









Atenção: Mais tarde percebemos que aqui houve um equivoco, pois os 2 Robôs SLOW na zona de frenagem deveriam ter MOVIDO após o líder ter finalizado seu movimento. Com o movimento deles, ambos teriam parado na LES COMBES e portanto o DESCOLADO não precisaria ter retardado a freada. Pelo menos ficou a emoção! 






ANÁLISE DA PARTIDA
Apesar de termos carrinhos maravilhosos para usar no lugar dessas coisinhas ai em cima, meu amigo resolveu adotá-los para estrear a nova pintura que fiz neles. E não é que deu para o gasto? Foi a segunda partida de meu amigo no RF90, tive que lembrar algumas regras mas seu apreço pelo jogo o fez lembrar de bastante coisa e desta vez conseguimos jogar com a HAZARD, com as estratégias das expansões e também fizemos uma prova até o final ao invés da Short Race.
Apenas esclarecendo para os iniciantes:
Estratégia HAZARD: Dá +1 de movimento ao dar dano no carro ou fazer compra cega quando jogar carta verde. Ganha Track Cards se conseguir somar 6 ou mais pontos de movimento (e tomar dano ou compra cega neste movimento).
Habilidade REFLEXES: Soma +20 a qualquer check test feito na corrida, inclusive check test ao ultrapassar retardatários.
Estratégia SAVE FUEL: Permite adiar o pit stop 1 turno OU comprar uma TRACK CARD sempre que jogar cartas menores ou iguais a 2 para mover o carro.
Habilidade VERSATILITY: Permite trocar de estratégia a qualquer momento da corrida sem precisar perder um turno (após um pit stop pode usar novamente).
PRIMEIRO STINT
Nem preciso dizer que meu amigo ficou fascinado pela HAZARD, ainda mais com a apelona REFLEXES. Some-se a isso o fato de corrermos numa pista de ALTÍSSIMA VELOCIDADE como SPA (onde os Robôs não atrapalham) e também o fato dele largar na POLE. O resultado foi que ele abriu praticamente MEIA PISTA para mim apenas no primeiro stint massacrando seu carro sem dó. No entanto seus pneus foram deteriorando rapidamente o que o fez perder preciosos "segundos" (Pontos de Movimento) pouco antes do pit no turno 8.
Meu carro, ao contrário, ficou com baixo rendimento boa parte do primeiro stint (só cartas +3 na mão) o que não me permitiu fazer voltas rápidas mesmo tendo pista livre à frente e consequentemente ter deixado o líder da corrida abrir bastante.
Curiosidade: No meu último turno, antes do meu pit, meu PNEU ACABOU! Como eu só tinha carta com PNEU na mão, teria que antecipar meu pit. Mas eu tinha a habilidade VERSATILITY, portanto troquei para SAVE TYRES e consegui mover o meu carro sem precisar antecipar meu pit.
SEGUNDO STINT
Pedro trocou a HAZARD pela SAVE TYRES e continou "sobrando" na pista, mas sendo o líder da prova perdeu algum tempo para ULTRAPASSAR RETARDATÁRIOS o que fez eu me aproximar bastante. Eu também troquei para SAVE TYRES e também voei baixo o que ajudou bastante a encostar na liderança.
Veio o SEGUNDO PIT STOP do PEDRO e as coisas pioraram para ele, pois mesmo mantendo SAVE TYRES, poucas cartas com PNEUs o impediram de abrir distância. Então começou o MEU dilema, pois colado nele eu ainda precisava fazer meu segundo PIT STOP. Foi ai que valeu a minha Habilidade VERSATILITY e optei por NÃO FAZER MEU SEGUNDO PIT e tentar ir até o fim da prova sem parar novamente. Os pneus não me preocupavam tanto, o meu maior problema seria a falta de TRACK CARDS pois eu teria que ficar jogando +2+2 quase até o fim da corrida apenas para poupar gasolina sendo que meu oponente não teria essa limitação e ainda poderia jogar TRACK CARDS. Minha sorte foi que o carro do PEDRO teve um péssimo rendimento no último stint de corrida o que me permitiu me aproximar e ficar colado nele nas últimas voltas, brigando por cada palmo de pista.
O que eu previa realmente aconteceu: O fato do meu combustível estar escasso me impedia de mover acima de 4 pontos de movimento e com isso acabei sendo ultrapassado na penúltima volta! Sem track cards fui incapaz de alcançá-lo na última volta da corrida.
Foi a primeira vez que usei a habilidade VERSATILITY e nem preciso falar minha imensa SATISFAÇÃO com ela. Que habilidade FORMIDÁVEL! Foi graças a ela que eu pude brigar de igual para igual com meu amigo pelas últimas voltas pois se tivesse que fazer mais um pit stop era praticamente dar adeus à corrida. Se antes das expansões talvez essa habilidade estivesse um pouco relegada à segundo plano, agora com as novas SAVE FUEL e PUSH sem dúvida alguma ela ganhou quase um status de ESTRATÉGIA!
Incrível notar que o combo "apelador" HAZARD + REFLEXES, apesar de ter permitido ao meu amigo abrir MEIA PISTA de vantagem, ainda assim não permitiu que ele vencesse a prova com folga, como era de se esperar. E não foi por causa de nenhum evento aleatório como CHUVA ou SAFETY CAR, como também era de se esperar.
Isso se deveu (pelo menos nessa corrida) ao desempenho das ESTRATÉGIAS escolhidas. HAZARD permitiu a ele abrir muito no começo, mas o fato dele ter feito um pit stop no turno 8 o forçou a realizar mais uma parada. SAVE FUEL me permitiu poupar muito combustível e portanto realizar apenas 1 pit stop, no entanto o preço que SAVE FUEL cobra é alto se não for bem planejada (e ela não foi). Não estava nos meus planos fazer apenas uma parada, eu o fiz apenas porque as circunstâncias da corrida mudaram. É sem dúvida um dos atributos mais poderosos do jogo RACE! FORMULA 90, poder adaptar sua estratégia à situação da corrida ou o comportamento do carro. Mais do que isso, permitir aos jogadores recuperarem uma corrida praticamente perdida - sem os habituais porém perfeitamente válidos subterfúgios de CHUVA e SAFETY CAR.
Corridaça!