Bom dia, pessoal! Feliz 2017! Essa é a postagem inaugural da 1 Player Guild Brasil para este ano. Peço desculpas a todos pela minha ausência, mas estou atravessando uma fase de muito estudo e trabalho, o que tem deixado escasso meu tempo para jogar e, quanto mais, escrever. Tão logo as coisas se acalmem, prometo coisas muito boas. Embora ausente, não deixei esmorecer meu entusiasmo pelo jogo solo.
Para começar o ano e comemorar o primeiro ano do canal, gostaria de propor a todos o primeiro TOP 10 de Jogos Solo da 1 Player Guild Brasil. Desde 2014, vem ocorrendo no BGG a 1-Player Guild's People's Choice Top 100 Solo Games List. O número de pessoas participando vem aumentando ano a ano e acho essa uma excelente oportunidade para que debatamos o que achamos de bom e ruim nos jogos selecionados. Além do mais, isso serve como um guia para que aqueles que ainda não adentraram esse mundo, possam fazê-lo com alguma orientação de quem joga solo. Minha coleção, em larga escala, bebe dessa fonte até hoje.
Bom, eu preferi fazer um top 10, somente, mas se o modelo der certo, ano que vem faço com um top 20 ou mais, vamos ver. Para tanto, utilizarei a mesma metodologia adotada pela lista do BGG.
Seguem as regras:
1) Faça uma lista dos seus 10 jogos solo favoritos e envie-a para mim por mensagem privada. Nessa lista, coloque-os em sequência conforme seu gosto, sendo o número 1 o que você gosta mais e o 10 o que você gosta menos.
2) Os jogos serão pontuados da seguinte forma: cada voto como primeiro lugar vale 10 pontos, o segundo, 9 pontos, terceiro, 8 pontos e por aí afora. Ao final, somarei a pontuação de cada jogo e então teremos o resultado final. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate será a pontuação média daquele jogo, seguindo-se o número total de votos e, por último, o número de votos como primeiro lugar. Se isso não resolver, aviso a vocês na hora do resultado final e resolvemos juntos quem fica na frente.
3) Podem ser incluídos nessa lista todos aqueles jogos que você joga solo, mesmo que ele não tenha uma variante oficial ou, no caso daqueles jogos competitivos, quando você joga com duas mãos (i.e.: como dois jogadores). Não serão aceitas variantes eletrônicas de jogos de tabuleiro (ex.: aplicativos de celular/tablet com reimplementações deles). Jogos com aplicativos complementares, como o X-COM ou a segunda edição de Mansions of Madness estão OK. Jogos print and play são bem vindos.
4) Não vote em expansões, por favor, mas somente no jogo base. Isso vale para jogos cujas expansões implementam modos solo, como, por exemplo, Race for the Galaxy.
5) Caso você não tenha 10 jogos para recomendar, não há problema. Envie quantos puder e, no cálculo final, farei uma média ponderada do valor de cada um. Dessa forma, todos podem participar.
O prazo para o envio das relações de jogo é 15 de fevereiro. Os resultados serão revelados em programa especial do canal
Jogando Solo após o término da enquete. Faremos o possível para conseguirmos fazer isso logo que possível após o resultado final. Desde já fica um generoso agradecimento ao Lucas Spanghero, por ceder o espaço não apenas para divulgar a guilda, mas para apresentar em primeira mão o resultado desse Top 10, que é de todos nós.
E lembrem-se: together we game alone!