Nem sempre você tem um grupo mega-épico perto de casa, e nem sempre sua cidade tem 34054 jogadores ávidos para experimentar aquele kickstarter que você esperava desde 2013. Então como fazer pra colocar na mesa os seus boardgames favoritos e não morrer de inanição? Chame novatos, ora!
Mas espere um instante! Apesar de parecer fácil, você não vai catar qualquer um, de qualquer idade, no churrascão da família ou no intervalo do jogo do Flamengo, e colocar um Terra Mystica na frente dele! Às vezes, problemas como jogos no idioma original combinado com muito texto, tema abstrato (ou bizarro!) demais, ou mesmo puro e simples desinteresse dos jogadores podem atrapalhar essa “introdução” ao hobby. Abaixo eu listo formas que eu mesmo uso para apresentar o boardgame moderno às pessoas ao meu redor e não ficar juntando poeira na minha coleção:
1- Gathering
Jogos que introduzem novatos são sempre a escolha mais segura; Mesmo que você não tenha muito amor por aquele Dixit ou BANG! que você comprou há anos, eles sem dúvida são os melhores para jogar com seus colegas do trabalho que resolveram aparecer de repente na sexta à noite.
Na verdade, eu poderia sugerir outras coisas para fazer na sexta à noite, mas se você prefere jogar boardgames, OK. Vamos em frente.
2- Idioma
A não ser que você esteja jogando com a galera do cursinho de inglês, prefira jogos em sua língua nativa. Exceções para os jogos com dependência de idioma NULA: basta você saber as regras, e os ícones no jogo farão o restante.
Lembrando que nem sempre um jogo independente de idiomas é necessariamente simples; Veja abaixo.
3- As pessoas certas
Isso envolve combinar interesses/idade/estilo dos jogos com as pessoas, ou vice-versa. Já consegui colocar um Guerra dos Tronos Boardgame numa mesa só com novatos, mas que não perdem a galera do barulho de Westeros, que apronta muita confusão!
Você pode usar a orientação do jogo (ou da Ludopedia e Boardgame Geek) sobre a idade ou estilo de jogo mais adequados a cada pessoa, mas isso não é uma ciência exata; Descobrir que seu grupo de novatos é heavygamer ou familygamer pode demorar um tempo.
Se quiser ter mais chances de sucesso, apostar naquele amiguinho que já joga RPG ou Magic: The Gathering é a melhor chance de encontrar um novo boardgamer.
4- Os Clássicos
Esses misturam um pouco dos pontos acima, e costumam funcionar na maior parte das vezes. Aposte na “sagrada trilogia do tabuleiro moderno” pra começar – Ticket to Ride, Colonizadores de Catan e Carcassonne – que dificilmente você vai errar. A partir daí, pode pular pra coisas como 7 Wonders ou Coup, e finalize-os apresentando aos Eurogames com um bom e velho Puerto Rico.
Ao final do processo, você terá um grupo com um punhado de novos jogadores, que deverão assumir o duro encargo de passar o hobby adiante para outros novatos! Assim você fica livre para se concentrar em ensinar Mage Knight sem nenhum tipo de remorso…