E depois de lançarmos o vídeo do tema em questão há alguns meses, estamos agora trazendo a análise em texto e com alguns incrementos após a absorção de algumas opiniões do pessoal que assistiu o vídeo que estará anexado ao final do texto.
O Terraforming Mars é, inegavelmente, um dos jogos mais aclamados e mais bem rankeados do mundo. No entanto, há um fato curioso: enquanto muitos o amam, há uma parcela significativa de jogadores que o odeia, ou que gostava muito e simplesmente parou de jogar.
Neste artigo, vamos desvendar o que torna Terraforming Mars tão aclamado, mas também o que pode afastá-lo da mesa, analisando seus pontos fortes e de controvérsia. Para nós do canal, este jogo tem uma história importante, pois foi um dos primeiros board games modernos que compramos e é parte responsável pela existência deste canal hoje.
Para os iniciantes, do que se trata Terraforming Mars?
O jogo é um euro de pontuação. A premissa é que somos corporações com a missão de terraformar Marte, tornando-o habitável. O jogo tem fim quando os três principais parâmetros — oxigênio, água e temperatura — atingem o nível ideal. Durante a partida, os jogadores geram recursos e desenvolvem projetos (cartas) que geram mais recursos e pontos de vitória.
A temática é de ficção científica "próxima da realidade", discutindo a terraformação, sem a presença de monstros. Embora a arte seja considerada simples ou "feinha" por alguns, ela é extremamente funcional e inconfundível. A iconografia (símbolos de plantas, temperatura, minérios, dinheiro) é clara e fácil de absorver, facilitando a popularização do jogo para iniciantes.
B. A Magia do Card Game e os Combos
O jogo brilha, de fato, nas cartas de projeto. Essa mecânica usa muito o conceito de card game (similar a Magic the Gathering ou Pokémon). As cartas permitem que o jogador crie e utilize projetos, desenvolvendo combos lucrativos que são extremamente satisfatórios de executar e que geram pontos ao longo do jogo.
C. Economia Leve e Cativante
Terraforming Mars possui uma pegada econômica onde você gerencia recursos e desenvolve seu tabuleiro econômico. Essa economia é relativamente simples e leve, não sendo tão complexa ou "burocrática" quanto em outros jogos econômicos mais pesados. O ser humano gosta dessa temática de gerar dinheiro e ver seus recursos crescerem.
II. O Problema: Os Fatores de Saturação e Controvérsia
A. O Longo Down Time das Cartas
A grande quantidade de cartas de projeto — onde cada uma é completamente diferente da outra — é um problema. Na fase de renda, quando recebemos novas cartas para decidir se vamos comprar, o tempo de espera (down time) é muito longo. Os jogadores precisam ler, interpretar, pensar em combos e decidir qual carta comprar. Isso pode se tornar maçante e alongar muito o tempo do jogo, já que as cartas são totalmente diferentes umas das outras.
B. Sorte, Corporações e Balanceamento
O jogo depende "um pouquinho demais da sorte". A sorte influencia tanto as cartas compradas quanto a corporação inicial. Se as cartas têm afinidade com a corporação, a vantagem é amplificada.
Os Marcos e Prêmios também são um ponto. Eles são limitados, e quem reivindicar e pagar primeiro por eles, ganha a pontuação. Se uma pessoa consegue a sequência certa de cartas e a corporação no início do jogo, essa diferença pode ser crucial para vencer a partida, reforçando o fator sorte.
C. O Final Variável (O Efeito "Bola de Neve")
O jogo só acaba quando os três requisitos de terraformação (água, temperatura, oxigênio) são atingidos. Jogadores podem intencionalmente guardar recursos para não subir os requisitos, tentando montar um combo gigante antes de o jogo terminar. Como resultado, o jogo pode se arrastar por muitas e muitas horas e ficar maçante, diferente de jogos com limite fixo de rodadas.
Creio que a grande maioria das pessoas tiveram um feedback parecido, que confirmou o que fez com que eu fizesse o vídeo, depois de ver comentários em avaliações, grupos de whatsapp e afins. Algumas pessoas amavam o jogo, mas acabaram por vendê-lo em algum momento.
Já os que não concordam totalmente com a avaliação, as pessoas comentaram como o jogo pode melhorar muito com o draft em relação ao quesito 'sorte' - apesar que eu acho que se a mesa inteira não dominar por completo o jogo, o downtime pode aumentar ao invés de diminuir.
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IV. Veredito
Apesar dos problemas de saturação e do down time gerado pela leitura das cartas, Terraforming Marsainda é um jogo extremamente gostoso e bom de se jogar. O design inteligente e o tema cativante o mantêm relevante, embora em alguns momentos possa exigir uma janela de tempo maior entre as partidas.
Veredito:Terraforming Mars é um clássico que merece estar em muitas coleções, mas talvez não seja para todo mundo mesmo, principalmente os que possam ter problema com os aspectos abordados ou que não querem jogar várias partidas para dominar as cartas de projetos.
Nota (Amantes dos BoardGames): 8.5
Deixem nos comentários o que vocês acham dos pontos levantados. Você faz parte do time que Ama ou do time que Odeia Terraforming Mars?