hildebrando::Que pena que descobri esse jogo somente agora. Queria ter participado do KS dele. Vou comprar a versão retail e depois tentar conseguir os Add On.
Aproveitando que o butilheiro tem tanto o Scythe quanto o Mare Nostrum quero fazer uma pergunta:
Cabem os dois na mesma coleção? Estou dizendo isso pois me parece dois jogos de dinamica parecida. Aparentam ser war game com mecanicas de euro game ou estou enganado? Vejo que no final as batalhas não são essenciais para a vitoria, igua no Scythe, e a interação entre os jogadores acaba dependendo da caracteristica das pessoas que compõe a mesa.
Olha, pra mim são jogos completamente diferentes. O Scythe é um euro, sobre isso não há dúvidas. A mecânica mais forte dele é a de ação programada, combinanda com a de alocação de trabalhadores e no final, na pontuação, o controle de territórios é determinante para a vitória. Nesse ponto, ele só te força ao combate caso você precise conquistar territórios, o que geralmente não acontece numa partida em 2 ou 3, mas é bem frequente numa partida com 4 ou mais jogadores. Scythe é sobre produzir e otimizar a utilização de seus recursos.
Já Mare Nostrum é um civi game. Dificilmente você vai vencer uma partida sem combater. Dificilmente você vai controlar territórios que precisa pra alcançar algums dos 4 objetivos sem invadir uma Cidade-Estado ou sem tirar o adversário de um lugar que produza um recurso que você precisa. Ao contrário do Scythe, você não tem todos os recursos à sua disposição e precisa diversificar pra crescer. E cara, são 13 tipos diferentes de recursos. Tem muito mapa pra explorar. O seu crescimento e otimização não são lineares como no Scythe e você pode muito bem abdcar de algum deles, caso seu objetivo não seja o de dominar as 3 áreas de "tecnologias". Ao mesmo passo em que pode focar em só aumentar sua força militar pra conquistar cidades, você pode perder se alguém fizer 5 heróis antes de você. As mecânicas do jogo envolvem bem mais o controle de área, mas bem menos a ação programada. Fora que no jogo há negociação (muita) que no Scythe é inexistente.
Em tenho ambos e acho que são jogos pra momentos e grupos diferentes (minha noiva ama Scythe, mas não curte Mare Nostrum justamente por ser um jogo com muita interação e combates).