Terra, água, vento, fogo, coração... Vai Planeta???
Ops, acho que não! Em Sagani não se trata de super heróis defendendo o planeta, mas sim jogadores buscando a harmonia dos espíritos da naturaza (terra, ar, fogo e água). Trata-se de um jogo de alocação de peças muito leve (peso 2 no BGG), onde você organiza as peças - cada uma com suas demandas - de forma que pouco a pouco as demandas são cumpridas conforme novas peças chegam no seu tabuleiro.
Será o cumprimento dessas demandas que fará com que os espíritos surjam e consequentemente os jogadores pontuam. Dentro do mercado nacional, temos o Nova Luna como um jogo semelhante. O jogo possuí uma mecãnica de escolha de peças, organização em seu tabuleiro e pontuação. Há também uma punição caso você não possua fichas suficiente para colocar sob a peça nova que você comprou. Caso fiques para trás, não se desespere! Uma mecânica compensatória é a possibilidade de pegar peças do "Intermeazzo" um mostruário de peças que é ativado ao atingir quatro peças. Nele, quem esta mais atrás começa escolhendo, uma forma de alcançar os apressadinhos que dispararam na trilha de pontuação.
Nas experiências que tive com meu grupo presenciei viradas inesperadas. Outra coisa que pude observar é que dependendo dos jogadores a partida pode ter muitos momentos de "analisis paralisis", o que não é legal. O jogo foi desenvolvido por Uwe Rosenberg, que dispensa comentários e teve a arte de Lucas Siegmon - mesmo artista do Reykholt, claramente uma parceria que já ocorre há anos.
Como sou um apaixonado pela mecância de alocação de tile, este jogo conquistou meu coração e leva uma nota 8 até o presente momento. É um excelente jogo para apresentar às pessoas que estao iniciando o hobbie, regras simples e claras, duração média de 40 min. Meu agredecimento mais que especial vai para o Matheus @Happyardo que fez com que o jogo chegasse até nos.
