Esse review foi postado originalmente em: Alhos e Bugalhos
Visite nosso blog e deixe um comentário! No site você poderá ver as imagens com maior qualidade.
Na semana passada, recebemos o Tiny Epic Western que financiamos no kickstarter. Abrimos jogamos e avaliamos nossa experiência jogando Tiny Epic Western. Por isso, o post de hoje será sobre ele. Tiny Epic é uma série de jogos criados pela Gamelyn Games e como nome já diz “Tiny” (minúsculo) se trata de jogos com embalagens pequenas que são rápidos mas que não perdem em nada na qualidade, pois são “Epic” (Épicos). Exemplos de outros jogos da série são o Tiny Epic Galaxies, Kingdoms e o Defenders. Mas vamos falar do Western que é para isso que esse post foi escrito.
Ambientação
Tiny Epic Western, se trata de um jogo com temática de velho oeste. Quando você ouve falar em velho oeste, deve logo pensar em duelos de revólveres, partidas de poker em um bar onde todos tentam trapacear e todos os personagens dos filmes do gênero. Tiny Epic Western traz isso em uma versão pocket do velho oeste.
O dealer!
O jogo!
Nele, você é o “Boss” (Chefe) escolhendo entre diversas opções como, o caçador de recompensas, o homem da lei, o chefe indígena, o banqueiro, entre outros. Basicamente, o que muda é a habilidade especial de cada “Boss”, e seu objetivo como o Chefe é mandar na cidade sendo o dono de construções relacionadas ao tema. As construções te darão pontos de vitórias e o domínio sobre as industrias locais. Como se compra construções? Através de suas influências, que no jogo são representadas através de poder, lei e dinheiro que por sua vez são ganhos através de alocação de trabalhadores e rodadas de poker!
Resumindo, Tiny Epic Western incorpora de forma simples as principais idéias que você teria do velho oeste. Contudo, o jogo não deixa de lado uma estratégia considerável para atingir seu objetivo.
Como é o Jogo?
Tiny Epic Western é um jogo competitivo de 1 a 4 pessoas. A temática principal é alocação de trabalhadores, com rodadas rápidas de Poker, o jogo ficará mais claro quando explicarmos as 4 fases que formam uma rodada. Para finalizar o jogo são necessárias 6 rodadas. Antes de tudo, o setup: cada jogador recebe seus “trabalhadores”, suas influências iniciais e o tabuleiro é formado por locais chaves como prefeitura, o bar e o escritório do xerife. Eles são organizados em forma hexagonal de forma a caber uma carta de baralho entre eles, como na figura.
Setup de Tiny Epic Western!
A fase 1 é a fase de distribuição de cartas, os jogadores recebem duas cartas para as rodadas de poker, das quais devem escolher uma. Além disso, cartas são distribuídas entre os espaços dos tabuleiros.
A fase 2 é a fase de alocação de “trabalhadores”, cada jogador tem 2 meeples (ou 3, dependendo da rodada) para alocar, um de cada vez. Assim, você pode mudar sua carta de poker, ganhar influência e inclusive duelar por um espaço já ocupado! A regra de duelo é simples e você rola um dado em formato de bala! Quem ganha o último duelo vira o procurado e ganha bonificações por isso.
A fase 3 é onde algumas coisas pendentes são resolvidas e começa as rodadas de poker, em cada região do tabuleiro, todos os jogadores que tiverem alocado um meeple disputam uma rodada de poker. A rodada de poker funciona usando a sua carta e as duas adjacentes a região do tabuleiro, formando uma mão de três cartas. Quem tiver a melhor mão recebe mais influência e o jogo segue para a fase final.
A fase 4 é onde podemos comprar as construções que dão os tão valorosos pontos de vitória. Da mesma forma, onde você tiver um meeple, você pode comprar uma construção a ordem de quem compra primeiro é decidida no poker! Ao final tudo é recolhido e voltamos a fase 1.
Assim, ao completarmos 6 rodadas, contamos os pontos e definimos o vencedor! Conhecendo as regras, em cerca de 30 minutos o jogo está finalizado.
Como é jogar Tiny Epic Western?
A experiência de jogar Tiny Epic Western em geral, é boa. A imersão se dá mais pela qualidade dos componentes. Destaque, claro, para o dado em forma de bala, item indispensável para o seu duelo! Os elementos principais estão inseridos de forma simples e tudo é resolvido bem rápido, quando você se der conta, o jogo já terminou e você fica com o gostinho de quero mais.
Sua munição para o duelo!
Os componentes do jogo!
A carta do “Boss”!
As regras em geral são simples, mas não são tão bem explicadas no livro de regras, a simbologia do jogo as vezes te confunde e nem sempre você encontra como deve proceder no livro de regras. Tivemos que recorrer a internet para entender algumas cartas.
Após ultrapassado esse problema, o jogo flui bem. Apesar das regras simples, é preciso elaborar uma boa estratégia de alocação dos meeples para não ficar sem influência para comprar a tão sonhada construção que pode te trazer a vitória!
Os componentes são simples, mas bem feitos e foram melhorando com a liberação de novos objetivos na campanha do kickstarter.
O jogo é em inglês, porém isso não afeta a jogabilidade, é preciso ler apenas textos curtos em algumas cartas o que torna a jogabilidade alta para quem não domina o inglês.
Conclusão
Tiny Epic Western trará uma boa experiência para seu grupo, o jogo é rápido com um bomnível de desafio, o que deixa a rejogabilidade dele muito alta. Não nos arrependemos de financiá-lo e nem você irá se incluí-lo a sua coleção. Para finalizar vamos resumir os prós e contras do jogo:
Prós: Duração ótima (Cerca de 30 min), Ocupa pouquíssimo espaço, regras simples e ótima rejogabilidade.
Contras: Regras não tão bem explicadas, simbologia confusa as vezes, só atende até 4 jogadores ( pode ser um problema para grupos grandes).
Como o jogo é recém lançado, você não irá encontrá-lo por aqui e provavelmente terá que importá-lo.