gtaouil::Não entendo essa história de que o jogo é punitivo. Eu não entendo pq a pessoa acha que tem que ser competitivo em qualquer jogo jogando pela primeira vez. O normal é ser amassado pelo mais veterano . Se o chance for parecida de um veterano e um novato jogar , sinceramente , não é jogo isso .
É importante distinguir o que seria um jogo punitivo de um jogo com profundidade estratégica.
Um jogo punitivo penso que seria aquele em que uma mínima decisão errada, um pequeno esquecimento na ordem de reunir os recursos necessários para uma jogada, podem simplesmente eliminar qualquer chance de o jogador continuar competindo. Um exemplo clássico seria o Agrícola. Descuide da alimentação dos seus trabalhadores em uma rodada e é melhor abandonar a partida.
Já profundidade estratégica me parece ser mais de acordo com o que você descreveu. Esse jogo pode até ter regras relativamente simples e estratégias iniciais evidentes. Ao longo de várias partidas, os detalhes e malícias vão se revelando, favorecendo o veterano, que começa a traçar estratégias mais complexas e antecipar as estratégias dos outros jogadores. Terra Mystica acho que seria um bom representante dessa classe.
FCM é as duas coisas levadas a um nível absurdo. Qualquer decisão errada é eliminatória. Iniciantes não tem chance nenhuma contra veteranos e isso vai ficar evidente no segundo ou no terceiro turno.
Novamente, não me entendam mal.
Como eu disse no meu post anterior, minha primeira partida de FCM há uns 5 anos foi a pior experiência no hobby da minha vida.
Faltou complementar dizendo que resolvi superar esse trauma e comprei na pré venda da Galápagos. Base mais expansão.
Estudei o manual. Vi vídeos de gameplay. Revirei o o fórum de estratégia do BGG.
Então reuni com dois amigos que não conheciam o jogo, mas que sei que gostam de jogos com interação agressiva entre jogadores. Expliquei as regras. Expliquei as duas aberturas viáveis e estratégias iniciais. Fizemos uma partida teste de 4 turnos, para todos terem uma ideia de como o jogo se desenvolve.
Só depois partimos para a partida de verdade.
A experiência foi completamente diferente. Competitividade acirrada. Mesmo com um dos jogadores disparando na frente e encerrando a partida quando vimos que não tinha como alterar a situação, todos ficaram com vontade de uma revanche.
Penso que FCM demanda todo esse cuidado e trabalho para preparar os jogadores do seu grupo. Sem essa ambientação é quase certo alguém sair muito insatisfeito.
Penso também que poucas pessoas estão dispostas a dispender tanto tempo e energia com um único jogo. E não tem nada de errado com isso.