Olá,
No manual de regras do Carcassonne da versão da Devir há a seguintea explicação:
"O abade tem uma característica especial: se na sua segunda ação você não colocou nenhum seguidor, você poderá recuperar seu abade do tabuleiro. Ao fazer isso, você receberá os pontos e blablabla..."
No exemplo mostrado no manual há a seguinte descrição:
"Coloque uma cartela junto a um jardim, mas não coloque sobre ela nenhum seguidor(meeple). blablabla..." (Na imagem há um jardim com um abade cercado por tiles na parte superior, superior direita, ao lado direito, ao lado esquerdo e o tile que será colocado na parte superior esquerda).
Gostaria de saber se eu só posso retirar o abade se eu colocar um tile ao redor (no raio de pontuação) do jardim em que ele está? ou seja, caso eu não coloque um tile adjacente ao meu abade não posso retirá-lo?
A segunda questão é se eu posso colocar um meeple sobre os jardins ou apenas o abade tem este poder? A única parte que fala sobre é a seguinte:
"O abade deve ser colocado em um monastério ou num jardim". Note que não há referência se meeples são ou não proibidos nos jardins.
Desde já agradeço.