Por Nathan
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/825874/most-beautiful-game-universe
O jogo mais bonito do universo
Esta não é uma análise de jogabilidade. Como tal, as pessoas que procuram entender como jogar o jogo devem procurar em outro local. Em vez disso, este é um comentário sobre o que faz de
Napoleon's Triumph ser o jogo mais bonito do universo na minha opinião.
Então, por que alguns blocos de madeira, alguns pequenos pedaços de metal, e um mapa montado tudo em uma caixa de papelão resistente fazem de
Napoleon's Triumph o jogo mais bonito do universo?
Não é porque eles
choquem você com sua beleza incrível. Individualmente e à primeira vista, os componentes parecem ser de um design simples e um jogador médio pode não ser imediatamente conquistado ao abrir a caixa.
Existem dois grandes sacos de blocos, um saco de cor vermelha, o outro azul, com os blocos tendo um símbolo da unidade neles.
Há um saco de peças de metal para os
comandantes (e uma folha de adesivos que devem ser aplicados - além de uma folha de reposição no caso de você cometer um erro).
O jogador médio pode ficar um pouco animado quando perceber dois livros de regras - maravilhoso, um para cada jogador (não é padrão na grande maioria dos jogos).
E a maioria dos jogadores ficarão cada vez mais animados em ver o design inovador do mapa de
Bowen Simmons, com foco em
locais, em vez de hexágonos (por exemplo: jogos tradicionais de marcadores e hexágonos), ou movimento ponto-a-ponto (por exemplo: dirigidos por cartas em jogos de guerra).
Mas individualmente, os componentes não são suficientes para promover o jogo como
o jogo mais bonito do universo.
Setup histórico
Mesmo após o setup, com os comandantes e corporações organizadas e com um exército que se estende ao longo do campo de batalha, você ficará cada vez mais animado. Mas ainda assim, a verdadeira beleza ainda não é revelada.
Verdadeira beleza
A chave para o louvor na estética dos jogos, e a verdadeira beleza que faz
Napoleon's Triumph o jogo mais bonito do universo, só é revelada na dinâmica da jogabilidade.
É só quando estas peças bem ordenadas começam a se mover, quando a batalha começa a se desenrolar, e quando os dois exércitos se chocam em linhas que se estendem ao longo do campo de batalha, que a verdadeira beleza do jogo é revelada.
Por ser superficialmente bonito (ou seja: componentes de boa aparência), a "verdadeira beleza" do jogo é o resultado da combinação desses componentes com uma mecânica intensa e temática, rica em estratégia e cheia de emoção. A "verdadeira beleza" do jogo reside na sensação em ser um deus-comandante movendo regimentos e brigadas reais em torno de um campo de batalha.
Nenhum jogo que eu joguei transmitiu a sensação imaginada de "realismo" que
Napoleon's Triumph transmite. Nenhum jogo que eu joguei nunca me fez sentir um comandante num campo de batalha quanto este jogo faz. Isso não quer dizer que o jogo é "realista" (nem estou dizendo que este é o jogo de guerra mais realista); um verdadeiro comandante (por exemplo: Napoleão) não teria sido capaz de ver todas as suas tropas em todos os momentos, e ele não teria tido essa capacidade suprema para ordenar imediatamente todas as suas tropas. Mas no sentido de que a maioria dos jogos de guerra colocam essas questões de lado e a maioria dos jogos de guerra tratam o jogador como um "deus-comandante",
Napoleon's Triumph dá ao jogador a sensação mais "realista" de imersão que outros jogos tentam passar.
Na posição de "deus-comandante", os jogadores têm pleno conhecimento da força e posições de cada uma das suas unidades, e possuem visão completa do campo de batalha (unidades inimigas são geralmente "escondidas"). Isto não é diferente da maioria dos outros jogos de guerra que lidam com batalhas individuais. Então o que é que faz
Napoleon's Triumph se destacar sobre outros jogos deste gênero? Mais uma vez, é a combinação dos componentes com o jogo. O uso de blocos retangulares longos, muitas vezes colocados ao longo de uma frente atacante, enfrentando blocos inimigos também colocados ao longo de uma frente de defesa, consegue transmitir ainda mais realismo do que os marcadores de papelão em outros jogos de guerra.

O fato de que estas unidades estão em um mapa levemente sombreado que só delicadamente (mas claramente) transmite o terreno (e do impacto desse terreno na jogabilidade) significa que a batalha é o foco de nossa atenção. Os jogadores ficam imersos na batalha e depois de alguns jogos de aprendizagem (particularmente na aprendizagem da sequência de ataque), não se distraiam com textos, exceções ou regras obscuras. Há pouco no mapa que podem potencialmente confundir ou distrair o jogador. É claro e funcional, e ainda, ao mesmo tempo simples e bonito. Uma rápida olhada no mapa claramente transmite a ampla situação na batalha. Um olhar mais atento permite ao jogador revelar rapidamente os mais finos detalhes táticos (principalmente a força de unidades e os obstáculos do terreno que podem enfrentar).
Mapas e áreas de movimento são abstraídos em todos os jogos de guerra com foco no combate. Mas talvez a característica de destaque de
Napoleon's Triumph é o caminho "menos-padrão" (inovador) de abstrair o movimento. O uso de locais (áreas não-padrão para se mover) e frentes (a fronteira dos locais utilizados como a potencial frente de batalha) ajuda a transmitir o sentido imaginado de uma forma mais realista.
Em essência e para mim,
Napoleon's Triumph é o jogo mais bonito do universo porque é o jogo mais eficaz em combinação de componentes claros, simples e atraentes com uma bem pensada facilitação do ambiente que permite aos jogadores se envolverem profundamente no conjunto de regras da batalha. Comparando com outros jogos no estilo, os jogadores aqui realmente se sentem como um deus-comandante controlando unidades em um campo de batalha.
Traduzido por Ricardo Gama