Star Wars: Rebellion você moverá suas forças de sistema para sistema. Como jogador Rebelde, você pode correr algum risco com uma nave e alguns esquadrões de vez em quando para orquestrar ataques militares-chave. Como o jogador imperial, no entanto, a sua expansão através da galáxia é fundamental para seu sucesso. Quanto mais sistemas você sonda e subjuga, mais perto você estará em identificar a localização da base rebelde escondida. Em algum momento, o seu movimento pode até ser uma isca para a frota rebelde em ação...
SEU MOMENTO DE TRIUNFO
Batalhas são inevitáveis. A Aliança Rebelde não pode se esconder para sempre. Em algum momento, ela precisará ganhar uma ação militar, a fim de mobilizar os cidadãos da galáxia, ou as forças imperiais simplesmente localizam sua base e a fecham de todos os lados antes de começar o bombardeio. Sempre que os rebeldes e as forças imperiais ocupam o mesmo sistema, eles devem lutar, e enquanto estas batalhas raramente decidem a grande guerra, elas sempre têm um impacto tremendo.
Suas forças militares em Star Wars: Rebellion são representadas por mais de 150 miniaturas de plástico detalhadas, incluindo Stormtroopers, Rebel Troopers, X-wings, Y-wings, TIE fighters, AT-AT Walkers, Star Destroyers e mais. Há até mesmo duas Estrelas da Morte, sendo uma parcialmente construída, para que você coloque no mapa onde você deve começar sua construção e iniciar uma segunda onda de terror tecnológico. Todas essas forças têm as suas estatísticas de combate - dado de ataque e pontos de vida - claramente listados em sua folha de facção.

Durante as batalhas, essas forças se chocam ao longo de várias etapas, usando dados personalizados para resolver seus ataques. Se ambos os jogadores têm naves em um sistema, eles se envolvem em uma batalha espacial antes que as tropas adversárias se envolvam em uma batalha terrestre logo em seguida. Em ambos os casos, qualquer líder que você tenha no sistema pode permitir que você jogue cartas de táticas, que você pode usar para causar mais dano, bloquear os danos, ou surpreender seu oponente de outras maneiras.
Depois de ter lutado tanto as batalhas espaciais e terrestres, então você tem a oportunidade de recuar, desde que você tenha um líder no sistema que poça coordenar o esforço. No entanto, se nenhum dos lados se retira, sua batalha continua, através de batalhas espaciais adicionais e batalhas terrestres até que um lado elimine as forças do outro.

Imediatamente após os comandos de Grand Moff Tarkin moverem suas forças de Sullust para Corellia, eles se envolvem numa batalha com as forças rebeldes dentro desse sistema estelar. Tarkin permite que o jogador imperial possa jogar duas cartas de táticas espaciais, como indicado pelo seu marcador azul “táticas espaciais” de valor "2". Em seguida, o jogador imperial constrói o conjunto de dados de ataque para suas naves. Os Destróiers Estelares concedem dois dados vermelhos e um preto, e os TIE Fighters concedem um negro para cada um, num total de dois dados vermelhos e três dados pretos. Depois que o jogador imperial resolve seu ataque, o jogador Rebelde vai rolar seus dados de ataque, todas os naves destruídas durante a batalha são removidas, e em seguida, os jogadores passam para a batalha terrestre.
Estes combates podem ter conseqüências de longo alcance. Para começar, sempre que o Império Galáctico arrancar um planeta do controle da Aliança, ele pode subjugar aquele sistema, e seus moradores não podem se dar ao luxo de mostrar a sua lealdade para com os rebeldes. Mesmo se esse sistema é leal aos rebeldes, não pode dar-lhes os seus recursos, em vez disso deve fornecer seus recursos para o Império Galáctico.
Enquanto isso, a Aliança Rebelde também ganha muito iniciando batalhas estrategicamente escolhidas. Além dos óbvios benefícios que conseguem reduzindo as forças disponíveis do Império, os rebeldes podem travar batalhas para conseguir um número de diferentes objetivos, cada um dos quais pode garantir-lhes mais lealdade na galáxia. Você não precisa mesmo ganhar todas as suas batalhas para alcançar seus objetivos como Rebelde. Alguns simplesmente exigem que você destrua uma unidade imperial específica ou um determinado número de unidades imperiais, e muitos outros podem recompensá-lo por ganhar tanto no espaço ou na batalha terrestre e manter sua unidade rebelde no sistema, mesmo que permaneça fiel ao Império.
O combate em Star Wars: Rebellion em última análise, serve para reforçar a assimetria do jogo, seus temas, e os personagens de suas duas facções. Como o jogador Rebelde, você simplesmente não pode conquistar a galáxia pela força bruta; você precisa escolher suas ações militares com cuidado e executá-las para conseguir o máximo de impacto. Como o jogador imperial, no entanto, o seu poderio militar superior é um recurso poderoso e você precisará usar essa vantagem o mais rápido possível.
O PODER FINAL DO UNIVERSO
A partir dos edifícios mais altos em Coruscant até os confins da Orla Exterior,
Star Wars: Rebellion apresenta a oportunidade de reviver os conflitos da Guerra Civil Galáctica, que é inigualável em seu escopo e grandeza cinematográfica. Rico e com personalidade, repleto de estratégia, Star Wars: Rebellion é um jogo maciço, épico e que inclui plenamente o espírito da trilogia clássica de Star Wars.
Olhe para a sua chance de decidir o destino da galáxia quando Star Wars: Rebellion chegar as lojas no primeiro trimestre de 2016!
Fonte: Fantasy Flight Games