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  4. A dificuldade do jogo - motivo da descontinuação do jogo

A dificuldade do jogo - motivo da descontinuação do jogo

O Senhor dos Anéis: Card Game
  • doizinho
    223 mensagens MD
    avatar
    doizinho23/09/16 09:03
    doizinho » 23/09/16 09:03

    Arkano::Mas há de se considerar uma coisa: a FFG cometeu diversos pequenos erros na criação de Lord of the Rings LCG, visto que foi o primeiro LCG cooperativo deles. Assim como A Game of Thrones LCG (que trouxe vícios de sua fase CCG), LotR LCG trouxe vícios de outros LCGs, competitivos, que não encaixam bem no jogo. Os Ciclos e expansões corrigem muita coisa, mas é aquela questão de "o estrago já ter sido feito". Note que não estou dizendo que o jogo é ruim, pelo contrário é um dos meus favoritos.

    Muito é conversado nos fóruns lá fora sobre a FFG "aprender com os erros de LotR LCG" para lançar Arkham Horror LCG, o novo jogo cooperativo na franquia Arkham Horror Files.

    Quanto à Galápagos, é exatamente o que o Felipe falou ali em cima. Questão puramente financeira somada à distância que a editora brasileira precisaria percorrer até alcançar os mais recentes Adventure Packs lançados lá fora, coisa que a Galápagos não possui/ía logística para realizar.

    Olá Arkano, quais os erros do jogo? Fiquei curioso em saber...

    1
  • doizinho
    223 mensagens MD
    avatar
    doizinho23/09/16 09:14
    doizinho » 23/09/16 09:14

    Gostaria de deixar aqui também a minha opinião, apesar do pessoal já ter dito muita coisa que eu concordo sobre o jogo. 
     - Acho as regras do LotR simples: você usa heróis em diversas fases do jogo e uma vez usado ele fica exaurido pelo resto da rodada, no meio disso você pode jogar cartas de eventos. Não tem como ser mais simples de entender. 
     - Acho algumas aventuras do jogo bem difíceis, mas não as aventuras do base, essas estão num bom nível de desafio para os decks iniciais. 
    - Como os colegas já disseram, é necessário misturar cartas de diferentes esferas para fazer um deck competitivo. 
    - O jogo foi descontinuado aqui pela Galápagos, mas para a FFG é um sucesso tremendo, as expansões continuam saindo e o jogo continua evoluindo.
    - Jogar sozinho é bem mais difícil que jogar em dupla, você precisa de um deck muito bem feito pra superar a efetividade de 2 decks combinando ações.
    - Não entendo que o jogo tenha erros, como disse o Arkano. Ele é um jogo cooperativo e somente isso já bastaria para que as inúmeras expansões modificassem o jogo regularmente. Senão de que adiantaria comprar novas expansões se os desafios fossem sempre os mesmos? 

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal23/09/16 09:35
    Ovatsug Rednal » 23/09/16 09:35

    não achei as regras tão complicadas. e são mal escritas mas no limite que tem vários jogos mal escritos. nada demais. li uma vez e depois outra enquanto ia jogando.

    quanto a dificuldade, eu também tentei a primeira missão umas 4 vezes e não conseguia avançar na trilha de jeito nenhum. tava jogando com o deck de liderança.

    ai fui jogar com um amigo que queria conhecer e o jogo foi outro. eu usando liderança e ele usou um outro lá que não lembro, mas que a os heróis conseguiam avançar a trilha, o jogo fluiu muito melhor e ganhamos até com uma certa folga.

    resumindo, a questão da dificuldade tem realmente a ver com os decks utilizados.

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira23/09/16 09:40
    rafa.soliveira » 23/09/16 09:40

    Então, sobre os decks impressos errados, ai é uma questão de quem foi o erro da gráfica ou da editora, quem errou geralmente que paga.

    O principal motivo é uma questão de retorno financeiro, um LCG compete diretamente com CCG's e nesse mercado você tem muitos jogos competindo com você. Mesmo este sendo um jogo cooperativo não deixa de ser um jogo de "estilo de vida", quer dizer você não compra a caixa básica, você acaba comprando tudo e aparentemente o retorno não foi grande, não caiu nas graças de um grande publico. Os outros motivos de não ter dado retorno talvez seja por este ser um dos primeiros cooperativos lançados aqui, tamanho do mercado brasileiro, a Galápagos era uma empresa menor também. Faltou mais suporte também, na época que ele foi lançado não tinha tantas lojas do hobby quanto hoje, na minha cidade abriu duas lojas de 1 ano pra cá e se você pegarem a maioria das lojas em outras cidades uma boa parte tem menos de 5 anos e esse é o tipo de jogo que precisa deste suporte das lojas.

    Tem outro problema também, esse jogo é complicado de traduzir e eles produzem conteúdo constantemente, quer dizer no final você tem que colocar uma equipe trabalhando horas para traduzir, corrigir erros e todo um trabalho de produção constante. No final tudo se resume a um retorno financeiro, valorização das horas trabalhadas e nisso eles acabaram colocando seus recurso em produtos mais rentáveis, X-Wing, por exemplo.

    Eu especulo que um dia eles devem voltar com esse jogo, quando o mercado for maior e quando eles poderem dar o suporte que este jogo precisa.

    2
  • Leleco
    76 mensagens MD
    avatar
    Leleco23/09/16 13:36
    Leleco » 23/09/16 13:36

    Não acho que tenha sido a dificuldade das regras e manual mal escrito (apesar de concordar com essas duas colocaçoes).

    Alem de tudo que ja foi colocado aqui nos posts anteriores, acho que o "timing" da Galapagos foi ruim.

    Na epoca do lançamento nacional os board games (e a propria Galapagos) ainda estavam engatinhando e testando o terreno, vendo o que funcionava ou nao. Entao o jogo saiu, criou-se uma empolgaçao de quem ja jogava e/ou curtia o universo do Tolkien mas foi soh, e isso nao foi suficiente pra sustentar o dispendio de tempo e $$ que o jogo exige.

    Hoje a comunidade de board games cresceu exponencialmente no Brasil e com certeza o jogo teria muito mais publico e maior aceitaçao, consequentemente vendendo muito melhor, ja que nao tem como negar que o jogo eh  bom. Uma prova disso eh o numero de novos jogadores que aparecem no grupo do Facebook super empolgados pois acabaram de descobrir o jogo.

    Alem disso, a Galapagos ja esta melhor preparada para administrar as minucias de negociaçao, traduçao e outros problemas que podem surgir no caminho e se o jogo saisse hoje, seria muito mais facil mante-lo.

    Porem, seja qual for o motivo, estamos todos orfaos e isso eh bem triste pois esse jogo merecia com certeza uma atençao e respeito maiores...



    0
  • Arkano
    215 mensagens MD
    avatar
    Arkano23/09/16 14:04
    Arkano » 23/09/16 14:04

    - Não entendo que o jogo tenha erros, como disse o Arkano. Ele é um jogo cooperativo e somente isso já bastaria para que as inúmeras expansões modificassem o jogo regularmente. Senão de que adiantaria comprar novas expansões se os desafios fossem sempre os mesmos? 

    Quando citei "erros" não me referia a isso nem aos de tradução da Galápagos. Falei especificamente de coisas que vêm sendo faladas nos fóruns lá fora.

    LotR é um jogaço, mas por ter sido a primeira tentativa de um cardgame coop da FFG, não poderia vir perfeito. O jogo é "quebrado" em diversos pontos. Combos que te permitem comprar seu deck quase todo (exagero aqui mas a ideia é essa) sem possuir limite de cartas na mão (e em um turno você acumula todas as cartas de um combo sem o menor esforço). Estrutura das campanhas que nem de longe são realmente "campanhas", mas aventuras absolutamente isoladas que só possuem um pretexto de fundo as interligando (isso nos Ciclos, pois foi algo que as Sagas corrigiram bem). Dificuldade mal planejada das aventuras (basta ver o Core Set, com uma primeira aventura bem fácil de passar, uma que não dá pra passar sem jogar em dupla/double hand e a última dependendo muito mais de ajuda divina do que sua estratégia de baralho).

    Muitos lá fora apontaram esses problemas, que foram diminuindo com o passar das Deluxes/Adventure Packs, e nos quais a FFG prestou atenção ao criar um novo LCG coop com formato de campanha, o Arkham Horror LCG.

    Alem disso, a Galapagos ja esta melhor preparada para administrar as minucias de negociaçao, traduçao e outros problemas que podem surgir no caminho e se o jogo saisse hoje, seria muito mais facil mante-lo.


    E é isso que me faz perguntar: baseado nisso a Galápagos bem que podia trazer Arkham Horror: The Card Game. Eles sabem que, se tem Cthulhu no contexto, vai vender. É um jogo que vai começar agora. Poderia preencher a lacuna que OSdA LCG deixou aqui. Mas infelizmente, continuaremos órfãos de LCGs - enquanto Star Wars: Destiny vem pra cá, inexplicavelmente.

    2
  • andurian20
    22 mensagens MD
    avatar
    andurian2024/09/16 13:28
    andurian20 » 24/09/16 13:28

    Também penso que o problema é o ROI do jogo. O mercado (ainda jovem) brasileiro não conseguiu cobrir os custos, muitos jogadores nem chegaram a comprar as expansões.

    Sobre os problemas do jogo, citadas pelo Arkano, eu exemplificaria ainda com o caso das localizações. Exceto por algumas mais temáticas, no início elas não passam a ideia de viagem sugerida. Conforme o jogo foi desenvolvendo isso começou a melhorar. Basta comparar os cenários da caixa básica com os cenários de khazad-dum (só para ficar no que foi traduzido), por exemplo.

    Embora veja estes problemas, o jogo ainda assim é um jogo excelente, na minha opinião. E continuarei aguardando O RETORNO DO REI! (ops do jogo)

    2
  • geraldoa
    65 mensagens MD
    avatar
    geraldoa28/09/16 16:24
    geraldoa » 28/09/16 16:24

    igorfernandespi,

    Os vídeos tutoriais da Fantasy Flight são excelentes para aprender o jogo, criei um tópico sobre o assunto:

    https://ludopedia.com.br/topico/9485/video-tutorial-do-senhor-dos-aneis-com-legendas

    0
  • igorfernandespi
    601 mensagens MD
    avatar
    igorfernandespi28/09/16 19:05
    igorfernandespi » 28/09/16 19:05

    geraldoa::igorfernandespi,

    Os vídeos tutoriais da Fantasy Flight são excelentes para aprender o jogo, criei um tópico sobre o assunto:

    https://ludopedia.com.br/topico/9485/video-tutorial-do-senhor-dos-aneis-com-legendas

    Olá, Geraldo eu aprendi a jogar, depois de muito custo e vários tutoriais consegui aprender. Isso que eu critiquei no tópico, o jogo é ótimo mas as regras são muito minuciosas, o que o torna um jogo de nicho. O nicho do nicho se tratando de card games 

    0
  • Thorin
    141 mensagens MD
    avatar
    Thorin29/09/16 08:13
    Thorin » 29/09/16 08:13

    Vale a pena comprar ainda? Ou melhor deixar para lá visto que foi descontinuado?

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