Sou novo na questao de board game design porem vejo muita semelhanca dele com o game designer, profissao em ascencao no mercado, acredito que a diferenca seria na questao da programacao.
As vezes tudo eh tao focado na mecanica do jogo que acabam se esquecendo varios outros temas que sao tao importamte quanto a mecanica sabe. Existem varios livros, em sua totalidade em ingles, e muitos em boa parte facilmnte encontrados na amazon. Vejo tambem varios blogs (principal: boardgame geek) que estao realmente preocupados em ajudar.
Acredito que devam ser citados alguns temas que sao tambem igualmente importantes: musica ( ajuda a inspirar e imergir na criacao), roteiro ( nao sei se por ser um player tao amerithash gosto tanto de roteiros, e me apego tanto a war games), pois dentro do roteiro trabalha-se varias oticas: emocao, desenvolvimento, curiosidade, paixao, personagens, ascencao, quedas, nessecidades, motivacoes, julgamentos, a linha temporal e por ai vai, coisas tao simples mas em falta nos games nacionais, apenas vejo em sua maioria party games. Estes poderiam ter tema tao trabalhado ao ponto de se tornar uma obra de arte, porem ficam esquecidos e ocultos.
Agora vamos a detalhes de mecanicas, amado pelos boardgame designers que focam tanto em mecanicas inovadoras e esquecem que as vezes menos eh mais. porem o que nao poderia faltar acaba ficando sob lacuna, ocioso e gerando o caos, vejamos alguns pricipios basicos: linhas de julgamento, espaco temporal, segredos, acoes, objetivos, habilidades, emergencia, desafio, habilidade vs probabilidade, competicao, cooperacao, recompemsas, punicoes, simplicidade vs complecidade, imaginacao, economia, balanceamento, visibilidade de progresso, enigmas, beleza, obstaculos...
E o temido e doloroso playtest, alem da sabedoria que o jugo nunca sera perfeito e que autopia tambem nos pode privar de lancar seu produto.. Sao varias as necessidades de um jogo que para mim deve ser observado de forma profissional, mesmo que sendo hobby.
E que Mesmo eu falando isso muita gente vai ganhar dinheiro fazendo um simples pega varetas, que ser divertido no final.
Bem, esta eh uma simples linha de raciocinio, que assim como outras nao trabalha uma ordem estritamente certa, ate porque nao existe ordem certa ate entao. Enquanto nao for descoberto nossa tabela periodica continuaremos sendo alquimistas, fazendo experiencias que dao certo e outras nao ate que venha nosso Mendelieve e nos diga como eh elemento por elemento. Enquanto ele nao chega, vamos nos aventurando e descobrindo, se eh que um dia ele aparecera... kkkkkk