Por endou_kenji
Em uma lua distante, no longínquo ano 3000, Skyline City precisa cada vez mais de espaço. A infraestrutura já está pronta para receber seus novos moradores e suas famílias, agora a única coisa que resta é construir os gigantescos arranha-céus. Não há tempo a perder, a construção dos incríveis prédios já começa nas plataformas flutuantes antes mesmo do prédio ter um terreno para si. Agora resta saber quem vai se instalar nos melhores lugares da cidade e ter acesso às melhores amenidades.

Arranha-céu incoming!
O que é?
Remake do famoso, e clássico, Capitol (https://www.ludopedia.com.br/jogo/capitol), do Alan R. Moon (criador do Ticket to Ride, Elfenland e Airlines Europe) e Aaron Weissblum (co-criador de vários jogos do Alan R. Moon). O Skyline traz de volta tudo que tem de legal no Capitol e incorpora a ele alguns elementos novos.
Ele se trata de um disputado controle de área, onde cada jogador representa uma companhia construtora e terá que fazer o arranha-céu mais alto, para controlar cada quarteirão. Mas, não bastando isso, cada quarteirão tem que ter uma certa quantidade de conveniências (parques, espaçoportos e megashoppings) para que as pessoas queiram viver lá. Além disso, os jogadores podem também reservar espaços em áreas que acham importantes.
Aquele que conseguir contrabalançar isso tudo, será o vencedor.
O jogo
O jogo tem uma duração fixa de quatro rodadas, onde cada rodada tem quatro fases, sendo elas:
- Fase de Construção
- Fase de Melhorias
- Fase de Pontuação
- Fase de Compras
No jogo temos quatro tipos de cartas, Cartas de Teto, Andar, Contrato e STOP. Que servem para fazer as ações (no caso das cartas de Teto, Andar e Contrato) ou para o leilão da Fase de Melhorias (a carta STOP).
Bem, então vamos lá…
Na Fase de Construção, cada jogador vai fazer uma ação ou passar e a fase dura até que todos passem. Suas ações irão depender das cartas em sua mão.
Todos os jogadores tem uma planta (seu tabuleiro individual), onde ele constrói seus prédios.

Tabuleiro Individual
- Ele pode jogar uma carta de Andar e colocar dois andares em seus prédios incompletos (ele pode começar um novo ou aumentar um já em construção) em seu tabuleiro individual
- Jogar uma carta de Teto e colocar um teto (triangular ou curvado) em um prédio incompleto em seu tabuleiro individual
- Colocar um de seus outdoors em um terreno vazio e garantir que aquele terreno é seu, e perder 1 ponto
- Usar uma carta de Contrato e instalar um de seus prédios completos em um terreno vazio
- Passar e não fazer mais nada durante o resto da rodada
As cartas de Contrato tem bairros específicos onde elas podem ser usadas. Cada bairro é subdividido em quarteirões, e cada quarteirão só pode ter um único tipo de teto, então fica meio que uma corrida pra garantir que o tipo de teto que você quer, esteja no quarteirão que lhe interessa. Não bastando isso, a contrapartida é que ganha a pontuação de um quarteirão, o jogador que tiver a maior quantidade de andares naquele quarteirão, e como a quantidade de tetos de cada jogador é limitada, portanto, é interessante colocar prédios mais altos, o que te deixa no dilema de tentar esperar e crescer um pouco mais aquele prédio antes de colocá-lo ou coloca-lo logo e garantir que via ter o tipo de prédio que você quer?
Já na Fase de Investimento, haverão três leilões para ver quem vai colocar cada uma das melhorias disponíveis.
O que tem de interessante nesse leilão, é que ele é bem diferente do que já vi em jogos por aí.
Cada jogador usa as mesmas cartas que usa pra construir as coisas na fase de Construção, pois as cartas tem um valor de 1 à 8, e só é usado no leilão, esse valor (não importa o tipo de carta).

Carta de Andar (varia de 1 a 8)

Carta de Teto (varia de 1 a 7)

Carta de Contrato
Para cada leilão, todos os jogadores organizam TODAS as suas cartas da mão em uma pilha virada para baixo, colocando-as na ordem que quiser e inserindo a carta de STOP na posição que quiser dessa pilha. Depois, cada jogador vai revelando a carta do topo da pilha, até que venha a carta de STOP de cada jogador.

A carta STOP
Todas as cartas abertas serão válidas para aquele leilão, e todas as cartas fechadas estão fora.
Quem tiver o maior valor, construirá aquela melhoria em específico.
Depois é feito o mesmo para as melhorias restantes.

Megashopping

Parque
Na Fase de Pontuação cada jogador conta a quantidade de andares que ele tem em um determinado quarteirão, quem tiver mais, ganha 2pt + 1 ponto para cada parque e/ou outdoor dos oponentes naquele quarteirão. O segundo lugar ganha apenas 1pt para cada Parque e/ou Outdoor dos oponentes.
Além disto, se um quarteirão tiver um Megashopping, os pontos daquele quarteirão são duplicados.
Já na Fase de Compras, cada jogador compra 6 cartas das pilhas abertas (cada tipo de carta é embaralhado separadamente e forma-se uma pilha voltada para cima com essas cartas durante o setup), à sua escolha.
Além disso, cada Espaçoporto dá aos jogadores que venceram aquele quarteirão, uma oportunidade de comprar cartas extras: o primeiro lugar compra duas cartas extras e o segundo lugar compra uma carta extra.

O Espaçoporto
No final da quarta rodada, ganha aquele que tenha feito mais pontos.

Uma partida em andamento
Componentes
Os componentes do jogo são de excelente qualidade. Os tiles são grossos e bem resistentes, os blocos dos andares e tetos são bem pintados e de ótima qualidade. As cartas são padrão, nada de absurdo (elas não tem o acabamento em linho que faz com que não grudem), mas são de boa qualidade (eu diria que estão bem no padrão da COPAG). O tabuleiro é bom e resistente e a arte em geral do jogo é bem fácil de entender, sem deixar de ser temática.
O manual é excelente, fácil, pequeno e não deixa quaisquer dúvidas sobre o funcionamento do jogo.