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  3. Cry Havoc
  4. Review - Cry Havoc

Review - Cry Havoc

Cry Havoc
  • avatar
    Antiheroi19/10/16 15:21
    avatar
    Antiheroi
    19/10/16 15:21
    47 mensagens MD

    Pessoal,

    Cry Havoc é um jogo excelente, que tem pouca dependência de sorte e combina mecânicas de "dudes on a map", controle de área, guerra assimétrica e deckbuilding.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/55797_m.jpg

    1. Quem vence? 

    Vence quem conquistar mais pontos de vitória ao final de 04 ou 05 turnos, assim obtidos: 

    a) habilidades específicas de alguma facção;

    b) a partir dos resultados dos combates (dominação de área, captura de prisioneiros e eliminação de unidades do adversário);

    c) utilização, em um determinado turno (enable scoring), de cartas de habilitação de pontuação para contabilizar as áreas e recursos controlados pelo jogador;

    d) contabilização similar ao item anterior no turno final.

    2. Quem são os "dudes on a map"? 

    Há 04 facções assimétricas e balanceadas, todas com jogabilidade substancialmente diferente da outra:

    a) Humanos: jogam de forma oportunista, utilizando-se de habilidades para "furtar" controle de áreas desprotegidas e de construções para defender suas próprias áreas; têm mais força no early game;

    b) Máquinas: jogam de forma agressiva, convertendo unidades em construções e vice-versa; provocam confrontos e, usualmente, eliminam as unidades adversárias antes que o adversário possa revidar, tomando o controle das áreas com alguma facilidade; em matéria de eliminação de unidades à distância, não há nada similar; têm mais força no mid/end game;

    c) Peregrinos: jogam de forma defensiva e conseguem extrair uma quantidade incrível de pontos de vitória se conseguirem construir e proteger suas estruturas; nas palavras dos desenvolvedores, é uma facção que tem jogabilidade quase "euro"; 

    d) Troggs: jogam de forma muito, muito, muito agressiva; são capazes de dizimar as outras facções se não forem contidos; têm força incomparável no early game; no entanto, só podem ser utilizados por jogadores nas partidas com 04 jogadores; em outros setups, funcionam como força neutra que defende as áreas a serem exploradas. 

    Cada facção tem um único modelo de miniatura, todas equivalentes em custo, força e funcionamento:

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/59348_m.jpg

    Por outro lado, as estuturas são muitas e bastante diversificadas com relação a custo, habilidades e funcionamento. Elas são um dos diferenciais do jogo. 

    3. Como funciona o controle de área? 

    O mapa é circular e dividido em seções. Humanos, Máquinas e Peregrinos começam com seu quartel general situado em uma das extremidades. Os Troggs, como jogadores, começam no meio do mapa e, em qualquer caso, com pré-controle da maioria das áreas inexploradas. 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/59351_m.jpg

    Cada área inexplorada que se invade, provoca a abertura de um token (virado) dos Troggs e revela uma quantidade de unidades deles para defender o local, declarando batalha. 

    Quando uma miniatura de um jogador invade uma área controlada pelo adversário, mas que não contenha miniaturas, o controle é obtido automaticamente.

    Quando uma miniatura de um jogador invade uma área inexplorada (pré-controladas pelos Troggs) ou controlada pelo adversário com alguma miniatura, o combate é declarado. E forma de resolução do combate é um dos diferenciais do jogo.

    4. Como funciona o combate? 

    Depois de declarada a batalha, nenhum dos envolvidos pode adicionar mais unidades ou ativar estruturas na área afetada. E, em tese, a batalha será resolvida com as miniaturas já posicionadas. 

    No início do combate, é colocado um sideboard para que os jogadores meçam forças. 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/59363_m.jpg

    Este sideboard é dividido em 03 seções, resolvidas na seguinte ordem por padrão: 

    a) "Controle da área";

    b) "Captura de prisioneiros";

    c) "Eliminação de unidades do adversário" (attrition);

    O atacante posiciona tantas unidades em uma ou mais seções do sideboard. Depois o defensor. O atacante pode usar cartas. Depois o defensor. Depois o atacante etc, até desistirem do uso de ourtas cartas.

    Daí:

    a) Se o atacante tiver mais unidades na seção de "Controle da área", ele "vence" o combate, ganha pontos e toma o controle da área atacada. ou vice-versa;

    b) Se o atacante tiver mais unidades na seção de "Captura de prisioneiros", ele aprisiona 01 singela unidade do adversário, que fica fora do pool do coitado até ser resgatada; ou vice-versa. Notem que isto pode ser utilizado para remover unidades da seção seguinte e, eventualmente, impedir os seus efeitos.

    c) Quantas unidades tiverem sobrado na seção de "Eliminação de unidades do adversário" (attrition), levarão à eliminação de tantas quantas do adversário.

    Isto pode levar a resultados diferentes e surpreendentes. O defensor pode, por exemplo, perder controle de uma área e ser forçado a bater em retirada para outra, mas - ainda assim - provocar a eliminação de todas as miniaturas do "vencedor", que terminará com uma área totalmente vulnerável.

    Ou o atacante pode conquistar o controle de uma área e provocar que os Troggs (como facção neutra, em jogos de 02 ou 03 jogadores) batam em retirada para uma área de interesse de outro jogador.

    5. Como funciona o deckbuilding? O deckbuilding é razoavelmente simples, mas tem grande impacto no jogo. Cada facção tem seu deck padrão. E, sob determinadas circunstâncias, o jogador pode comprar cartas neutras que têm finalidades primárias específicas (movimentar unidades, recrutar unidades e/ou construir estuturas) e habilidades de combate. 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/59359_m.jpg

    Como os decks são pequenos, as cartas acabam sendo embaralhadas uma vez atrás da outra e as escolhas mostram seu peso. 

    6. Vale a pena comprar? Cry Havoc é um grande jogo, que terá seu lugar no meu grupo, em pé de igualdade com Cthulhu Wars (mais expansões) e Blood Rage (com expansões). É um jogo razoavelmente rápido (menos de 1h c/ 3 jogadores) e que tem peculiaridades que o tornam muito especial e divertido. Recomendo a compra!

    Abraços,


    AntiHerói

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  • SnwMn
    105 mensagens MD
    avatar
    SnwMn19/10/16 15:37
    SnwMn » 19/10/16 15:37

    Ficarei de olho.

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal19/10/16 17:02
    Ovatsug Rednal » 19/10/16 17:02

    poxa, por tudo que você escreveu fiquei com muita vontade de jogar... mas ai li "grandes jogos... blood rage" deu uma desanimada. hahha

    ainda assim acho que semana que vem vou experimentar essa belezinha ai. e belo review =)

    2
  • Antiheroi
    47 mensagens MD
    avatar
    Antiheroi19/10/16 22:29
    Antiheroi » 19/10/16 22:29

    Ovatsug Rednal::poxa, por tudo que você escreveu fiquei com muita vontade de jogar... mas ai li "grandes jogos... blood rage" deu uma desanimada. hahha

    ainda assim acho que semana que vem vou experimentar essa belezinha ai. e belo review =)

    Cara,

    Não sei o que te desagradou no Blood Rage, mas realmente o considero um excelente jogo. A sorte é um fator quase insignificante, sendo malícia e blefe as maiores armas dos jogadores. 

    Mas voltando ao Cry Havoc.... jogamos hoje a dois! Outra surpresa agradável. O tabuleiro tem dupla face, havendo um mapa para dois e outro para três/quatro. 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/069/z0sk2x.jpg

    O jogo foi brutal, com uma vitória esmagadora das Máquinas sobre os Peregrinos!

    Abraços,

    AntiHerói

    1
  • ArturFel
    490 mensagens MD
    avatar
    ArturFel20/10/16 07:39
    ArturFel » 20/10/16 07:39

    To com o meu aqui tb doido para testar. Quando vi o combate e por ser um jogo com facçoes com habilidades assimétricas ja comprei na hora.

    E diferente de outro grande jogo, Chaos, esse é balanceado para 2 ou 3 jogadores o que é algo excelente.


    Quanto aos peregrinos, acho que eles são a raça mais complicada de jogar, se o jogador nao manter o foco nas principais características deles, vai perder facil.

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal20/10/16 08:54
    Ovatsug Rednal » 20/10/16 08:54

    não gostei muito do blood rage, por que tanto pelo nome quanto pela temática, ele se vende como um jogo de guerra e controle de território. mas é um jogo euro meio bunda, que você não precisa guerrear uma única vez pra ganhar. não é um jogo ruim, me divirto sempre que jogo, mas fica aquela sensação que comprei uma coisa e me venderam outra. haha

    e é um jogo bem basicão. pegou só mecânicas já consagradas, não inventou nada, não fez mais do que colocar o nome da cool mini em mecânicas famosas e com miniaturas bonitas. ai junta o tema viking q faz sucesso e fim. tivemos um sucesso instantâneo. rs

    mas não vou desviar o tópico. cry havock jogarei na segunda. ai espero confirmar aqui que é bom mesmo hehe

    1
  • thiago_elfo
    18 mensagens MD
    avatar
    thiago_elfo20/10/16 10:47
    thiago_elfo » 20/10/16 10:47

    Recebi o meu a dois dias atrás e estou bastante ansioso para jogar. Essa assimetria é um fator que me atraiu muito! Espero que lancem expansões com mais facções, pois acho que acrescenta muito na rejogabilidade. 

    0
  • thiago_elfo
    18 mensagens MD
    avatar
    thiago_elfo20/10/16 10:52
    thiago_elfo » 20/10/16 10:52

    Ovatsug Rednal::não gostei muito do blood rage, por que tanto pelo nome quanto pela temática, ele se vende como um jogo de guerra e controle de território. mas é um jogo euro meio bunda, que você não precisa guerrear uma única vez pra ganhar. não é um jogo ruim, me divirto sempre que jogo, mas fica aquela sensação que comprei uma coisa e me venderam outra. haha

    e é um jogo bem basicão. pegou só mecânicas já consagradas, não inventou nada, não fez mais do que colocar o nome da cool mini em mecânicas famosas e com miniaturas bonitas. ai junta o tema viking q faz sucesso e fim. tivemos um sucesso instantâneo. rs

    mas não vou desviar o tópico. cry havock jogarei na segunda. ai espero confirmar aqui que é bom mesmo hehe

    Ovatsug, gosto muito do Blood Rage. Acho um jogo dinâmico e te permite algumas estratégias/combos interessantes. O que acabou me incomodando nele, e também o meu grupo de jogo, é que a relevância dos combates é "baixa". O combate serve mais pra dominar uma área pra cumprir um objetivo do que pontuar, pois a pontuação por vencer combates é baixa e dependendo do jeito que o jogo encaminha, vc não consegue combater muito. Acho que a pontuação de combate deveria ser maior, pois isso tornaria relevante até a aquisição de melhorias voltadas pra batalha, coisa que nas minhas mesas de jogo são ignoradas. Não sei se alguma expansão chega a concertar isso. Só possuo a dos misticos -- que agrega muito ao jogo, na minha opinião.

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal20/10/16 12:20
    Ovatsug Rednal » 20/10/16 12:20

    thiago_elfo::
    Ovatsug Rednal::não gostei muito do blood rage, por que tanto pelo nome quanto pela temática, ele se vende como um jogo de guerra e controle de território. mas é um jogo euro meio bunda, que você não precisa guerrear uma única vez pra ganhar. não é um jogo ruim, me divirto sempre que jogo, mas fica aquela sensação que comprei uma coisa e me venderam outra. haha

    e é um jogo bem basicão. pegou só mecânicas já consagradas, não inventou nada, não fez mais do que colocar o nome da cool mini em mecânicas famosas e com miniaturas bonitas. ai junta o tema viking q faz sucesso e fim. tivemos um sucesso instantâneo. rs

    mas não vou desviar o tópico. cry havock jogarei na segunda. ai espero confirmar aqui que é bom mesmo hehe

    Ovatsug, gosto muito do Blood Rage. Acho um jogo dinâmico e te permite algumas estratégias/combos interessantes. O que acabou me incomodando nele, e também o meu grupo de jogo, é que a relevância dos combates é "baixa". O combate serve mais pra dominar uma área pra cumprir um objetivo do que pontuar, pois a pontuação por vencer combates é baixa e dependendo do jeito que o jogo encaminha, vc não consegue combater muito. Acho que a pontuação de combate deveria ser maior, pois isso tornaria relevante até a aquisição de melhorias voltadas pra batalha, coisa que nas minhas mesas de jogo são ignoradas. Não sei se alguma expansão chega a concertar isso. Só possuo a dos misticos -- que agrega muito ao jogo, na minha opinião.

    só joguei o base, não sei como funcionam as expansões.
    alias uma coisa que me dá NOJO no jogo é ele ter sido vendido incompleto. cara, sem expansão você tem que inutilizar espaços do tabuleiro por que são pra jogar com 5 players. o jogo foi pensado pra 5. isso foi tão filhadaputice quanto a capcom que colocou DLC no próprio Cd base do jogo

    1
  • Antiheroi
    47 mensagens MD
    avatar
    Antiheroi20/10/16 13:55
    Antiheroi » 20/10/16 13:55

    ArturFel::To com o meu aqui tb doido para testar. Quando vi o combate e por ser um jogo com facçoes com habilidades assimétricas ja comprei na hora.

    E diferente de outro grande jogo, Chaos, esse é balanceado para 2 ou 3 jogadores o que é algo excelente.


    Quanto aos peregrinos, acho que eles são a raça mais complicada de jogar, se o jogador nao manter o foco nas principais características deles, vai perder facil.

    Artur,
    Os peregrinos tendem a vencer se conseguirem controlar 03 áreas e montar uma linha de produção de cristais nelas. Se tiverem teleporte, podem tirar a tranquilidade dos adversários que estiverem começando a fazer pontos demais.
    Complicado, mesmo, é o jogo das máquinas. Elas não tem formas de "inventar" pontos de vitória como os humanos e peregrinos, nem varrem o mapa ligeiramente como os Troggs.
    Abraços,
    AntiHerói

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