
Celestia é um jogo que chegou para mim já com o status de "quero". Ele é uma reimplementação do querido Cloud 9, o meu 'push your luck' favorito , adicionando algumas cartas extras e criado pelo Aaron Weissblum que é um cara que eu curto bastante pelas parcerias que ele faz com o Alan Moon (autor do Ticket to Ride) em jogos mais antigos mas muito bons como San Marco e Capitol.
Celestia é um jogo bem despretensioso no sentido de ser muito centrado no núcleo dele: Alguém rola os dados, olha se tem aquelas cartas na mão, pergunta se confiam nele ou não e faz o dirígivel se manter no ar ou não. Simples assim. O elemento de blefe é um pouco menor mas não menos divertido já que os pilotos podem inspirar confiança e ter algumas cartas na manga para ajudar em momentos de maior desespero. As regras são explicadas em 5 minutos e a partida dura , no máximo 30.
O grande mérito do Celestia, no entanto, ao meu ver, é como ele conseguiu transformar a experiência e frustração da mecânica de ´push your luck´em algo coletivo. Como no jogo, você rola os dados e torce para que o piloto consiga manter o dirigível em movimento , você confiando no piloto, torce para que ele tenha as cartas e , desconfiando, torce para ver o dirígivel cair. Toda a experiência é construída para esse momento: A revelação se o piloto conseguiu (ou não) manter o dirigível no ar. Caindo ou continuando, é nítida a emoção que se provoca com esse momento e isso é um feito incrível para um jogo relativamente simples.

clímax: Será que ele tem a carta?
Outro ponto bacana e, mais focado nessa nova edição, é que todo o produto recebeu um upgrade considerável. O novo dirigível é muito bonito, a arte está fora de série , há novas cartas e um sistema um pouco diferente de pontuação. É perceptível o esforço colocado na reedição para fazer um trabalho acima da média e fazer jus ao belo jogo que sempre foi mas era um pouco marginalizado por estar com uma empresa menor.
Como um dos pontos negativos, eu diria que o jogo "sofre" um pouco da mesa-dependência. É muito fácil estar cercado de gamers pesados contando cartas e calculando probabilidades para determinar se é possível ou não ficar no ar, além da galera poder sair mais cedo , se arriscar pouco ou simplesmente não adicionar nenhum suspense na fase mais importante , sem um rufar de tambores ou um silêncio agonizante na espera pelo resultado.
O outro ponto e que, ao meu ver, foi a única decisão que discordei na mudança de regras é que a dependência da sorte que era grande mas divertida, ganhou conotações um pouco mais frustrantes em prol de menos controle sobre quem vai vencer. Agora você tem pilhas de cartas com pontuação variável então em uma mesma jogada, no mesmo lugar, um jogador pode ganhar 6 pontos enquanto o outro ganha 12. Ainda que seja um jogo super leve e a pontuação não seja o foco do jogo, foi um pouco decepcionante considerando que todas as outras alterações foram excelentes
Leve, lindo e extremamente divertido, seguindo a linha do Quartz.
Ainda que sejam jogos bem diferentes, eu recomendo muito o Celestia para quem comprou o Quartz. Os dois são centrados na mecânica de ´push your luck´e possuem tanto a 'torcida' como o fato de terem uma produção maravilhosa somada à uma experiência muito relaxante e engajante. A reedição aumentou um pouco o fator sorte, criou novas interações através de cartas especiais e um pouco mais de elemento surpresa com as recompensas que você ganha. É um jogaço que vai me acompanhar no Carnaval , junto com o Quartz , na categoria do ´seca o adversário´.
Esse jogo foi gentilmente cedido para essa resenha pelo pessoal do Anão Civilizado. Se você deseja adquirir o Celestia com 15% de desconto à vista (assim como qualquer outro jogo do site) , clique aqui:
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