Citaram 2001, o meu filme predileto da vida, como um "os críticos amam mas ninguém vê" 
Mas ocorre que o ranking bgg e o Ludopedia são rankings populares entre aspas, não de críticos. Novamente, um ranking com viés, pois esse populares são os "gamers de jogo de tabuleiro", e não o cidadão comum que joga banco imobiliário.
Os citados rankings de Boardgame em questão de função mesmo, só tem o de ajudar a fazer escolhas de compra de mercado mesmo, e olhe lá (se você já se conhece como jogador e tem material o suficiente do jogo, como ler o manual, nem precisa).
Mas tava pensando, com um arrependimento de ter largado o curso de Letras, que o cinema e música você tem uma crítica de cinema, tem um status de Arte, e você tem até uma "history of cinema/music", o que faz mesmo décadas após Elvis e Nosferatu sejam importantes. Para o público médio, bora ouvir Anita e ver Vingadores 
Já jogo de tabuleiro é brinquedo. Puro e simples. Pouco importa que Catan foi um marco, ou que El Grande tenha sido o primeiro jogo com trilha de pontos de vitória, ou que Dominion seja o primeiro deck building. Jogo de tabuleiro é brinquedo, e os jogadores o assim o vê e o tratam.