Produtora: Fantasy Flight Games (Galápagos Jogos)
Numero de Jogadores: 2 a 8
Duração: 90 Minutos
Ranking da Ludopedia: 135
Ranking na Boardgames Geek: 253
Minha Nota para o Jogo: 7.3
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com uma resenha um pouco menor, já que se trata de um jogo pequeno, mas espero que gostem mesmo assim. A resenha de hoje é sobre Citadels, um card game muito bom e rápido, com uma capacidade para 2 a 8 jogadores e um tempo médio de partida de 60 minutos.
Temática
Em Citadels cada jogador tem uma missão de construir a mais bela e próspera cidade de todas, mas construir uma cidade nunca é fácil para ninguém, os jogadores terão que conseguir as influências dos nobres locais para realizar as ações necessárias para construir a sua cidade, cada nobre fornece uma ação específica com vantagens para a aquela rodada.
Mecânicas
Citadels apesar de ser um ótimo jogo não possui muitas mecânicas presentes na partida, acredito que as mais importantes sejam os jogadores com diferentes habilidades e a seleção de cartas.
A principal mecânica do jogo a meu ver seria a de jogadores com diferentes habilidades, ela é um dos principais motivos que pode levar ou não um jogador a vitória. No início de cada turno os jogadores vão escolhendo em ordem de jogo uma das cartas de lordes disponíveis e na sua vez vão fazer a ação do lorde que ele escolheu, saber escolher qual lorde usar em cada rodada pode lhe dar uma vantagem boa ou lhe atrasar um pouco caso sua escolha seja mal sucedida.
Outra parte que influencia muito a partida é saber quais edifícios construir na sua cidade, pois o valor de construção de cada edifício pode variar bastante e nem sempre é bom construir algo mais caro se você for levar muitos turnos para fazer isso, é sempre bom você manter algumas cartas de custo alto na mão e muitas de custo médio / baixo para ir aos poucos fazendo a sua cidade e não perder muito tempo sem fazer nada durante os turnos.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, quando um jogador fizer seu oitavo distrito na cidade, conta-se os pontos que cada um dos distritos de cada jogador vale, os pontos de bônus por variação de distritos e jogadores que fizeram os oitos distritos, o jogador que tiver mais pontos ganha o jogo.
Nem sempre o jogador que fizer os oito distritos primeiro vai ser aquele que vai ganhar a partida, muitas vezes esse jogador fez vários distritos de pontuações bem baixas, tipo 1 ou 2, e isso pode implicar muito na sua vitória, saiba sempre administrar bem os seus distritos e tentar fazer uma cidade bem equilibrada em valores.
Sequência de Turno
No início de cada rodada o jogador inicial vai pegar o monte de cartas de lordes disponíveis para aquela rodada (a quantidade de lordes disponíveis por rodada depende da quantidade de jogadores), escolher um e colocá-lo na sua frente com a face para baixo, ele passa a pilha para o jogador a sua esquerda e ele vai fazer o melhor, a seleção segue assim até que todos os jogadores tenham escolhido um lorde, após isso inicia-se o turno pelo lorde que tem o número 1 no topo da sua carta, o jogador faz a suas ações e chama o jogador com o lorde de número 2, o turno segue assim até que todos os números de lordes tenham sido chamados.
O turno de citadels é bem simples e rápido já que cada jogador só pode realizar três ações possíveis na sua vez, que seria fazer a habilidade do seu lorde, comprar carta ou dinheiro e construir um distrito. Os jogadores podem de início se atrapalhar um pouco com a sequência de turno que vai mudar a cada rodada, mas após alguns turnos fica bem fácil de entender. Abaixo eu dou uma breve explicação de como funciona um turno dentro do jogo.
Adquirindo recursos: o jogador deve pegar do banco 2 moedas ou comprar duas cartas de distrito, escolher uma e colocar a outra no fundo do baralho de distritos.
Construir um Distrito: o jogador pode pagar o valor em moedas para fazer um dos distritos em sua mão uma vez por turno.
Ativar a habilidade do Lorde: o jogador pode ativar a habilidade do seu lorde antes ou depois de qualquer uma das ações acima.
Esse é um ótimo jogo para jogar com uma grande turma, pois sempre fica melhor com mais gente, podendo até mesmo ser apresentado para pessoas que nunca tiveram contato com nenhum tipo de jogo de tabuleiro, pois as suas regras são bem simples e fáceis de pegar logo de cara. O único problema como eu falei é que como a sequência de turno depende da numeração das cartas de lordes, jogadores iniciantes podem se atrapalhar nas primeiras rodadas.
Cartas de Lordes
Cartas de Lordes.
As cartas de lordes são cartas fundamentais nas partidas de Citadels, elas que determinam a ordem em que você vai jogar no seu turno, além de lhe fornecerem alguma habilidade para lhe ajudar naquela rodada em que ele foi escolhido.
O jogo vem com 8 cartas de lordes no total, cada uma com uma habilidade e numeração diferente.
Saber escolher uma carta de lorde é muito importante dentro da partida, pois ela pode lhe dar uma vantagem grande ou olhe atrasar muito, caso seja alvo do assassino ou do ladrão, então tenha sempre muita cautela em saber escolher qual lorde você vai escolher em cada rodada, pois muitas vezes os lordes com habilidades melhores podem ser os principais alvos deles.
Cartas de Distritos
Algumas cartas de Distritos.
As cartas de distritos são como locais que você vai construir na sua cidade durante a partida, elas vêm com 5 cores diferentes, cada uma recebendo um bônus de um determinado lorde quando está em jogo.
No lado esquerdo está sempre descrito o valor de construção do distrito, esses valores também implicam na pontuação final da partida.
Um comentário em especial para os distritos de cor roxa, que são o único tipo de distrito no jogo que fornece alguma habilidade extra quando é construído. Cada um desses distritos tem uma habilidade em especial e única que tem várias formas diferentes de serem ativadas de acordo com a habilidade.
Mais algumas cartas de Distritos.
Componentes do Jogo
O jogo é feito basicamente apenas de cartas, que por sinal são de ótima qualidade, eu tenho o meu a mais de 2 anos e todas as cartas ainda estão praticamente novas. O jogo já foi a mesa muitas vezes, e embora eu use sleeves nas cartas, se as mesmas fossem de baixa qualidade mesmo em sleeves teriam se desgastado com um tempo. Outro componente que vem dentro da caixa são pequenos marcadores de plástico que representam as moedas de ouro que os jogadores vão recebendo durante a partida, a minha versão é das mais antigas, lançada aqui no Brasil pela Galápagos Jogos e por mais que as moedas sejam de um material bom elas não possuem nenhum detalhe nelas que as deixem mais bonitas visualmente para o jogo, o que para mim é um ponto fraco na parte visual do jogo.
Agora vamos falar um pouco sobre a arte do jogo, que eu particularmente acho muito boa, todas as cartas de lordes têm uma ilustração muito boa além de representar muito bem o lorde em questão, e as cartas de distritos são incrivelmente bem trabalhadas na parte da arte, além de terem uma ilustração muito bonita, as cores são muito bem encaixadas em cada uma delas, deixando a carta com uma tom bem vivo e bonito na mesa.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
Citadels é um excelente jogo com mecânicas simples, mas bem encaixadas e com uma boa temática, seu tempo de partida pode ser um pouco grande nas primeiras partidas, pois os jogadores podem de início se atrapalhar um pouco com a ordem e sequência de turno, mas acredito que em uma mesa com todos os jogadores sabendo jogar direitinho ele não se torna muito demorado.
Outro ponto forte do jogo é o fácil entendimento das regras, até mesmo para jogadores novatos, rapidamente você consegue passar como funciona o jogo e suas regras.
Mais outro ponto forte do jogo a meu ver é o fator diversão, ele é para mim um dos jogos mais divertidos quando jogado com muito jogadores, é daquele tipo de jogo que quanto mais gente melhor, o meu grupo sempre se diverte muito, sempre que ele vai a mesa é um jogo muito bem aceito aqui.
Inclusive a versão que a Galápagos Jogos lançou aqui no Brasil ja vinha com a expansão The Dark City que adicionava novos lordes que poderiam ser subistituidos pelos antigos e o nono jogador, alem de vim com muitas cartas extras de distritos roxas o que dava uma grande rejogabilidade ao jogo.
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