Trisquad::Rodrigo, antes de mais nada parabéns por mais uma excelente resenha.
Sobre os combates, sei que não são o foco do game, mas quando diz que o mesmo pode durar várias rodadas, isso por acaso diz respeito ao fato de só serem considerados acertos os numeros 5 e 6 no dado? Se for o caso, existem maneiras de mitigar esta sorte? Adoro Eldritch Horror, por exemplo, mas tentar enfrentar os monstros sem item nenhum para ajudar (lá) é suicídio. Espero que não seja assim aqui tb, onde um investimento alto em frotas pode acabar perdendo para um jogador com poder militar inferior (e mais sortudo) por conta das rolagens.
Olá Kadu, valeu pelo feedback! É bacana saber que o material em média tem agradado.
Deixa eu te explicar um combate para que fique mais claro a minha afirmação. Em primeiro lugar, existem os combates marítimos e os terrestres, que são bem parecidos, então vou me ater ao terrestre para fins didáticos. Ao mover suas legiões para uma província que contenha unidades de outro jogador, a guerra é declarada imediatamente. Cada jogador rola uma quantidade de dados marrons igual ao ao número de unidades que controla naquela região. Os dados são D6, com faces: 3, 3, 4, 4, 5 e 6. Cada jogador soma o total das faces e faz uma divisão euclidiana por 5, desprezando o resto. O resultado (quociente) da divisão é o número de acertos do jogador, que será a baixa sofrida nas unidades do oponentes. Note, que como o valor mínimo é 3, a cada dois dados, se garante um acerto, pois a soma de 3 + 3 > 5. Matematicamente, se alguém entrar com 6 unidades em uma região com 3 inimigos a vitória é certa na primeira rodada.
No entanto, avalie que os custos para colocar uma legião não são baratos no inicio do jogo e que podem ser construídas fortalezas que ignoram um acerto por ataque. Considere ainda que neste jogo não pode ser efetuado mais de um ataque por rodada, ou seja, se não destruir todo mundo de primeira, tem que esperar a rodada seguinte para continuar (isto mesmo, não é tipo War, hehehe). E por fim, a fase de construção vem antes das manobras e ataque, isto viabiliza a oportunidade de entrar com novas unidades e mover para a guerra, antes de um próximo ataque ocorrer (mas ai depende dos interesse do líder militar naquela rodada, já ele vai decidir quem joga primeiro). Estes fatos prolongam a guerra, e dificultam que você perca o controle de uma região em uma única rolada de dados.
Mas entenda... se a superioridade for muito alta, não tem muito como ficar protelando.
Espero que tenha ajudado.