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  3. Viajar na criação de jogos

Viajar na criação de jogos

  • avatar
    professor04/01/17 09:25
    avatar
    professor
    04/01/17 09:25
    1120 mensagens MD

    Quando é a hora de criar meu próprio jogo?

     
    Após uma jogatina, contato com algum tipo de material do hobby ou em um momento qualquer da vida, você pode se ver empolgado(a) a criar seu próprio jogo. Difícil imaginar quem nunca pensou: eu conseguiria fazer algo no mínimo parecido com isso ... Ou talvez: acho que eu modificar essa ou aquela regra o jogo pode ficar melhor (de alguma forma ...

    A menos que a empolgação passe tão rápido quanto surgiu, ou que ela se esvaia no processo você se verá em meio a ideia de criar um jogo original (?) seu. De fato um dos combustíveis para quem se aventura por essa estrada é com certeza a empolgação. Sem esse combustível quase sempre o projeto é abandonado em algum momento dessa “viagem” como um carro inutilizado em uma longa estrada .  

    Converso com muita gente empolgada a se aventurar nessa empreitada e que em pouco tempo depois já desistiu ou mudou de ideia por que deu uma “desanimada”. A meu ver isso acontece quase sempre por que a pessoa enche o tanque do carro de combustível e esquece que para realizar uma viagem é preciso de outras coisas: talvez um guia de viagem, algo para alimentar-se, saber dirigir, condições de trânsito, ou ainda uma companhia para os momentos de solidão (e por vezes revezar o volante).

    Não adianta ser impelido(a) a criar seu próprio jogo somente por empolgação. É preciso que você se revista no mínimo de algum conhecimento sobre o assunto, ou possua alguma disposição em estar aprendendo o tempo todo ainda que isso retarde a chegada ao seu objetivo. É preciso resiliência para resistir aos contratempos. É preciso dentre outras várias coisas que você possua determinação em seguir, mesmo quando não possuir mais combustível (por vezes essa é uma caminhada muito solitária).

    Vamos supor que você está empolgado(a) e disposto(a) seguir nessa. Como saber que é a hora de partir em viagem? O que você tem que ter na mala? Por onde começar? Qual direção seguir? Lamento informar que eu não tenho essas respostas mas tenho algumas dicas que podem ajudar você a encontra-las:
     
    Jogue muito!
    Uma das principais características que alguém que se propõe a criar um jogo precisa ter é conhecer uma boa quantidade de jogos. Alguém que conhece pouco jogos pode até conseguir grandes feitos mas o que se nota é que geralmente essa pessoa comete muitas falhas por desconhecer as mecânicas básicas e como outros autores já fizeram uso delas. Quanto mais jogos você conhecer mais possibilidades mecânicas e de uso de componente você aprenderá.
     
    Jogue de tudo
    Não importa se você não gosta desse ou daquele jogo. Não importa se uma temática ou gênero de jogo não te atrai. Você precisa ao menos conhecer. Se você gosta de um tipo específico de jogo e fica só no seu mundinho será um autor limitado.
     
    Conheça jogos novos
    Todos os dias alguém cria alguma coisa nova, ou reimplementa um tema ou o uso de uma mecânica. Esteja atualizado com o que está acontecendo com o mundo dos boardgames. Se não puder jogar tudo o que está sendo lançado, procure se informar ao máximo que puder sobre as novidades.
     
    Conheça os clássicos do gênero
    Dependendo do gênero que você está interessado(a), seria muito interessante (ou quase obrigatório) que você conhecesse os jogos consagrados desse gênero. Procure informações sobre os autores desses jogos e tente entender por que aquele jogo é tão consagrado o foi tão importante a sua época.
     
    Não jogue apenas o seu jogo
    Eu sei que quando temos um protótipo o mais rudimentar que seja temos a necessidade de jogá-lo constantemente afim de ir lapidando-o. Por mais que isso seja uma necessidade nunca deixe de jogar outros jogos ou fazer outras coisas de sua vida. Realizar algumas coisas “nada a ver” podem ser ótimos momentos para relaxar e refletir sobre outras possibilidades.

    Minhas melhores ideias surgem quando estou, caminhando, lavando a calçada ou brincando com meus cães. Um dos jogo mais rápidos que criei tive um insight enquanto conversava com meu pai no dia de seu aniversário à beira de um tanque de peixe.

    Jogar outros jogos pode te trazer ideias de como solucionar algum empecilho  de seu projeto. Quem já fez algum trabalho acadêmico sabe que pode contar com uma vasta biblioteca de conhecimento já produzido por outras pessoas. Curiosamente noto que muitos criadores de jogos estão sempre tentando reinventar a roda.
     
    Aprenda a Aprender
    Você não precisa possuir todas as perícias necessárias para criar um jogo completamente. Mas se conhecer um pouco de todas as etapas do processo e de possibilidades envolvidas será mais fácil contornar algumas dificuldades quando elas surgirem. Você descobrirá contudo que não encontrará nenhum manual com as receitas prontas para seguir passo a passo. Você terá que garimpar informações, estudar muito por conta própria e estar disposto a aprender o tempo todo, na maioria das vezes sem um tutor.
     
    Se abasteça de Humildade e Sinceridade
    Ao se relacionar com outras pessoas durante seu projeto você terá que filtrar aquilo que é bom e o que pode ser descartado. Em ambos os casos seja atencioso(a) e demonstre sincera gratidão a essas pessoas mas você deve ser o seu próprio juiz.

    Existe muita gente por ai que acha que sabe mais do que os outros por “n” motivos. Nunca tente contraria essas pessoas (é geralmente inútil e desgastante). Ouça, anote e de alguma forma aproveite o que essa pessoa possuir de melhor. Não espere encontrar ajuda mas peça quando precisar. Pergunte o que não souber ou estiver em dúvida. Descubra as pessoas em quem você pode confiar. Agradeça os elogios mas preste amis atenção nas críticas: são elas que irão nos fortalecer e preparar para o público. Normalmente as criticas são mais sinceras que os elogios.
     
    Tenha algum meio de registrar tudo
    Carregue um bloco de anotações ou um dispositivo que você possa gravar/anotar ideias que surgirão quando você menos esperar. Não deixe passar o momento pois elas podem nos escaparem tão rápido quanto surgem. Registe.   
     
    Entenda que você jamais estará pronto
    É muito difícil prever todas as (im)possibilidades que você irá encontrar pela frente. Por isso você muitas vezes deve estar disposto a descobrir como funciona o paraquedas durante a queda.  Algumas vezes você terá que inventá-lo. Se você quer criar um jogo, ponha a mão na massa. Descubra por onde você tem mais facilidade de começar ou por qual caminho as possibilidades são melhores. Ou ainda comece por aquilo que mais gostar de fazer: será isso que lhe manterá empolgado.
     
    Encare tudo como um hobby
    A menos que você dependa disso para viver, leve na boa. Encare isso como um hobby dentro do hobby. Caso isso passe a ser o seu trabalho, descubra se é isso realmente que você quer e se não for procure outra coisa para fazer da vida. Seja comprometido mas se divirta e aproveite a viagem.  As vezes a viagem é melhor viajar do que chegar.


     
     
     
     

     
     

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    Comentários:

  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur04/01/17 11:43
    yscalybur » 04/01/17 11:43

    É triste mesmo abandonos de projetos. Jogos bem robustos podem demorar anos pra ficar prontos, devida quantidade de artes e playtests, e problemas particulares que aparecem no caminho dos envolvidos.

    Eu vejo que o problema mais comum para o interrompimento dos projetos é justamente os problemas pessoais, como por exemplo a falta de tempo por conta do trabalho fixo da pessoa, de ter filhos, de perder recursos ( computador, internet ). Outros barram quando compreende que vai demorar muito mais tempo que ele previa, e outros barram quando houve uma critica negativa de sua criação derrubando a auto estima.

    Uma coisa é certa, o que mais terá é dificuldades e não facilitadores, é preciso aceitar isso.


    1
  • Pedrohph
    19 mensagens MD
    avatar
    Pedrohph04/01/17 12:26
    Pedrohph » 04/01/17 12:26

    Estou entrando nesse mundo agora.
    Achei o post muito bom :)
    Muito do que citado fui descobrindo ao criar o protótipo atual.
    Entendo porque muita gente desiste. Realmente tem momentos que fica difícil avançar. E poucos realmente dão o passo seguinte tentando superar as dificuldades que aparecem no meio do caminho.

    Outra coisa bem difícil para novatos (tanto na criação quanto no mundo do boardgame) é conhecer jogos similares ao que esta sendo criado. Quase todo dia dou uma vasculhada aqui no ludopedia para ver se existe algo do mesmo estilo do meu protótipo.

    E encarar tudo como Hobby é essencial para quem ta começando. Eu comecei a desenvolver jogos eletrônicos com esse pensamento e estou começando nos boardgames também com esse pensamento. Se der certo ótimo... vira profissão o hobby, mas até lá tem muita coisa a aprender :)

    2
  • tboaventura
    64 mensagens MD
    avatar
    tboaventura06/01/17 10:29
    tboaventura » 06/01/17 10:29

    Professor, muito bom! Concordo 100% com o que foi dito. Jogar bastante e conhecer os jogos consagrados considero a melhor dica. E eu diria também para não desanimar com as críticas porque nenhum jogo está livre delas. Procure ver se há jeito de aproveitá-las de alguma forma. 

    1
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor06/01/17 11:57
    professor » 06/01/17 11:57

    tboaventura::Professor, muito bom! Concordo 100% com o que foi dito. Jogar bastante e conhecer os jogos consagrados considero a melhor dica. E eu diria também para não desanimar com as críticas porque nenhum jogo está livre delas. Procure ver se há jeito de aproveitá-las de alguma forma. 


    Muito Obrigado tboaventura, vindo de você isso realmente me motiva a continuar forjando esse tipo de ideias. Na verdade seu trabalho é um dos que me inspira todos os dias a sempre caminhar em frente nos meus próprios projetos. Obrigado mesmo.

    Exatamente Pedrohph o segredo é persistir e gostar do processo. Só vale a pena se te fizer bem, como todo hobby.

    Olha yscalybur, particularmente conciliar minha rotina com o hobby é um jogo por si só. Daria um ótimo "euro".

    3
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson06/01/17 15:34
    gebson » 06/01/17 15:34

    Ótima matéria, realmente muito aos erros e acertos que um criador de jogo pode encontra durante a sua jornada para desenvolver seu próprio material, parabéns.

    Eu ja estive em uma situação dessas mas não para criar um jogo (se bem que agora estou criando um fan made) e sim para administra a minha pagina, quando eu inicie no mundo dos boards a uns 3 ou mais anos atrás existiam pouco canais ou paginas relacionadas a boardgame no brasil, e eu na minha inocência resolvi criar uma pagina para para ajudar os novatos, so que eu era tbm um novato mal tinha 8 jogos na minha coleção, ao passar do tempo vi que meu conhecimento sobre o esse meio ainda não eram o suficiente para ajuda outro e nem mesmo mim ajudar, ai abandonei a pagina, e so voltei a postar nela depois de mais uma ano parada quando ja tinha uma boa carga de conteúdo e conhecimento sobre o assunto para compartilha, acho que isso se encaixa muito bem com a criação de um jogo, você tem que buscar o máximo de conhecimento e conteúdo para fazer algo bom, pode acontecer como vc falou de alguem sem muita experiencia criar algo bom, mas e muito pouco provável.

    1
  • jmpelacanijr
    55 mensagens MD
    avatar
    jmpelacanijr06/01/17 17:25
    jmpelacanijr » 06/01/17 17:25

    Muito bom esse post. Eu sempre sonhei em criar jogos. Fiz o meu primeiro aos 10 anos e era de corrida de Fórmula 1, com mudança de marcha. Recentemente vim a saber que a dinâmica era semelhante ao do Ave Caesar.
    Esses dias que passaram fiz um jogo que foi sugerido pela minha filha de 4 anos (que aliás gosta de Isle of Skye e 7Wonders): um jogo de fazenda. Consegui misturar uma dinâmica de Xcom com tile placement. Ainda apresento em alguma feira para testálo. Abraço!!!

    1
  • cotamce
    14 mensagens MD
    avatar
    cotamce15/01/17 05:13
    cotamce » 15/01/17 05:13

    Sou novo na questao de board game design porem vejo muita semelhanca dele com o game designer, profissao em ascencao no mercado, acredito que a diferenca seria na questao da programacao. 

    As vezes tudo eh tao focado na mecanica do jogo que acabam se esquecendo varios outros temas que sao tao importamte quanto a mecanica sabe. Existem varios livros, em sua totalidade em ingles, e muitos em boa parte facilmnte encontrados na amazon. Vejo tambem varios blogs (principal: boardgame geek) que estao realmente preocupados em ajudar.

     Acredito que devam ser citados alguns temas que sao tambem igualmente  importantes: musica ( ajuda a inspirar e imergir na criacao), roteiro ( nao sei se por ser um player tao amerithash gosto tanto de roteiros, e me apego tanto a war games), pois dentro do roteiro trabalha-se varias oticas: emocao, desenvolvimento, curiosidade, paixao, personagens, ascencao, quedas, nessecidades, motivacoes, julgamentos, a linha temporal e por ai vai, coisas tao simples mas em falta nos games nacionais, apenas vejo em sua maioria party games. Estes poderiam ter tema tao trabalhado ao ponto de se tornar uma obra de arte, porem ficam esquecidos e ocultos.

     Agora vamos a detalhes de mecanicas, amado pelos boardgame designers que focam tanto em mecanicas inovadoras e esquecem que as vezes menos eh mais. porem o que nao poderia faltar acaba ficando sob lacuna, ocioso e gerando o caos, vejamos alguns pricipios basicos: linhas de julgamento, espaco temporal, segredos, acoes, objetivos, habilidades, emergencia, desafio, habilidade vs probabilidade, competicao, cooperacao, recompemsas, punicoes, simplicidade vs complecidade, imaginacao, economia, balanceamento, visibilidade de progresso, enigmas, beleza, obstaculos...

     E o temido e doloroso playtest, alem da sabedoria que o jugo nunca sera perfeito e  que autopia tambem nos pode privar de lancar seu produto.. Sao varias as necessidades de um jogo que para mim deve ser observado de forma profissional, mesmo que sendo hobby.

    E que Mesmo eu falando isso muita gente vai ganhar dinheiro fazendo um simples pega varetas, que ser divertido no final. 

    Bem, esta eh uma simples linha de raciocinio, que assim como outras nao trabalha uma ordem estritamente certa, ate porque nao existe ordem certa ate entao. Enquanto nao for descoberto nossa tabela periodica continuaremos sendo alquimistas, fazendo experiencias que dao certo e outras nao ate que venha nosso Mendelieve e nos diga como eh elemento por elemento. Enquanto ele nao chega, vamos nos aventurando e descobrindo, se eh que um dia ele aparecera... kkkkkk

    1
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