Postado originalmente por Duff Nascimento, em http://www.cronologiaboardgame.com.br/2016/10/abyss-abyss-kraken-review.html
O jogo e sua expansão foram lançados pela Galapagos Jogos no Brasil, feito para 2 a 4 jogadores com mecânicas de Set Collection, Card Drafting, Hand Management, Auction / Bidding e Press Your Luck, uma combinação que por sinal alcançou um excelente resultado!
As ilustrações do jogo são muito bonitas e são o seu principal atrativo, as moedas do jogo são perolas que deram um destaque adicional ao jogo, desconsiderando o fato de que ao cair no chão você precisa correr muito pra pegar essas pérolas (rsrs), a ideia ficou excelente! Os designers do jogo fizeram até um recipiente de plastico em formato de concha para guardar as perolas com o fim de evitar a correria quando as perolas deslizam da mesa.
 |
Componentes |
O jogo é bem simples baseado em 3 fases.
Conspirar Na Corte (uma fase opcional, mas muito útil durante as partidas).
Realizar uma Ação, as três que podem ser escolhidas são: Explorar as Profundezas, Solicitar apoio do Conselho e Recrutar um Lorde.
Controlar Localidades.
 |
Setup |
Olhando assim parece ser bem simples, e realmente é, o jogo tem uma dinâmica muito boa, e o melhor de tudo é o baixíssimo Downtime entre os jogadores.
Conspirar na Corte o jogador pode pagar perolas para abrir novos lordes nos espaços vazios da esteira dos lordes, caso a corte esteja cheia, o jogador não pode realizar essa ação.
 |
Lords de uma unica facção! |
Mas e ai? Eu gasto minhas perolas para abrir mais lordes e os meus oponentes se beneficiam disso? Muitas vezes é preciso arriscar para conseguir um lorde que faça "combos" de pontuação para o seu fim de jogo, o Press Your Luck é suave nessa ação do jogo, não prejudica e nem beneficia tanto o jogador da vez como os oponentes.
 |
Cartas de Aliados, Kraken(EXP) e Monstro. |
Realizar uma Ação, é uma faze obrigatória, não tem como o jogador pular.
Na ação de Explorar as Profundezas o jogador vai abrindo cartas de aliados que tem valores e de 1 a 5 (quanto maior melhor), e sempre que abre uma carta que não seja de monstro (quando isso acontece o jogador opta por derrotar o monstro e ganhar os benefícios ou pular caso não seja a ultima carta, senão é obrigatório derrotar), ele tem que oferecer para o jogador da esquerda, se este não quiser comprar a carta, ela será oferecida para o próximo. Somente após oferecer para todos o jogadores da vez, terá a opção de ficar com a carta ou abrir uma próxima. Caso seja a última da trilha o jogador da vez é obrigado a ficar com a carta e por isso ganha uma perola. Sempre que um oponente decidir comprar uma carta de aliado, o primeiro a comprar paga uma perola, o próximo que comprar paga duas, o terceiro três. Com essa ação do jogo é possível fazer bastante dinheiro caso tenha bastante sorte e seus oponentes muitas perola.
Solicitar Apoio do conselho o jogador escolhe um monte cartas da cor desejada e disponível no tabuleiro e pega o monte todo, essas cartas são as que sobram da primeira ação de explorar as profundezas. Todas são organizadas de acordo com a cor.
Recrutar um Lorde, essa ação é bem decisiva para o jogo sempre que pegar um Lorde é necessário pagar por ele, na parte de baixo da carta tem o valor e o numero de cartas de cores de aliados diferentes necessários para recrutar. Os lordes tem habilidades que dão muitos benefícios durante o jogo e alguns deles prejudicam bastante os oponentes. Sempre que recrutar, o aliado de menor valor utilizado para a ação fica separado para ser usado no final do jogo. (Obs.: é possível usar perolas para completar o pagamento pelo lorde).
Controlar Localidades, Essa é uma ação obrigatória, se tiver três lordes com símbolo de chaves, ou numero de chaves com pelo menos um lorde com chave é obrigatório pegar uma das localidades abertas, comprar até 4 e escolher dentre as 4 para colocar sobre o lorde. Sempre que isso acontece as habilidades desses lordes utilizados são "desativadas", mas por outro lado as localidades vão gerando um end game. É necessário observar bastante para escolher uma habilidade que ajude e tomar cuidado para não abrir muitas localidades melhorando as opções para outros jogadores (facilitando a programação de ações dos mesmos).
 |
Algumas Localidades |
O jogo acaba quando um jogador conseguir 7 Lordes na mesa, ou então o baralho de lorde esgotar, algo que nunca aconteceu nas minhas jogatinas, o set collection é bem forte no end game.
A Expansão do Kraken adiciona as perolas negras (nebulis) que adicionam pontos negativos no jogo, o jogador perde um ponto para cada uma dessas perolas que ele possui e perde mais cinco pontos caso seja o jogador com maior quantidade de perolas negras.
São introduzidas também, as cartas de aliados Kraken que servem como um coringa na compra de um lorde, mas sempre que pega-lo o jogador ganha as nebulis dessas cartas.
Novas localidades, bem legais por sinal, tem de tesouros perdidos, onde é possível ir abrindo cartas e ganhando pontos e benefícios, mas saindo uma carta com numero igual a que já esteja aberta é problema. Lembre-se a ganancia matou Gollum (rsrs).
E novos lordes que alguns tem habilidades de manipular as nebulis.
 |
Perolas-Nebulis-Kraken |
Meu Ponto de Vista: o jogo ficou muito bom e gostei bastante dele, o set collection ficou bem encaixado no jogo. Recomendo-o fortemente com a expansão para quem curte trollar os amiguinhos, muda muito a jogabilidade. A ação de solicitar apoio ao conselho faz com que o jogador pense duas vezes para não pegar os krakens nos montes. Para os que curtem a mecânica de set collection é um jogo bem recomendado.
Contras: Quem não gosta de mecânicas de leilão ou que outros jogadores fiquem interferindo muito no jogo e depender de momentos que tem que confiar no coração das cartas, Press your Luck, acabam não se divertindo muito no jogo. Algo que é possível perceber, é que quando uma pessoa joga pela primeira vez fica com aquela sensação de que não gostou muito jogo, é obrigatório jogar uma segunda partida, para só então começar a entender de fato o jogo.
Prós: A arte do jogo é muito bonita, a qualidades dos componentes é excelente, o jogo ficou dinâmico e com downtime entre jogadores bem baixo. Interação entre os gamers bem alta, re-jogabilidade também é bem alta, assim, as partidas não ficam repetitivas. E regras bem simples de explicar (geralmente o jogador entende rápido), depois da primeira partida, já é possível entender bem a estratégia do jogo.