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Contária

Contária
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    DrGrayrock05/10/16 18:00
    avatar
    DrGrayrock
    05/10/16 18:00
    2263 mensagens MD

    https://3.bp.blogspot.com/-hCZsNLTdok4/V_Ux8OlmMUI/AAAAAAAACk0/h2JRe34X4bEf04_ApyxCjN8jeKNUvElIQCLcB/s400/logo_contaria_v5_web.png

    Contária é um jogo de cartas onde escrevemos histórias que podem ter (ou não) finais felizes, para isso usamos personagens clássicos (como a Velhinha, a Donzela e afins) e tiramos o melhor (ou pior) de suas características.


    O autor, Michael Alves, nos enviou um protótipo para jogarmos e escrevermos um pouco sobre o jogo.


    Primeiramente (aquilo que você pensou) temos uma arte caprichada, que remete aos livros de histórias dos irmãos Grimm ou do Hans Christian Andersen, com 5 personagens centrais (Cavalheiro, Fada, Criança, Donzela e Velhinha) e seus alter egos que são responsáveis por pontuar positiva ou negativamente no jogo, além do indefectível Espelho, que ao ser "quebrado" revela esse alter ego e coloca certas habilidades no jogo.

    https://3.bp.blogspot.com/-XYCkyAsXBcI/V_Ux65fBGbI/AAAAAAAACks/KyvmZVUmIzEFRh1KfFWbhNfQnO77qYcbwCEw/s320/2016-10-05%2B12.37.02.jpg

    Personagens na mão, prontos para contarem sua história.



    A explicação do jogo é bem simples, na sua rodada você tem duas opções, ou usa o espelho para abrir um personagem seu ou de outra história, ou coloca mais um personagem na SUA história ou na história central (não pertencente a nenhum jogador).


    Assim que todas as histórias tiverem completas (com 4 personagens) o jogo termina e contam-se os pontos, ganham os jogadores com a história mais positiva e a mais negativa.

    https://3.bp.blogspot.com/-1Z0DQ50jkcU/V_Ux7D_L-DI/AAAAAAAACkw/JVASup4vWmMblzbZP2jST-yWGSMyuy_zQCEw/s320/2016-09-29%2B20.40.20.jpg

    Arte caprichada que nos remete aos nossos livros de infância.



    Quando eu li o manual, achei que o Contária tinha uma pegada bem parecida com o Gloom, mas as semelhanças são muito sutis, enquanto o Gloom tem uma pegada mais "story telling" com personagens sempre fixos às famílias, no Contrária toda a "contação de história" fica restrito só ao flavor do jogo e ele muda mais a cada partida e é mais rápido.


    Eu curti, o financiamento dele deve abrir em breve e pela primeira vista dos componentes (cartas e alguns tokens), ele deve vir com um preço super acessível.

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    Comentários:

  • Miguel Menino
    225 mensagens MD
    avatar
    Miguel Menino05/10/16 19:02
    Miguel Menino » 05/10/16 19:02

    A arte está um verdadeiro primor. Contudo, sempre fico com o pé atras com relação a cartas de financiamentos coletivos no Brasil, apesar de ter raras exceções (Midgard, Coup, por exemplo), muitos outros jogos tiveram cartas com a qualidade muito ruim. Mas sem dúvida, parece ser um bom jogo e com bela arte, se as cartas ficarem boas, vira jogão.  

    0
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock05/10/16 21:52
    DrGrayrock » 05/10/16 21:52

    Miguel Menino::A arte está um verdadeiro primor. Contudo, sempre fico com o pé atras com relação a cartas de financiamentos coletivos no Brasil, apesar de ter raras exceções (Midgard, Coup, por exemplo), muitos outros jogos tiveram cartas com a qualidade muito ruim. Mas sem dúvida, parece ser um bom jogo e com bela arte, se as cartas ficarem boas, vira jogão.  

    Fala Miguel... o Michael está orçando cartas com qualidade similar aos jogos lá de fora, mas vou te dizer, que se elas vierem tão boas quanto o protótipo já vão deixar a galera feliz, estão bem boas... :)

    0
  • Miguel Menino
    225 mensagens MD
    avatar
    Miguel Menino05/10/16 21:56
    Miguel Menino » 05/10/16 21:56

    DrGrayrock::
    Miguel Menino::A arte está um verdadeiro primor. Contudo, sempre fico com o pé atras com relação a cartas de financiamentos coletivos no Brasil, apesar de ter raras exceções (Midgard, Coup, por exemplo), muitos outros jogos tiveram cartas com a qualidade muito ruim. Mas sem dúvida, parece ser um bom jogo e com bela arte, se as cartas ficarem boas, vira jogão.  

    Fala Miguel... o Michael está orçando cartas com qualidade similar aos jogos lá de fora, mas vou te dizer, que se elas vierem tão boas quanto o protótipo já vão deixar a galera feliz, estão bem boas... :)

    Que ótima notícia!!! Então, com arte do jeito que está e com qualidade, certeza de ser um sucesso!

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  • Michael Alves
    94 mensagens MD
    avatar
    Michael Alves 06/10/16 16:13
    Michael Alves » 06/10/16 16:13

    Fico muito grato pelo excelente review.

    Estamos trabalhando para talvez passar para pré-venda, ao invés de precisar de um financiamento. Mas informações sobre isso em breve. =D

    Mas a data de lançamento se mentém em dezembro. 

    Quanto a qualidade das cartas, estamos trabalhando com uma gráfica nova, e vamos focar em ter cartas de boa gramatura, com revestimento a base d'agua, o mesmo utilizado em cartas de jogos internacionais.

    Conforme tivermos novidades nós vamos atualizando.
    Qualquer coisa se quiser conhecer mais o site do contária é: www.arcanogames.com.br/contaria
    Lá você vai encontrar inclusive a versão BETA do manual.

    0
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes27/10/16 09:45
    difes » 27/10/16 09:45

     Salve caro Michael Alves vendo acompanhando seus projetos e estão de parabens...Como entusiasta dos BGs tomo a liberdade de propor as seguintes alterações...
    Bom dia sei que talvez essas alteraçoes estejam um pouco tarde mas gostaria de sugeri-las acredito que elas tornariam
    o jogo mais estrategico,nao impactaram tanto no tempo de jogo e diminuiria a dependencia de sorte...Infelizmente pessoas como eu que moram longe dos grandes centros acabam impedidos de contribuir com novos jogos...
    1-Aumentaria o conto para 5 cartas ao inves de 4 apenas,sei que para isso seriam necessario o aumento de apenas 6 cartas
    podendo ser resolvido da seguinte forma,ou cria cria se um quinto personagem com 5 cartas diferentes,e cria a carta do conto inicial
    da mesa que seria a carta do contador,tendo uma face positiva em que vale + 1 ponto e tem o poder de trocar uma carta sua com a mesa
    e a face negativa valendo - 1 ponto e tem o poder de trocar 1 carta de conto entre 2 jogadores...
    A carta especial do contador ficaria desativada ate que um jogador resolve-se ativa-la escolhendo qual lado seria usado e usando seu bonus,apos isto essa carta poderia sofrer a ação de outras jogadores atraves das cartas espelhos,ou seja cada vez que jogassem um carta espelho sobre essa carta ela mudaria sua face e consequentemente seu bonus...
    Caso seja dificil criar um personagem novo com 4 face distintas poderia optar se por criar uma carta especial para cada personagem,chamada de personagem instavel
    estas cartas possuem na sua face revelada pontuação negativa e positiva,num esquema tipo baralho,sendo que o jogador que a revela escolhe qual lado sera usado,
    o desenho desta carta seria facil na parte positiva usasse o desenho do verso em tom de sepia amarela e na face negativa o mesmo desenho em tom sepia cinza,uma vez revelada sobre a mesa
    as cartas de personagens instaveis podem sofrer a ação de novas cartas espelho,ficando a criterio do jogador que usou o espelho escolher qual lado estara em jogo...
    Fica faltando dai somente uma carta que seria a carta de fim de conto que no verso poderia ter uma ilustração qualquer e na face revelada uma ilustraçao simples escrito fim com a pontuação zero e sem nenhum bonus...

    Sei que talvez estas dicas estejam vindo um pouco tarde,mas quem sabe em um futura expansao né...se quiser que explique com mais detalhes me mande um mp que te passo com mais detalhes

    1
  • Michael Alves
    94 mensagens MD
    avatar
    Michael Alves 27/10/16 12:44
    Michael Alves » 27/10/16 12:44

    Muito interessante difes. 

    A ideia é bem prática sim, mas precisaria de bastante teste e rebalanceamento.
    O fator sorte em geral é controlado pelo fato de que você pode acessar todas as cartas com os espelhos, e um jogador nunca consegue jogar uma personagem e revela-lá antes que você tenha oportunidade de fazer isso primeiro.

    Claro, ainda sim existem mãos com maior ou menor chance de vitória, mas esse efeito de "tentar fazer oque for possível" com a mão que você recebeu é um dos objetivos de design do Contária, apesar de sabermos claramente que não é o mais interessante para todos os jogadores, entra um pouco de gosto nesse caso.

    Mas achei bastante interessante a carta neutra e o contador, e a carta ir e voltar com o uso dos espelhos.
    Se o jogo der certo, e o pessoal quiser uma expansão certamente vamos trabalhar com essas ideias e mais algumas outras sugestões que recebemos.

    Nós não queremos adicionar mais coisas ao jogo agora, por que ele já tem uma curva de aprendizado alta nas primeiras partidas, e tornar o jogo ainda mais denso seria um exagero no momento. Mas em uma expansão, que a pessoa só vai adicionar após já conhecer o jogo base, esse problema desapareceria.

    Espero que entenda a minha posição. =D 

    Mas vamos trabalhar para aprimorar os nossos jogos sempre que possível, e já adianto eu fiquei muito feliz e muito grato por suas criticas e sugestões. Tenha certeza que iremos testar e quebrar a cabeça aqui para melhorar nossos projetos, e sempre vamos levar em grande consideração a opinião dos jogadores.

    Qualquer coisa podemos conversar por MP sim, fico feliz em poder trocar ideias.

    1
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes27/10/16 13:30
    difes » 27/10/16 13:30

    Obg pela atençao Michael Alves entendo perfeitamente sua posiçao...quem sabe em uma futura expansao ou uma promo pack ne...Fico feliz que tenha gostado afinal nao sou nenhum especialista ou autoridade no assunto,mas entendo uma coisa ou outra sobre jogos...Fico feliz que voces estejam abertos ao dialogo afinal isso ajuda muito a tornar os jogos melhores...Quem sabe no proximo jogo ruinas da terra santa eu possa ajudar mais cedo,nos playtestes e tal...Qualquer coisa estamos ai,bom trabalho e sucesso

    1
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