A Ludopedia lança o
Prêmio Ludopedia 2016, que premiará os jogos de tabuleiros (board e card games) lançados no Brasil entre
01/01/2016 e
31/12/2016.
Novidade: Para este ano, e devido ao crescimento do hobbie no Brasil, premiaremos também os geradores de conteúdo, fundamentais para fomentar nosso mercado: Mídia Audiovisual, Mídia Escrita, Mídia Podcast.
O Prêmio Ludopedia é composto pelas seguintes categorias:
JOGO DO ANO 2016 e JOGO DO ANO 2016 (ESCOLHA DO PÚBLICO)
JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2016 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2016 (ESCOLHA DO PÚBLICO)
MÍDIA AUDIOVISUAL
MÍDIA PODCAST
MÍDIA ESCRITA
PARA CONCORRER - JOGOS DE TABULEIRO E CARTAS
Para concorrer o jogo foi lançado (entregue ao público) no ano de 2016.
Não participará do prêmio os lançamentos que se enquadram nos itens listados abaixo:
- Expansões que são dependentes do jogo base;
- Novas edições de jogos lançados em anos anteriores.
PARA CONCORRER - MÍDIA AUDIOVISUAL, ESCRITA E PODCAST
Para concorrer o canal de vídeo, texto e podcast deve ter tido pelo menos 5 episódios/posts/vídeos lançados durante o ano de 2016. Para este primeiro ano, os canais devem ser em língua portuguesa, produzidos por brasileiros ou estrangeiros morando no Brasil.
Os canais oficiais da Ludopedia não entrarão na votação, pois são administrados pelos organizadores do Prêmio.
ESCOLHA DO PÚBLICO
A Ludopedia disponibilizará listas dos participantes em suas categorias para votação aberta do público, no esquema “Curtir”. As categorias votadas pelo público são (Jogo do Ano Escolha do Público, Jogo do Ano Designer Nacional Escolha do Público, Mídia Audiovisual, Mídia Escrita e Mídia Podcast). O participante precisa ser registrado na Ludopedia e pode curtir vários itens da lista durante um período determinado.
Durante a votação, o resultado será secreto, sendo divulgado ao final do período.
JOGO DO ANO e JOGO DO ANO DESIGN NACIONAL: os mais votados pelo público em cada categoria serão os vencedores dos Prêmios Ludopedia Escolha do Público.
MÍDIAS: para as mídias teremos 2 fases. Na primeira fase, todas as mídias estarão participando para votação do público. Na segunda fase, as mais votadas em cada categoria receberão os selos de "Indicado" e uma nova votação será aberta somente com as indicadas em cada categoria. Mídia Escrita e Podcast terão 3 indicados. Vídeo teremos 5 indicados, devido a grande quantidade de participantes.
As mais votadas da segunda fase pelo público em cada categoria serão as vencedoras dos Prêmios Ludopedia.
Confira abaixo a lista de concorrentes para cada mídia. Devido a grande quantidade de blogs, canais e podcast sobre jogos de tabuleiro, pedimos a sua ajuda para identificar e completar a lista de participantes.
Seleção de concorrentes para o Prêmio Ludopedia 2016 Mídia Audiovisual
Seleção de concorrentes para o Prêmio Ludopedia 2016 Mídia Escrita
Seleção de concorrentes para o Prêmio Ludopedia 2016 Mídia Podcast
BANCADA DE JURADOS
Convidamos pessoas ligadas aos jogos de tabuleiro para compor a bancada de jurados. Estas pessoas devem residir no Brasil e ter participação ativa nas comunidades, mídias, blogs e grupos de jogos nacionais. Os jurados não podem possuir ligações profissionais com editoras que lançaram jogos no período, ou ter trabalhado diretamente com a produção destes jogos.
Cada jurado escolherá 3 jogos da lista de cada categoria (JOGO DO ANO 2016 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2016), classificando-os de 1 à 3, onde o 1º é seu jogo preferido do período.
Tabela de pontos:
1º = 6 pontos
2º = 4 pontos
3º = 2 pontos
Após todos os jurados votarem até determinada data, somaremos os pontos, e os 3 primeiros jogos de Designer Nacional e os 5 primeiros jogos de Jogo do Ano com maior pontuação serão indicados ao prêmio.
Os jurados novamente escolherão 1 jogo dentre os indicados. No final, o jogo com maior número de votos será o vencedor do Prêmio.
CALENDÁRIO
- Votação aberta do público para JOGO DO ANO 2016 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2016: 06/02/2017 à 04/03/2017
- Votação aberta do público para os indicados em categorias de mídia: 06/02/2017 à 25/02/2017
- Votação para os indicados em todas as categorias pela bancada de jurados: 06/02/2017 à 25/02/2017
- Votação aberta do público para os vencedores das categorias de mídia: 27/02/2017 à 04/03/2017
- Votação para JOGO DO ANO 2016 e JOGO DO ANO DESIGNER NACIONAL 2016 pela bancada de jurados: 27/02/2017 à 04/03/2017
- Divulgação dos resultados: 06/03/2017
PARA AS EDITORAS, DESIGNERS E CANAIS DE CONTEÚDO
Incentivem seus clientes e seguidores a participarem do Prêmio Ludopedia. É uma propaganda positiva para a imagem das empresas e temos certeza que as marcas serão lembradas e valorizadas cada vez mais com a participação massiva da comunidade de jogos de tabuleiro.
PARA A COMUNIDADE
Ajude na divulgação do prêmio para seus amigos e familiares, compartilhe as publicações do prêmio no seu blog, vlog, twitter e facebook. Divulgue os jogos participantes, os premiados e o grande vencedor. Vamos com esse prêmio unir a comunidade e colocar juntos o Brasil com um selo respeitado no mundo dos jogos de tabuleiro.
PARA OS VENCEDORES E INDICADOS
Durante a votação do Prêmio Ludopedia 2016, todos estão livres para utilizarem as imagens de publicidade do evento.
Os vencedores e indicados ao Prêmio Ludopedia estão livres para usar os selos em seus sites, redes sociais e até mesmo impressos na caixa (prática comum aos prêmios de outros países). Valorizem algo que conquistaram através de muito trabalho.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Ludopedia teve sua primeira edição em 2015, premiando os jogos lançados no Brasil em 2014. O Prêmio é uma celebração para o mercado crescente de jogos de tabuleiro no Brasil, e um parabéns ao trabalho incansável dos designers, ilustradores e editoras que com muito esforço e dedicação trazem aos brasileiros os jogos tão desejados por nós.
Abaixo segue o canal oficial do prêmio com os respectivos vencedores em cada ano
Para o ano de 2016, o Prêmio criou as categorias de Mídias Escritas, Áudio Visuais e Podcasts, para homenagear os geradores de conteúdo, com um trabalho extremamente importante de divulgação do hobbie no Brasil.
Uma das características da Ludopedia e de sua premiação é a de neutralidade, tanto com as editoras quanto com a comunidade.
Para credibilidade da bancada de jurados, convidamos pessoas de todo o Brasil, responsáveis por blogs, canais, vídeos, resenhas, eventos e grupos de jogos variados que estão há algum tempo neste hobby, conhecedores dos jogos com autores e mecânicas diferentes.
E a votação aberta para o público demonstra o grau de aceitação, a qualidade, o trabalho de marketing e a popularidade dos jogos lançados no Brasil.
Esperamos que o mercado se profissionalize cada vez mais para trazer aos jogadores mais títulos de qualidade com produções nacionais e internacionais!
Muito obrigado!