Escrita por: Rodrigo Neves.

Ficha do Jogo:
Oceanos é um jogo de exploração submarina com seleção e coleção de cartas. Cada jogador conduz seu submarino buscando colecionar ao longo de três rodadas o maior número de espécies submarinas, formar a maior barreira de coral, enviar mergulhadores atrás de tesouros perdidos, buscar cristais para melhorar o navio e escapar do amedrontador olhar do Kraken.
Este boardgame desenvolvido pelo famoso designer Antonie Bauza, foi lançado em 2016 pela Iello. Um jogo leve e bem bonito na mesa, voltado para partidas de 2 a 5 jogadores e que duram de 30 a 45 minutos.
Mecânicas:
- Seleção de Cartas,
- Coleção de Componentes.
Síntese do Jogo:
Oceanos se desenrola em três rodadas, e em cada uma os jogadores receberão cartas para selecionar e montar a sua frente o cenário do oceano, em três níveis de profundidade. As cartas estão separadas por rodada, formando um cenário final muito bonito, trabalhando com um escurecimento do azul em dégradé. Isto permite um claro discernimento na arte, entre a superfície e as águas profundas.
Cada jogador possui um submarino tipo quebra-cabeças, onde cada peça ditará o alcance de uma ação ou da pontuação do jogador. Todos começam com as peças em nível um, mas existe a possibilidade de ir evoluindo individualmente para os níveis 2 e 3, melhorando a performance em áreas específicas do jogo. Em resumo, as peças são:
- CABINE, onde o número de periscópios irá ditar a quantidade de cartas que o jogador irá receber a cada turno, para escolher uma e aumentar sua fileira de oceano. O total de cartas recebidas é dada pelo número de periscópios + 1. No início da partida cada jogador tem 1 periscópio e direito a duas cartas por turno para escolher.
- HÉLICE, que concede 0, 2 ou 5 pontos de vitória ao fim da rodada. É importante observar que uma hélice de 5 pontos construída ainda na primeira rodada, irá pontuar 3 vezes durante a partida, gerando 15 pontos ao final.
- TANQUES DE COMBUSTÍVEL, ao início das rodadas são abastecidas com 1, 2 ou 3 células de combustível. Cada célula poderá ser usada para reter uma carta extra no seu turno e permitir que o jogador coloque mais cartas à sua frente. Bem temático, pois permite que o submarino viaje e conheça mais.
- AQUÁRIO irá delimitar a quantidade máxima de animais marinhos diferentes, que poderá usar na pontuação de cada rodada. Cada animal diferente na linha atual gera dois pontos de vitória, limitados à capacidade dos aquários de: 3, 5 ou 8 animais por rodada.
- MERGULHADORES ficam nas janelas da parte frontal do submarino, que de acordo com o nível da peça, podem dispor de 1, 2 ou 3 mergulhadores. Algumas cartas possuem baús de tesouro. Os jogadores podem usar os mergulhadores para resgatarem estes tesouros, mas isto ocorrerá apenas no final da partida.

Uma pergunta natural é: como melhorar o nível dos componentes do submarino? Bom... algumas cartas possuem imagens de cristais amarelos ou verdes. Outras possuem imagem de uma espécie de “boia” que representa uma base ou estação submarina. Os cristais são a matéria-prima para os upgrades e tais melhorias somente podem ser feitas em uma estação. Assim, sempre que uma base aparece na sua linha, se existirem cristais antes dela, os jogadores terão direito a um upgrade. Um cristal de qualquer cor garante upgrade de nível 1 para nível 2. Tendo ambos os cristais se garante um upgrade de nível 2 para nível 3. É uma briga pela otimização das bases.
Existem 8 tipos diferentes de animais em jogo, sendo que os maiores são considerados mais raros e devem ser priorizados, se o seu aquário já tiver uma alta capacidade.
Vale observar, que as melhores cartas vêm com um círculo vermelho na parte superior, simbolizando o “olho do kraken”. Ao fim de cada rodada, o jogador com mais olhos do kraken recebe uma penalização em sua pontuação parcial. Deve ser sorteado um token aleatório, que pode descontar de 0 a 2 pontos na primeira rodada, de 1 a 3 pontos na segunda rodada e de 2 a 4 pontos na terceira rodada. Como a pontuação final do jogo não é muito alta, são pontos perdidos importantes, que não devem ser ignorados, principalmente se um jogador sempre leva sozinho estes descontos.
Ao final de cada rodada, os jogadores pontuam pela sua hélice, os peixes em seu aquário e recebem os descontos do kraken, se este for o caso. No final da terceira rodada, existem alguns critérios extras de pontuação. Algumas cartas tem um ou mais símbolos de coral cor rosa. Cada jogador ganhará um ponto por símbolo de coral em sua área, apenas na maior formação de corais que ele conseguiu ligar. Só valem ligações na ortogonal. Cada mergulhador irá retornar para a superfície, recolhendo todos os tesouros que estavam na mesma carta deles, e também todos que estiverem nas cartas diretamente acima. Cada tesouro resgatado dará direito ao jogador comprar um token de pontuação de uma bag, que podem assumir os valores 2, 3 ou 4. Uma sacada genial, apesar da alta sorte envolvida. O jogador com mais pontos de vitória ganha a partida.
Avaliação:
Oceanos é mais um jogo bonito, bem estruturado e com mecânicas inteligentes do mestre Bauza. Não é à toa que Tokaido, Takenoko, 7 Wonders ou Rampage são aclamados. Apesar de nenhum destes jogos serem fantásticos em termos de diversão ou desafios, na minha opinião... eles são honestos, primorosamente produzidos, tematicamente amarrados e inegáveis sucessos de venda. Bauza é sinônimo de best seller nos boardgames. E neste jogo ele emplacará mais uma vez nesta categoria.
As partidas de Oceanos são rápidas e as regras simples de explicar. As decisões sobre quais upgrades fazer primeiro no submarino e quais as melhores cartas colocar para otimizar o aquário, corais e tesouros, não são tão simples quanto pode parecer. Claro que este jogo está longe de ser um brainburn, e apesar de ser mais leve que um 7 Wonders, ainda sim, traz um desafio de boa qualidade para a família. É um jogo com alta dose de sorte. Mas um bom planejamento ajuda bastante a mitiga-lá. Importante frisar que o espaço ocupado por cada jogador é consideravelmente alto. Sendo um jogo que aceita até 5 players, uma partida com mesa cheia precisará de uma mesa espaçosa para garantir um efeito artístico bacana ao final. Ele exige um espaço legal.
Mesmo sendo uma produção com ótima qualidade de acabamento e arte, Oceanos claramente possui componentes simplificados para baratear o custo... basicamente é tudo de papel neste jogo. Senti falta de tokens para pontuação de vitória e no mínimo um insert decente. Temos de guardar tudo em ziplocs e anotar pontos em um bloquinho de pontuação (no estilo 7 Wonders). Note que Oceanos não possui mecânicas originais no fim das contas... é simples seleção de cartas e coleção de componentes, na verdade. Mas a roupagem que foi dada para estas mecânicas clássicas, foi bastante original e inteligente. Sem contar que o resultado final na mesa, fica lindão, como sempre. Particularmente gostei do jogo e fiquei satisfeito com o resultado deste jogo familiar. Recomendo fortemente para quem gosta desta categoria.