PROBLEMA
Não foram poucas vezes que paramos o jogo para recontar a ação de um ou mais jogadores, ou verificar se ele já fez sua ação "livre" ou se trata de uma de suas ações básicas. Isso as vezes trava a partida ou ocasiona em jogadas que nos deixam com a sensação de estar sem querer "roubando"a mesa. Isso ocorre principalmente quando os jogadores passam do nível amarelo de periculosidade podem realizar muitas ações.
Se o seu grupo não possui esse problema, peço que desconsidere esse post. Admito que a solução descrita a seguir agilizou muito nossas partidas e resolveu um problema de MEU grupo.
SOLUÇÃO
- Utilizar cubinhos e madeira (coloridos) para contar as ações de cada jogador. Asssim os jogadores recebem 3 cubinhos azuis quando iniciam o jogo. Personagens que possuem algum tipo de ação extra ganham um cubinho roxo.
- Quando ganham mais uma ação por ter chego ao nível de periculosidade amarelo, o jogador ganha um cubinho amarelo. O mesmo acontece quando ele chega nos níveis laranja e vermelho.
- Ao realizar uma ação o jogador coloca um dos cubinhos que representa aquela cor sobre sua ficha de personagem.
COMENTÁRIO FINAL
É uma coisa boba e que alguns podem torcer o nariz mas agilizou muito o andr do jogo aqui em nosso grupo. Eu pintei os cubinhos de madeira do MATERIAL DOURADO DO ALUNO (R$ 9,00) nas cores específicas das ações do zombicide com uma demão de tinta PVA (artesanato) na cor branca e duas demãos de tinta acrílica na cor de acabamento.
ALGUMAS IMAGENS