Sinopse do Jogo:
Age of War é um jogo do designer Reiner Knizia, também autor de vários jogos clássicos abstratos como: Samurai, Trigis & Euphrates, Keltis, Genial, entre outros. Publicado em 2014 pela Fantasy Flight, ele aceita oficialmente de 2 à 6 jogadores, e apesar de não existir nenhum impedimento para 7 ou mais pessoas jogarem, creio que comprometeria a dinâmica e a experiência do mesmo. É um jogo rápido, com uma partida de 20 à 40 minutos, e não possui nenhuma dependência de idioma.
Objetivo:
Age of War é um filler baseado no lançamento de dados e ambientado no Japão feudal. Neste jogo, você e os demais jogadores, assumem o papel de senhores rivais, competindo para vencer seus adversários e unir todo o Japão sob uma mesma bandeira. Para unir os clãs, você deve conquistar a maior quantidade de castelos e assegurar sua lealdade. Entretanto os outros jogadores também buscam pelo mesmo objetivo.
Mecânicas:
- Coleção de Componentes;
- Rolagem de Dados;
- Force a Sorte
Componentes:
O jogo possui poucos componentes, que cabem em uma pequena caixa. É formado por 7 dados customizados, 14 cartas de castelos (quadradas, 70mm x 70mm) divididas em 6 clãs e o manual de instruções.
Os dados contam com as faces: Cavaleiro, Arco e Flecha, General e Espadas com forças 1, 2 ou 3.
As catorze cartas de castelos são divididas em seis clãs: Mori, Uesugi, Chosokabe, Shimazu, Tokugawa e Oda, representadas por cores. Nas cartas, podemos encontrar o nome de cada castelo e os recursos necessários para que você possa tentar conquistá-lo em sua rodada.
No verso das cartas, podemos ver o total de pontos que serão obtidos, quando conseguirmos conquistar todas as cartas de um certo clã.
Síntese do Jogo:
No início do jogo, os castelos são dispostos em um pool aberto e comum a todos os jogadores. Em cada turno de Age of War, você deve decidir onde posicionar seus exércitos contra um destes castelos. Cada carta de castelo exibe um número de linhas de batalha, mostrando diferentes símbolos. Na sua vez, você tenta conquistar um castelo combinando seus resultados de dados com os símbolos nas linhas de batalha de um castelo escolhido.
O interessante é que você precisa rolar os dados e ir conquistando uma linha por vez, em qualquer ordem sua escolha. Entretanto, se em uma jogada você não conseguir os recursos necessários, para atender alguma das linhas em aberto, você poderá rerrolar os dados novamente, excluindo sempre um deles, até que não se tenha mais dados suficientes para a conquista. É o que chamamos de “Forçar a Sorte!”.
Em vez de tentar conquistar um castelo no pool coletivo, você também pode tentar conquistar um castelo de outro jogador. Para isto, você precisará obter os recursos necessários indicados na carta, acrescentando um general extra, conforme indicado na parte superior esquerda, com fundo vermelho.
A única forma de conquistar um castelo permanentemente, é conseguindo conquistar todos os castelos do mesmo clã também. Neste caso, o jogador virá as suas cartas protegidas para indicar que os castelos não podem ser mais roubados.
Após o último castelo sem dono ser conquistado, o jogo termina, e cada jogador conta seus pontos dos castelos abertos. Se você tiver conquistado todos de um clã, isso lhe possibilitará uma pontuação maior do que castelos individuais, indicada no verso das cartas. O jogador com a pontuação mais elevada é o vencedor do jogo.
Avaliação:
Age of War é um bom filler/gateway do tipo rolagem de dados e force a sua sorte. É possível eleger estratégias para aproveitar melhor os resultados dos dados e depender menos da sorte desta forma. Basicamente você precisa tirar os símbolos certos para conquistar os castelos desejados. Mas a conquista é temporária. Você somente recebe o ponto de vitória definitivo ao conquistar todos os castelos de uma determinada cor. Antes disto, ele pode ser roubado pelos adversários. Isto faz com que o jogo seja mais acirrado e evita que um jogador sortudo se destaque demais, já anunciando prematuramente o vencedor do jogo. Por outro lado, em uma mesa cheia, com 5 – 6 jogadores, onde os castelos são mais escassos, este rouba-rouba pode estender demais o jogo, indo diretamente contra umas de suas principais vantagens, ser rápido.
É um jogo simples, com setup praticamente instantâneo, uma partida rápida, de ótima interação e muito divertido se jogado com um grupo despretensioso. Permite algumas estratégias, mas está muito longe de fritar o cérebro. Indicado para um encontro informal, apresentar o hobby a novos jogadores ou para descontrair durante o setup de um jogo mais extenso e pesado.