Uma tradicional competição francesa que busca destacar os designs de jogos de tabuleiro inéditos mais originais revelou sua mais recente leva de vencedores.
1001 Lives de Guillaume Achaz, Archéo III de Aymeric Duperray e Xavier Violeau, Black Flag de Thomas Paradis e Trashing Bird de David Exertier foram anunciados como vencedores do 44º Concours de Boulogne-Billancourt – em destaque pelo site francês Ludovox – depois que o júri reduziu 126 inscritos a quatro premiados.
O design de Achaz, 1001 Lives, foi elogiado pelos jurados por permitir que os jogadores desenhem e modifiquem o tabuleiro de acordo com as ações que realizam, além da grande variedade de cenários narrativos, nos quais os jogadores avançam rumo a diferentes finais possíveis.
Archéo III desafia os jogadores a responder perguntas e traçar o curso de eventos em um cenário histórico, descrevendo ou revelando a ilustração secreta no verso das cartas do jogo, utilizando seu limitado conjunto de cubos de ação.

O jogo de vaza com tema pirata Black Flag, no qual os jogadores apostam em quantas rodadas conseguirão vencer considerando o evento aleatório de cada turno, foi elogiado por suas rodadas rápidas e variedade, enquanto o jogo investigativo para três jogadores Trashing Bird recebeu destaque por sua intensa imersão narrativa, senso de urgência e qualidade de seus cenários.
Outros seis jogos foram selecionados como finalistas na edição de 2025, que foi julgada por profissionais da indústria, incluindo o fundador da Blackrock Games, Yoann Laurent, o ex-finalista e fundador da editora Act in Games, Thibaut Quintens, e o ilustrador de jogos Zael.
O concurso busca premiar os designers de quatro jogos que apresentem mecanismos originais – ou uma mistura eficaz de mecanismos já consagrados – além de serem divertidos de jogar, sendo a originalidade o principal critério de seleção.
Entre os vencedores de anos anteriores estão Antoine Bauza, que venceu em 2011 com seu então inédito design Tokaido, Phil Walker-Harding, que ganhou em 2015 com Chicago, e Benoit Turpin, cujo vencedor de 2018, Nomades, se tornou Welcome To….
Os quatro vencedores do ano passado foram Defenders, de Nicolas Brodu, Delta de Antoni Guillen, Enoki / Amanita de Thanos Vasof e Pantin Shoot de Rémi Monthiller.
Resultados do Concours de Boulogne-Billancourt 2025
Vencedores:
“1001 Lives” de Guillaume Achaz (França)
“Archéo III” de Aymeric Duperray e Xavier Violeau (França)
“Black Flag” de Thomas Paradis (França)
“Trashing Bird” de David Exertier (França)
Finalistas:
“Bric-a-Brac” de Michiel de Wit (Países Baixos)
“Molcajete” de Hugo Labravo (México)
“Pacification” de François Gandon (França)
“Play Back” de Mathieu Bossu, Thomas Cariate, Timothée Decroix
“Sargass” de Philippe Riffet (França)
“Symtrick” de Igor Virette (França)
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/09/29/french-competition-which-has-celebrated-unpublished-board-game-designs-for-almost-50-years-unveils-2025-winners