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  3. Mare Nostrum: Empires
  4. TTZO: Mare Nostrum: Empires - Resenha

TTZO: Mare Nostrum: Empires - Resenha

Mare Nostrum: Empires
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/10/16 13:20
    Rodrigo Neves » 18/10/16 13:20

    leandrofvaz::Salve Rodrigo, como sempre ótima resenha [e essa não ficou tãoooooo compridona]. Achei o jogo bem legal, gostei porque o conflito é para mim, apenas uma das opções do jogo, visto que é uma das várias possibilidades de buscar (não pelo conflito, mas através dele) a vitória. No nosso grupo teve poucas batalhas, mas foram decisivas. Também achei o comércio muito interessante, além de original a forma de decidir a ordem dos jogadores.

    A única ressalva que faço do Mare Nostrum Empire é a possibilidade de um fim anticlimax, acredito que isso é devido as grandes possibilidades de fim de jogo. Não jogamos com a expansão, portanto, não sei o que ela muda (pois não li as regras, jogando o base pela explicação de um amigo), ou se muda alguma condição de vitória, mas realmente tive essa impressão quanto aos gatilhos para fim de jogo.

    Eu assumo que gostei, realmente é um ótimo jogo e atribuí uma nota 8.5 nele [entre 8.5 a 8.9, para meu critério, são os jogos ótimos] , ou seja, para mim é ótimo mas não é excelente. Mas espera aí, isso é algum problema, rsrsrsrsrsrs?. Realmente não, isso apenas é um problema quando jogo o jogo antes de tentar adquiri-lo, nisso, pode ser que eu perca a intenção de obtê-lo depois, mesmo sendo muito bom. 

    Vi que gostou muito dele, eu também gostei, no entanto, eu ainda prefiro os CIVs que me passam a impressão de algo mais épico, o que não tive no Mare Nostrum Empire. Mas trocando de pau pra cacete, um dos tantos jogos que você resenhou recentemente e, rolou uma mesa aqui [coincidentemente não participei porque estava no Mare Nostrum Empire] e, realmente eu devo pegar é o Food Chain Magnate, me parece ser fantástico.  

    Enfim, eu gostei muito desse jogo, achei tudo redondinho, mecânicas bem encaixadas, simples [não muito longo], é verdade que o final é meio repentino [esse é o ponto que não gostei tanto]. É realmente um jogo que vale muito a pena conhecer, além disso, concordo que a produção dele é ótima, mesmo na versão retail é uma obra de arte. 

    Olá Leandro, muito obrigado pela sua participação e por enriquecer a postagem com suas impressões. Seu argumentos e análises são sempre muito coerentes e bem embasados. 

    Sobre a questão do clímax quebrado, creio que seja uma consequência da grande variedade de condições para o fim do jogo. Mas entenda, concordo contigo que pode ser frustrante, mas acredito que está característica reforça ainda mais a temática do jogo. Ele é um jogo de muita interação, seja direta ou indireta... requer uma leitura constante da mesa e oponentes. Infelizmente temos aqui um jogo onde somos obrigados a abrir mão das nossas estratégias e adiar planos para impedir nossos oponentes de ganhar... isto é foda... mas é muito frustrante também. E muito real, temático. É necessário marcar o comércio, contar os recursos.

    E sobre o Food, cara, vai fundo, o jogo é fantástico. 

    Muito obrigado pela participação e pelo seu feedback. Um grande abraço. 

    0
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/10/16 13:24
    Rodrigo Neves » 18/10/16 13:24

    mario::Só consigo dizer parabéns!!!

    Muito obrigado Mário. Sei que gosta destes jogos que ficam lindões na mesa... hehehe.... sempre com muito bom gosto. Valeu pelas congratulações. Grande abraço. 

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/10/16 13:28
    Rodrigo Neves » 18/10/16 13:28

    MOITA1980::Gostei da resenha, me fez crescer o interesse por esse jogo.  Ele é sem dependência de idioma?

    Valeu Moisés! Ele é um jogo que vale a pena conhecer, com toda certeza. Agrada aos grupos que gostam de um civ e jogos temáticos. Sobre a questão do idioma, ele é totalmente independente. Só tem texto no manual e no play aid com a descrição dos heróis. Mas este se encontra incluso no manual. O pessoal da Tabula Quadrada fez um bom trabalho com a tradução dele. Está disponível aqui na Ludo para download. Preocupação zero com relação ao idioma. Abs

    1
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz18/10/16 13:31
    leandrofvaz » 18/10/16 13:31

    Rodrigo Neves salve, mas nem achei quebrado. Como você ressaltou, também vejo como a proposta dele, existe várias possibilidades de vitória e também acredito que isso gera a sensação [para mim] de fim repentino [me lembrou um pouco as primeiras partidas de Cyclades, quando os jogadores ainda não conseguem visualizar bem o jogo um do outro], mas esse fator, [dos vários caminhos para vitória] é muito interessante, pois isso pode mudar drasticamente um jogo para outro, dependendo do perfil dos jogadores. 

    E convenhamos, dentro da proposta isso está muito bem implementado, senão poderia deixar o jogo bem mais longo, no tempo que dura acho excelente. Essas fichas de poker ficaram lindas em, o pessoal aqui não pegou esse plege do ks.

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/10/16 13:43
    Rodrigo Neves » 18/10/16 13:43

    leandrofvaz::Rodrigo Neves salve, mas nem achei quebrado. Como você ressaltou, também vejo como a proposta dele, existe várias possibilidades de vitória e também acredito que isso gera a sensação [para mim] de fim repentino [me lembrou um pouco as primeiras partidas de Cyclades, quando os jogadores ainda não conseguem visualizar bem o jogo um do outro], mas esse fator, [dos vários caminhos para vitória] é muito interessante, pois isso pode mudar drasticamente um jogo para outro, dependendo do perfil dos jogadores. 

    E convenhamos, dentro da proposta isso está muito bem implementado, senão poderia deixar o jogo bem mais longo, no tempo que dura acho excelente. Essas fichas de poker ficaram lindas em, o pessoal aqui não pegou esse plege do ks.

    Hehehe... com o termo "quebrado" eu tentei expressar um sinônimo para "clímax interrompido". E como vc disse, é uma questão de aprender a ler o jogo mesmo, entender o desenvolvimento dele. Mas te entendi sim, fique tranquilo. E as fichas são um show mesmo... só que a caixinha é um absurdo de pesada, apesar de pequena. Deve ser quase o peso de um Space Cantina (Fel e Warny que me perdoem a piada sem graça, mas não me aguentei.) Heheheh. 

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro18/10/16 13:57
    butilheiro » 18/10/16 13:57

    Já tava louco pelo jogo. Agora, com esse review excelente do Rodrigo, fiquei ainda mais na expectativa. Se alguém aparecer vendendo a cópia do Kickstarter, eu levo! hahaha

    1
  • rmeloni
    179 mensagens MD
    avatar
    rmeloni18/10/16 14:03
    rmeloni » 18/10/16 14:03

    butilheiro::Já tava louco pelo jogo. Agora, com esse review excelente do Rodrigo, fiquei ainda mais na expectativa. Se alguém aparecer vendendo a cópia do Kickstarter, eu levo! hahaha

    A Academy Games está vendendo a expansão dos prédios em plastico e o mapa gigante, mas o frete é uma facada!!
    https://academygames.com/

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro18/10/16 14:05
    butilheiro » 18/10/16 14:05

    rmeloni::
    butilheiro::Já tava louco pelo jogo. Agora, com esse review excelente do Rodrigo, fiquei ainda mais na expectativa. Se alguém aparecer vendendo a cópia do Kickstarter, eu levo! hahaha

    A Academy Games está vendendo a expansão dos prédios em plastico e o mapa gigante, mas o frete é uma facada!!
    https://academygames.com/

    Eu quero ele completo, com o jogo base, a expansão e os add-ons. hehehe

    2
  • Trisquad
    87 mensagens MD
    avatar
    Trisquad18/10/16 14:15
    Trisquad » 18/10/16 14:15

    Rodrigo, antes de mais nada parabéns por mais uma excelente resenha. 

    Sobre os combates, sei que não são o foco do game, mas quando diz que o mesmo pode durar várias rodadas, isso por acaso diz respeito ao fato de só serem considerados acertos os numeros 5 e 6 no dado? Se for o caso, existem maneiras de mitigar esta sorte? Adoro Eldritch Horror, por exemplo, mas tentar enfrentar os monstros sem item nenhum para ajudar (lá) é suicídio. Espero que não seja assim aqui tb, onde um investimento alto em frotas pode acabar perdendo para um jogador com poder militar inferior (e mais sortudo) por conta das rolagens. 

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves18/10/16 14:42
    Rodrigo Neves » 18/10/16 14:42

    Trisquad::Rodrigo, antes de mais nada parabéns por mais uma excelente resenha. 

    Sobre os combates, sei que não são o foco do game, mas quando diz que o mesmo pode durar várias rodadas, isso por acaso diz respeito ao fato de só serem considerados acertos os numeros 5 e 6 no dado? Se for o caso, existem maneiras de mitigar esta sorte? Adoro Eldritch Horror, por exemplo, mas tentar enfrentar os monstros sem item nenhum para ajudar (lá) é suicídio. Espero que não seja assim aqui tb, onde um investimento alto em frotas pode acabar perdendo para um jogador com poder militar inferior (e mais sortudo) por conta das rolagens. 

    Olá Kadu, valeu pelo feedback! É bacana saber que o material em média tem agradado.

    Deixa eu te explicar um combate para que fique mais claro a minha afirmação. Em primeiro lugar, existem os combates marítimos e os terrestres, que são bem parecidos, então vou me ater ao terrestre para fins didáticos. Ao mover suas legiões para uma província que contenha unidades de outro jogador, a guerra é declarada imediatamente. Cada jogador rola uma quantidade de dados marrons igual ao ao número de unidades que controla naquela região. Os dados são D6, com faces: 3, 3, 4, 4, 5 e 6. Cada jogador soma o total das faces e faz uma divisão euclidiana por 5, desprezando o resto. O resultado (quociente) da divisão é o número de acertos do jogador, que será a baixa sofrida nas unidades do oponentes. Note, que como o valor mínimo é 3, a cada dois dados, se garante um acerto, pois a soma de 3 + 3 > 5. Matematicamente, se alguém entrar com 6 unidades em uma região com 3 inimigos a vitória é certa na primeira rodada. 

    No entanto, avalie que os custos para colocar uma legião não são baratos no inicio do jogo e que podem ser construídas fortalezas que ignoram um acerto por ataque. Considere ainda que neste jogo não pode ser efetuado mais de um ataque por rodada, ou seja, se não destruir todo mundo de primeira, tem que esperar a rodada seguinte para continuar (isto mesmo, não é tipo War, hehehe). E por fim, a fase de construção vem antes das manobras e ataque, isto viabiliza a oportunidade de entrar com novas unidades e mover para a guerra, antes de um próximo ataque ocorrer (mas ai depende dos interesse do líder militar naquela rodada, já ele vai decidir quem joga primeiro). Estes fatos prolongam a guerra, e dificultam que você perca o controle de uma região em uma única rolada de dados. 

    Mas entenda... se a superioridade for muito alta, não tem muito como ficar protelando.

    Espero que tenha ajudado.

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