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  3. Mansions of Madness
  4. Mansions of Madness: review pelo On Board

Mansions of Madness: review pelo On Board

Mansions of Madness
  • avatar
    Lukita28/08/15 00:13
    avatar
    Lukita
    28/08/15 00:13
    790 mensagens MD

    por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/08/28/sobre-a-mesa-mansions-of-madness/

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/Mansions-of-Madness-Box.jpg

    “É absolutamente necessário, para a paz de espírito e segurança da humanidade, que alguns dos cantos escuros e terríveis da terra, e intragáveis profundezas não sejam incomodadas; a fim de que anormalidades adormecidas não despertem para a vida ressurgente e pesadelos que sobreviveram de maneira blasfema se contorçam e se espalhem muito além de suas tocas negras em novas e maiores conquistas.”
    – “Nas Montanhas da Loucura”, H. P. Lovecraft.


    Mansions of Madness chegou nas lojas em Julho de 2011 com o design de Corey Konieczka (Battlestar Galactica, Eldritch Horror, Forbidden Stars) e com a arte fantástica de Christopher Burdett, Anders Finér e Henning Ludvigsen. Quando anunciado em 2010, a expectativa e o hype foram enormes: Um dungeon Crawler totalmente tematizado no universo dos Mitos de Cthulhu criado pelo aclamado e admirado escritor de horror Howard Phillips Lovecraft. Com miniaturas fantásticas e um visual incrível, o jogo não decepcionou e foi um dos grandes lançamentos da Fantasy Flight Games naquele ano.

    Em Mansions of Madness um dos jogadores assume o papel de Keeper (Guardião), que será o antagonista de até outros quatro jogadores que assumem o papel de investigadores e terão de explorar em conjunto o tabuleiro à caça de pistas para resolver um mistério proposto pelo Keeper. O Guardião também possui seus próprios objetivos e deverá vencer os jogadores levando-os a loucura ou a morte por meio de monstros e outros artifícios malignos!

    Mecânicas
    – Administração de Cartas
    – Jogadores com diferentes habilidades
    – Jogo em equipe
    – Movimento de área
    – Pegar e entregar
    – Rolagem de dados
    – RPG
    – Tabuleiro modular


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/Conte%C3%BAdo-1024x702.jpg


    Conteúdo da caixa – Muito conteúdo!


    • Setup
    Antes de cada partida, o Keeper deverá escolher uma entre as cinco histórias disponíveis no Guia do Keeper e no Guia do Investigador. Feito isso, ele deverá iniciar a configuração do tabuleiro de jogo montando os tilesconforme aquela história escolhida e, no decorrer da configuração, tomar decisões quanto o rumo e o objetivo final da mesma. Para cada história disponível, existem três objetivos diferentes, que configuram três finais bem diferentes para cada história. Toda essa configuração do tabuleiro depende dessas decisões do Keeper. Apesar dos aposentos serem os mesmos por história (uma configuração única), a localização das cartas e as cartas de pistas e objetivo serão diferentes e estarão em diferentes localidades no tabuleiro conforme cada objetivo escolhido.


    O Keeper mantém controle visual e conhecimento de tudo no tabuleiro, inclusive do objetivo dos investigadores que devem descobrir através das pistas recolhidas o objetivo que devem alcançar para vencer o jogo.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/Diagrama-de-Configura%C3%A7%C3%A3o-1024x751.jpg


    1-Tokens de Amostra, 2-Carta de Objetivo, 3-Cartas de ação do Keeper, 4-Marcadores de escolha da História, 5-Cartas de Mythos, 6-Cartas de Trauma, 7-Cartas de Combate, 8-Tokens de Ameaça, 9-Cartas de Feitiços, 10- Tokens de Tempo, 11-Cartas de Eventos, 12-Tabuleiro (Peças de mapa), 13- Marcadores de Características de Sala, 14-Marcadores de Porta Selada, 15-Tokens de Efeitos, 16-Tokens de Danos, 17-Tokens de Pontos de Habilidade, 18-Tokens de Horror, 19-Figuras de Investigador, 20-Cartas de Investigador, 21-Cartas de Itens Iniciais, 22-Tokens de Pontos de Habilidades iniciais, 23-Cartas de Características, 24-Peças de Enigmas, 25-Peças de Montagem de Enigmas.


    Feito isso, o Keeper deverá então separar e configurar (a enorme maioria dos componentes conforme a história escolhida): monstros, marcadores e tokens, cartas de: Mythos, tranca, bloqueio, obstáculos, objetivos, cartas de ação do Keeper, construir o deck de eventos e configurar todos os demais decks restantes: trêsdecks de combate, deck de trauma e quatro decks de feitiço!


    “Enquanto isso”, os demais jogadores escolhem seus investigadores e selecionam duas das quatro cartas de características únicas para seu personagem. Essas cartas listam os equipamentos/feitiçõs iniciais, atributos e habilidades que ele terá durante o jogo. Por fim, cada um coloca sua miniatura no espaço inicial indicado pela configuração da partida.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/mm001.png


    Mansions of Madness é jogado em rodadas, sendo cada uma dividida em dois grandes turnos: Primeiro o turno dos Investigadores e após, o Turno do Keeper.


    • Turno do Investigador
    Os jogadores decidem todo turno a ordem que vão jogar e cada jogador joga seu turno inteiro antes de passar para o próximo. Durante o turno de cada investigador, ele tem duas etapas de movimento e uma etapa de ação e pode resolver na ordem que escolher, não sendo obrigado a executar todas as três.


    – Etapa de Movimento – O jogador pode mover seu investigador para um espaço adjacente. Ele pode fazer isso duas vezes no seu turno e pode fazer isso intercalando uma etapa de ação.

    Os tiles, em sua maioria, são aposentos de uma mansão, mas existem algumas áreas externas e todos eles têm divisões (um risco, uma marcação branca) que determinam um espaço ou diversos espaços naquele tile. Logo, quando se movimenta um investigador para um espaço adjacente é desse tipo de espaço que estamos falando.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/Tiles-2.png


    Alguns Tiles do jogo – O risco branco separa dois ou mais espaços


    – Etapa de Ação – 
    O jogador pode realizar apenas uma ação dentre as disponíveis:


    Correr: move-se para um espaço adjacente.
    Habilidade de Carta: usa uma habilidade “ação” de uma carta que ele controla.
    Largar Itens: deixa itens de exploração ou itens iniciais em uma sala.
    Atacar um Monstro: escolhe um monstro em seu espaço para atacar
    .
    Explorar: revela cartas de obstáculo ou de exploração.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/pic1075706.jpg


    • Turno do Keeper
    Durante cada turno do Keeper os jogadores executam as etapas na ordem.
    1. Etapa de Negociação dos Investigadores: Aqui os investigadores agem! Os investigadores que estão no mesmo espaço podem trocar itens (cartas de exploração ou cartas de itens iniciais) entre si. Cada investigador em choque pode também descartar um token de efeito de choque.
    2. Etapa de Receber Tokens de Ameaça: O Keeper recebe um número de tokens de ameaça igual ao número de investigadores. Os tokens são cumulativos.
    3. Etapa de Ação do Keeper: O Keeper gasta seus tokens para realizar as ações de suas cartas de ação.
    4. Etapa de Ataque dos Monstros: O Keeper pode realizar um ataque de cada monstro que esteja em um mesmo espaço que um investigador.
    5. Etapa do Evento: O Keeper colocar um token de tempo no topo do baralho de eventos. Quando o número de tokens de tempo for igual ao número impresso na carta, todos os tokens são descartados e esse evento é revelado imediatamente e seus efeitos são aplicados.
    Os turnos se repetem até que alguém vença o jogo atingindo os objetivos (e os jogadores só saberão dos seus objetivos quando encontrarem a última pista) ou as cartas de evento terminem.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/pic1075701.jpg


    • Vencendo o jogo
    No início da partida, ao receber uma carta de objetivo conforme a escolha da história, o Keeper, através dessa carta, tem conhecimento de como vencer o jogo e de como os investigadores poderão derrotá-lo e alcançar a vitória.
    Essa carta permanece em segredo até que os investigadores consigam encontrar a última pista (o que revelará o objetivo do Keeper e o deles), ou o Keeper vença o jogo atingindo seu objetivo ou eliminando todos os investigadores. Cada pista descoberta dá dicas para encontrar a próxima, portanto é importante que os jogadores fiquem atentos a todas as pistas encontradas.
    Se os Investigadores e o Keeper não conseguirem completar seus objetivos antes da última carta de evento ser resolvida, ambos perdem o jogo!


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/pic1075700.jpg


    • Componentes e Recursos do jogo
    Mansions of Madness tem uma vasta quantidade e tipos de componentes. Apesar de ser um jogo relativamente simples em sua jogabilidade, existem muitas cartas, tokens, efeitos de ações etc. que adicionam um pouco de complexidade. Segue a descrição de “alguns” desses componentes que ajudarão a compreender o jogo:
    • Peças de Enigmas e peças de montagem – Investigadores ocasionalmente encontram cartas de obstáculo ou bloqueio que os obrigam a resolver um enigma específico, a fim de prosseguir. Existem três tipos principais de enigmas, cada resolvido por meio de um número de peças do puzzle aleatórios para completar o objetivo do enigma (ver mais a frente).
    • Cartas de Exploração – Representam armas, tomos, pistas, e muito mais que pode ser encontrado durante a exploração das salas. Algumas cartas de exploração representam salas vazias e não têm efeito além de atrasar os jogadores.
    • Cartas de Tranca e Obstáculo – Representam bloqueios físicos nas portas ou outros impedimentos que impossibilitam os investigadores de entrar em uma sala até que consigam atender a requisitos específicos (Como uma chave ou outro objeto). Cartas de Obstáculo, por outro lado, representam desafios ou distrações dentro de uma sala que impedem os investigadores de explorar a sala até conseguirem superar esse obstáculo específico.
    • Cartas de Investigador – Cada Investigador tem uma carta única de seu personagem que lista a sua saúde, sanidade e pontos de habilidades iniciais. Além disso, essa carta contém na parte de trás,  uma breve história do personagem.
    • Cartas de Características – No início do jogo, cada Investigador escolhe duas das quatro cartas de Características únicas para seu personagem. Estas cartas indicam os equipamentos iniciais, habilidades e atributos dos personagens Investigadores.
    • Cartas de Itens Iniciais – Representam os itens iniciais com que cada Investigador inicia o jogo.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/mm003.png


    • Tokens de Ponto de Habilidade – Cada investigador começa o jogo com um número de tokens de ponto de habilidade. Estes tokens geralmente não são repostos e podem ser utilizados para modificar um teste de atributo antes de lançar o dado.
    • Cartas de Feitiços – Representam habilidades mágicas que os investigadores podem aprender e usar para lutar contra monstros ou recuperar sua saúde e sanidade.
    • Cartas de Ação do Keeper – Lista quais Cartas de Ação do Keeper estão disponíveis para ele em cada história. Estas cartas fornecem as ações básicas que o Keeper pode executá-las em seu turno gastandotokens de Ameaça (Threat) (ver a frente no manual).
    • Cartas de Objetivos – Cada história têm três cartas únicas de objetivo que listam as condições de vitória para o Keeper e para os investigadores. O Keeper recebe uma dessas cartas no início do jogo, com base nas escolhas que ele fez durante a configuração.
    • Tokens de ameaça – Representam a força crescente do Keeper. Ele os usa esses para executar ações de Keeper e jogar algumas cartas de Mythos.
    • Cartas de Mythos – Representam eventos sobrenaturais ou inesperados que o Keeper pode jogar nos investigadores durante seus turnos.
    • Cartas de Trauma – Representam lesões e insanidades que o Keeper pode infligir a investigadores.
    • Cartas de Combate – Usadas para determinar o resultado do combate, tanto para ataques de investigador e ataques de monstros. Cartas de combate vêm em três tipos e correspondem aos três classes de monstros: humanoides (humanoid), bestas (beast) e sobrenaturais (eldritch). Todos os monstros são classificados em uma classe com base em sua aparência física e habilidades. Cada carta apresenta o resultado do combate mecânico, bem como uma breve narrativa, explicando a
    temática do resultado.
    • Tokens de dano e de horror – São colocados na carta de um investigador para marcar quanto dano ou horror foi recebido por ele. Tokens de danos também são usados para marcar o quanto de dano foi recebido por um monstro (inserindo-o no gancho na base da figura).
    • Cartas de eventos – Cada história tem um deck único de cinco cartas de eventos. Estes cartas representam as ocorrências que ocorrem conforme a história prossegue independentemente das ações tomadas pelos investigadores ou do guardião. Cada carta evento é aberta após um determinado número de turnos e lista até três efeitos diferentes, com base nas escolhas feitas pelo Keeper.
    • Tokens de tempo – Usados para controlar quanto tempo até que a próxima carta de evento seja resolvida. O Keeper coloca um desses tokens em cima do deck de eventos durante cada etapa de evento.
    • Cartas de objetivos – Cada história tem três cartas únicas de objetivo que listam as condições de vitória para o Keeper e investigadores. O Keeper recebe uma dessas cartas no início do jogo, com base nas escolhas que ele fez durante a configuração.


    Considerações Finais:
    O jogo cria uma história envolvente e imersiva, fornecendo uma experiência rara no universo dos board games. Ao explorar os aposentos da mansão ou arredores a procura de pistas e solucionando enigmas, você realmente se sente parte da história. Conforme os investigadores encontram pistas, o mistério vai se desenrolando e a história vai tomando forma. Com as cartas de eventos sendo reveladas no decorrer do jogo, os acontecimentos vão se materializando e deixando a partida tensa e ainda mais narrativa.


    Os enigmas são um dos atrativos mais interessantes do jogo. Quando um deles surge, o jogador deve tentar resolvê-lo com base na inteligência do seu personagem. Como exemplo, em um dos enigmas, deve-se unir cabos de várias cores a caixas de fusíveis da mesma cor. Para isso, ele conta com um determinado número de tentativas baseado no atributo que mede a inteligência do seu personagem. Se ele conseguir completar o circuito pode ter acesso a pista, caso contrário o enigma fica disponível todo turno até o mesmo ou outro jogador tentar finalizar a tarefa. O jogo possui muitos enigmas diferentes, como um deles simulando combinações de cofres e engrenagens que se encaixam, quadros de arte que devem ser colocados em ordem etc.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/mm002.png


    Os combates não são enjoativos, nem repetitivos, pois cada carta acompanha uma descrição diferente, usando diferentes decks de cartas com efeitos variados. Isso contribui ainda mais para a criação de histórias únicas durante a partida, com momentos marcantes.
    Para o Keeper, a sensação de poder é presente, pois ele tem uma gama de opções para atormentar os jogadores e alcançar os seus objetivos, mas não supera as capacidades dos Investigadores, mantendo o equilíbrio no jogo. No início pode se ter a impressão que ele tem vantagem sobre os demais jogadores, mas isso se desfaz conforme o decorrer da partida, pois se o Keeper não traçar sua estratégia e colocar em prática, pode ser superado com facilidade.


    É importante prestar a atenção nas pistas, nos recursos e nas possibilidades do jogo e, principalmente, manter o clima na mesa e, por isso, ele não é um jogo para qualquer grupo. Os jogadores precisam mesmo gostar de algo mais investigativo e narrativo. Sem dúvida nenhuma é um dos melhores dungeon crawlers que joguei e, com certeza, o melhor de horror.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/08/mansions-tabuleiro-visite-pandatoryu.jpg


     Jogo em andamento. Os componentes e a imersão do jogo impressionam.


    Pontos Positivos:
    – Belíssimos componentes, todos de alta qualidade
    – Totalmente imersivo, com ótimas histórias e uma ambientação fiel aos contos de Lovecraft
    – Ambos os lados (Investigadores e Keeper) se divertem bastante e têm chances iguais de sucesso
    – Os Personagens Investigadores “são construidos” e contam com ótimas opções para variar habilidades e atributos


    Pontos Negativos:
    – Tempo extenso para a realização do setup e requer muita atenção, pois uma carta colocada no lugar errado pode comprometer toda a partida
    – Pode ser difícil para os jogadores na primeira partida devido a muitos detalhes nas regras
    – Total dependência de idioma, com muitos textos, o que pode ser limitante para alguns grupos

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