Sim, esse é um tópico sobre um Cardgame, vamos falar do Don Capollo, mas antes uma homenagem.
Mi Scusi, podemos começar, essa referencia é para os fortes, sempre que vou falar sobre qualquer coisa que tenha Italianos, não tem como lembrar disso. haha
Don Capollo é um jogo com a mecânica de administração de cartas e o fluxo do jogo é a negociação.
O jogo é muito temático e lembra muito o famoso Bohnanza, alguns torcem o nariz por causa disso, mas eu honestamente prefiro o Don Capollo.
"Porque Thiago você prefere esse?", o tema faz o jogo ser mais divertido, já joguei o jogo fumando um charuto e bebendo whyski coisa que raramento faço, mas naquele dia todo mundo quis entrar no clima e nos divertimos muito com caras e bocas simulando as coisas da Máfia. Ponto muito positivo não?
Mas vamos falar sobre o jogo. Você é um dos filhos de Don Capollo, ele levou um tiro e está no leito de morte e uns dos filhos vai assumir a família, pra isso precisa colocar os negócios em ordem. Falando em Negócios vamos conhecer eles.
Cada filho pode gerenciar apenas 2 negócios por vez, dentre os 8 que existem, funciona assim quanto mais cartas do mesmo negócio mais ele vale e mais poder dá, o poder no jogo é tudo, é ele que vai definir ao final da partida quem vai ser o próximo
"Capo Dei Capi".
Claro que há muito dinheiro na jogada, mas ele é apenas importante e não vital pra ser o novo Poderoso Chefão.
Vou tentar ilustrar como se ganhar poder e dinheiro, lembra quando eu falei que quanto mais carta do mesmo negócio mais valioso ele é?
Então nesse exemplo vamos ter 04 cartas de armas, quando o jogador decidir que vai "prestar contas" ele ganha 2 mil DC e 3 de poder, a primeira linha é quantidade de cartas negociadas, a segunda linha a quantia de dinheiro ganho e por último o valor de poder.
Simples não? Mais ou menos, o problema do jogo é conseguir ter as cartas em sua mesa do seu negócio, pois nem sempre dá pra contar com a sorte, então o fator de negociação é alto, uma coisa muito interessante é uma regra que se você oferecer algo por algum negócio em oferta, caso o outro jogador aceite você NÃO pode voltar atrás, deve MANTER sua palavra.
Nesse jogo há como você colocar um favor seu como parte do negócio, dá um certo charme a partida e é uma carta na manga literalmente, mas cuidado, quando você deve um favor vão te cobrar caro por isso, confira.
Pra mim esse jogo é um dos melhores gateway pra apresentar para seus amigos, ele é simples, rápido e muito legal de se jogar, ainda mais se o grupo desejar entrar no clima. Recomendo a todos, INCLUSIVE quem já tem o Bohnanza, regras diferentes criam um linha bem distinta.
Fique com uma fotinho do jogo de como ele vem. Tem até bercinho e umas caixinhas da hora.
Com um ótimo custo e beneficio ele é compra certa pra maioria dos jogadores. Você não deve deixar de ter em sua coleção, se está começando agora, ótimo, ele é certo pra isso também.
O meu consegui na
Bucaneiros, espero que um dia chegue as expansões desse jogo.
Quem falou aqui foi Thiago Mello, dono do Blog
Jogos que Joguei e Colonista no canal da Bucaneiros na Ludopedia.