Por Jason Covitz
Um pouco sobre mim
Eu jogo tabuleiros há mais de 25 anos, então eu tenho um processo muito analítico quando eu estou pensando em comprar um jogo. Em primeiro lugar, eu gosto de vê-lo sendo jogado em um dia de jogatina ou numa convenção. Geralmente, jogos com várias peças são os que me interessam mais. Eu normalmente assisto um pouco da partida e faço perguntas para ter uma ideia de como se joga. Em segundo lugar, eu faço pesquisas através da leitura em fóruns com análises e assistindo vídeos para começar a ter uma sensação para o jogo, o estilo, a profundidade, etc. Em terceiro lugar, eu tento jogar, ensinado por alguém que tenha jogado antes. Normalmente, no meio da partida, eu tenho uma boa sensação se é um jogo que eu gosto, e se ele irá regularmente para minha mesa. Se eu não avaliar com uma nota 8 ou superior, não considero-o para compra.
Eu geralmente prefiro jogos de média e alta complexidade, com grandes temas, sistemas fortes, que permitem várias estratégias para alcançar vitórias. Eu odeio jogos onde você está apenas otimizando o sistema, ou jogos onde parece que há sempre uma escolha correta para cada turno. Estes podem ser distrações divertidas, mas se eu tenho uma escolha sempre prefiro aqueles com extrema experiência como Caverna: The Cave Farmers, Terra Mystica, Dominant Species, etc.

Battle Merchants primeiramente me chamou a atenção no ano passado em um evento local, e eu fiz um pouco de investigação. Ele me intrigou o suficiente para que eu entrasse em uma mesa durante a Origins 15, onde tive a sorte de ter o próprio criador (
Gil Hova) ensinando o jogo. Eu comprei o jogo base e a expansão
Battle Merchants: New Kingdoms na
GenCon.
Tema
Battle Merchants simplesmente tem um grande tema. Cada jogador é um mercador de armas, forjando-as e vendendo-as para diferentes raças (Orcs, Hobgoblins, Elfos e Anões), em quatro regiões diferentes (florestas, montanhas, campos e desertos). Cada jogador começa com a capacidade de vender duas dos quatro tipos de armas (machados, espadas, martelos e maças). Os jogadores têm a oportunidade de expandir e melhorar suas armas, vender armas normais e Vorpal e construir habilidades especiais do reino por todo o jogo.
Apresentação
O tabuleiro foi desenhado com uma abordagem clara e colorida. Além de uma grande arte, você pode identificar rapidamente quais disputas estão disponíveis, que tipo de armas elas exigem, quais os tipos e a qualidade das armas que você estará lutando, e quão longe você está através das estações (que indica o momento no jogo).
Além do tabuleiro, você também terá um baralho de Cartas de Reino que aprofundam no tema. Estas cartas permitem que você faça acordos com outras raças, contrate paladinos, empreste de credores desagradáveis, etc. Elas realmente ajudam a entrar no papel de um traficante de armas de fantasia.
Cartas de Reinos
Facilidade de Aprendizado
Um sinal de um grande jogo é a capacidade dele ser intuitivo e novos jogadores poderem aprendê-lo rapidamente. Battle Merchants brilha nesta área, enquanto no início você tem apenas algumas poucas opções (Melhorar Arma, Comprar Armas, Pegar Cartas de Reino). Conforme você avança, essas opções se expandem para mais opções (Vender Armas), mas também as opções e interações existentes aumentam.
Assim, enquanto os princípios são muito simples, essas opções e combos adicionais são onde o jogo realmente brilha. Enquanto os jogadores se tornam mais avançados, você verá como as diferentes cartas e posicionamentos podem impactar as diferentes ações e transformar a vitória em derrota no campo de batalha.
Interação entre Jogadores
Enquanto um monte de Euros coíbe o conflito direto entre os jogadores, muitos dos jogos que gostamos tem um pouco desse conflito embutido.
Battle Merchants tem uma grande mecânica onde fazer uma ação de
Melhorar Armas ou
Vender Armas em um espaço de batalha na frente de um concorrente pode realmente jogar os melhores planos para o caos.
Opções para Vitória
Tendo jogado
Battle Merchants algumas vezes, o que eu gosto é que você tem muitos caminhos diferentes para a vitória. Enquanto todo mundo está fazendo as mesmas 4-5 atividades essenciais, estratégias diferentes emergem durante as partidas. Eu quero ter tempo para atualizar as minhas armas para que elas fiquem invulneráveis, ou eu só quero construir e vender armas pobres rapidamente? Eu quero especializar em uma arma, vendendo para uma raça ou uma região, ou vender todos os tipos para todos os compradores? Como faço para usar as Cartas de Reino para melhorar minha estratégia? Eu quero acelerar as estações do ano ou atrasá-las para ajudar a minha estratégia? Cada estratégia tem vantagens e desvantagens e você não pode fazer tudo, e temos escolhas significativas para fazer em cada turno.
Rejogabilidade
Os diferentes pontos de partida têm um pouco de diferentes benefícios iniciais. Além disso, o baralho inicial de Reino tem uma configuração variável, e apenas uma porção das cartas entrará em jogo a cada partida. Esta variabilidade mais as múltiplas rotas para a vitória realmente parecem gerar uma boa longevidade. Eu posso ver várias estratégias que eu gostaria de testar e empregar com base em apenas algumas partidas.
Diversão
No geral,
Battle Merchants é um grande jogo de peso médio, similar a jogos como
Power Grid,
Belfort, ou
Lords of Waterdeep. Os jogadores ficarão bem enredados no tema, têm escolhas difíceis, diverte ao pegar itens à frente de seus rivais, e ver os frutos do campo de batalha em sua banca. Eu tenho jogado com jogadores experientes e com os meus filhos e ambos os grupos se divertiram imensamente.
Comprar ou não comprar
Se você gosta do tipo de jogos que eu descrevi, eu recomendo jogar uma partida de
Battle Merchants. Eu dei nota 8 para
Battle Merchants, que pode mover-se para um 9 enquanto eu continuo a jogar. É um jogo que eu jogarei nos próximos meses. Além disso, as pessoas para quem eu apresentei o jogo querem jogá-lo novamente. Eu espero que você tenha a chance de jogar
Battle Merchants e experimente a mesma diversão que nós sentimos.