marcusvinial::Obrigado pelas respostas iron! 
Quanto a 6, essa foi a minha maior duvida. Por que você tem que resolver os efeitos vermelhos de todos os monstros certo? Só pq um efeito vermelho de um monstro colocou outro monstro, ai esse monstro 'novo' entra pra pilha dos que tem que ativar?. Manual eu li apenas 1x, então não sei se realmente tem essa situação nele. No momento vi que não tinha ninguém certo ou errado, então adotamos que ativava.
Quanto você separar as condições em tipos, não tem nenhuma carta que te da uma condição aleatória? pq se tiver ai ferro... mas gostei da ideia.
Outra duvida, mas já li em um topico mas não fico claro, Aquele ancião 'roxo', quando o marcador chega a 0, diz que pode fazer um efeito la se tiver resolvido os 3 mistérios anterior... ou seja eu ainda tenho que fazer meu objetivo anterior e depois fazer a 'missao' dele? E o que acontece quando avança perdição, já que vai estar em 0.
Quanto as cartas de encontros acabam, eu embaralho tudo e coloca de volta certo?
Vi um tópico, de falando que quando é um lugar aleatório se pega uma ficha de pista da reserva pra saber que lugar é esse, só pq as pistas que já usei vão estar na descarte logo os lugares aleatórios seriam só lugar onde não saíram pistas, isso ta certo?
Só eu acho que o termo avançar perdição = ela diminuir no contador e diminuir perdição = aumentar no contador. Confunde a cabeça? Achei confuso, seria melhor ter feito contrario rsrs. Mas sei que deve ter um motivo plausível que não me esforcei pra entender
Quanto ao reckoning, acredito que os efeitos de um monstro que acabou de entrar apenas são resolvidos posteriormente, ou seja, o Zumbi vira a Horda de Zumbis, mas o efeito da horda não é ativado.
O ancião roxo é o Shub-Niggurath ou o Yog-Sothoth? Os dois são roxos, hahahaha.
Mas acho que é o Yog-Sothoth.
No caso dele, antes de poder resolver o efeito do verso da ficha do ancião, vc deve ter resolvido três mistérios. Então só pode resolver o mistério da ficha do ancião depois de resolver três do baralho correspondente.
Sobre a dúvida da perdição, no finalzinho da ficha fala que toda vez que a perdição foi avançar por um efeito (exceto por um portal), vc tem que pegar uma ficha da pilha de portais e colocar na ficha do ancião. Se houver três ou mais portais na ficha, os investigadores perdem.
Sobre as cartas de encontro, isso aí. Se acabaram, embaralha de novo.
Por fim, sobre as pistas, certo também. Quando o jogo pedir um lugar aleatório, pegue aleatoriamente uma ficha de pista ainda não utilizada.