Parade é um jogo que há muitos anos estava no meu radar. No entanto, a arte era horrenda, nunca tinha ouvido falar de Japon Brand e o tema parecia colado com cuspe então eu sempre fiquei com um pé atrás. Com o crescimento da escola japonesa (o autor é japonês e fez diversos joguinhos e começou a criar jogos quando ficou entediado e internado em um hospital) e a nova arte da versão da Z-Man (uma das mais bonitas que eu já vi) , eu decidi dar uma chance. O jogo, desde então, foi indicado ao Às de ouro (prêmio francês) e era um daqueles jogos que eu levava para o povo conhecer como a minha "jóia escondida", um jogo rápido, inteligente e bonito que pouca gente conhecia. Aí a Fire on Board trouxe para o Brasil e toda minha hipsteragem lúdica foi por água abaixo :p
O ponto alto do jogo, sem sombra de dúvidas, é a tal da elegância. São 66 cartas com uma arte de tirar o fôlego, 3 minutos de explicação de regras e aquele "ahhhhh, entendi" no meio da primeira partida que faz o jogo brilhar. Ele é bem mais profundo do que parece e, consegue um feito que eu acho o maior barato, encher o jogo de decisões agonizantes com uma escolha bem simples: "Qual carta eu jogo?". O efeito cascata e os desdobramentos de jogar aquela uma carta são percebidos ao longo de várias partidas e vai deixando o jogo mais profundo e, com um grupo experiente, as decisões (ainda) mais agonizantes
Outro ponto que eu achei bem legal é que ele funciona muito bem para 2 jogadores. Normalmente esses jogos de 2-6 jogadores foram feitos para 3-4 e deram aquela 'variante' para funcionar em pouca gente. O Parade é diferente. Para 2 pessoas, querendo jogar 'sério', ele é um jogo MUITO estratégico. Graças ao sistema de pontuação (que é genial) , em duas pessoas, você consegue ver, claramente, como está a pontuação e o que você precisa fazer para tomar a dianteira e/ou tirar os pontos do amiguinho. Parade com certeza entrará na minha lista de 20 jogos para 2 jogadores, foram partidas eletrizantes e muito tensas.
(para quem quiser se aprofundar, tem uma resenha incrível só detalhando o 2p:
https://boardgamegeek.com/thread/525747/what-youre-missing-2-player-parade)
O jogo nem sempre foi tão bonito
Finalmente, o jogo tem um dos traços que eu mais admiro: Ele é reativo. Por reativo, leia-se, não existe uma estratégia ótima. Se tem muita gente tentando evitar comprar cartas, você se antecipa e começa a 'trancar' algumas cores, se todo mundo está comprando carta, se resguarde para comprar poucas e fique com as altas na mão. Não existe receita de bolo, é sempre um jogo de reagir à jogada do amigo. E ainda que isso fique mais claro para 2 jogadores, em qualquer número, você precisa de atenção o tempo todo.
Como nem tudo é perfeito, eu enxergo alguns problemas para algumas pessoas: O primeiro é comprar pensando "UAU , um jogo sobre Alice no País das Maravilhas, meu livro favorito!". Não, o jogo não é NADA temático. Tem uma história mal contada e meio estranha no começo mas é só para inglês ver. A edição alemã, da Schmidt Spiele não tem nem arte, são só números e cores. É um jogo COM artes incríveis no universo da Alice mas não espere imersão ou entrar no mundo fantástico do Lewis Carroll. Não vai rolar.
Outro ponto importante é que o jogo é BEM punitivo. Quanto mais gente jogando, mais você percebe isso. No fim da partida, algumas pessoas vão pontuar muito pouco e outras vão perder de muito. Como é um jogo de 20 minutos, dá para emendar algumas partidas mas acontece essa sensação de amargura de ter ficado muito em último.
No fim das contas, Parade me ganhou pela versatilidade. É elegante, rápido, funciona muito bem como um jogo cerebral para 2 jogadores ou como um jogo mais filler/divertido/alguém vai se ferrar para 4-6 jogadores. Explica rápido, é um deleite visual e o tema, ainda que não tenha utilidade, faz a galera querer sentar para jogar.
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https://lojaludica.com.br/n/index.php?route=product/product&search=parade&product_id=581
A linda edição nacional/americana e embaixo, a alemã, sem sal.