dougsa::Galera, joguei o Food Chain recentemente e curti muito as mecanicas do jogo, realmente me pegou essa questão de promover a pessoas, programação de ações a medio/longo prazo, e devido a isso, queria jogar outros jogos que tenham mecanicas bem parecidas com as deles.
PS: Se possivel, que seja tão bom quanto ele e mais barato se possivel.
Essa sua preocupação em achar um jogo "tão bom quanto" o FCM me chamou a atenção.
Acho importante entender que FCM para muita gente não é o suprassumo dos Boardgames, ou o jogo definitivo para todos os jogadores do planeta. Na verdade, pra imensa maioria vai ser uma péssima experiência.
Eu mesmo tive minha primeira partida há uns 5 anos e foi sem dúvida nenhuma
A PIOR experiência que já tive em mais de 15 anos de hobby. Nada chegou perto disso.
Nunca fiquei tão irritado, frustrado e revoltado como nessa partida, após perder 4 horas da minha vida sem conseguir desenvolver NENHUMA estratégia viável e terminar o jogo com ZERO DE DINHEIRO.
Não me entendam mal. Eu não faço questão nenhuma de vencer partidas. Na verdade, eu me divirto muito quando perco e vejo a quantidade de besteiras que fiz. Também não tenho nenhum problema com alta interação entre jogadores e até prefiro jogos que permitam uma furação de olho e traição entre amigos.
Mas FCM é um jogo de nicho, que atende uma parcela muito reduzida dos jogadores. Quem procura essas características vai encontrar um prato cheio (trocadilho intencional) em FCM.
Justamente por ser um jogo de nicho, é produzido em quantidades pequenas, o que aumenta o seu custo e preço final.
E quais seriam essas características? Aqui vão algumas que me ocorrem agora:
1. É um jogo longo. Em três jogadores vão tranquilamente 3 horas.
2. Tem regras razoavelmente extensas. Embora não chegue ao nível de complexidade de regras de um Lacerda, cada rodada tem seis fases. A definição de preços dos itens vendidos, critérios de atendimento da demanda, entre outros, demandam muita atenção dos jogadores.
3. As estratégias viáveis não são fáceis de serem identificadas por iniciantes. O jogo parece oferecer um universo de alternativas para desenvolver seu restaurante, mas isso é enganoso. É quase um consenso entre os jogadores experientes que só existem duas jogadas (contratações) viáveis no primeiro turno. Do segundo ao terceiro, as opções continuam limitadas. Somente a partir daí o jogo realmente se abre.
4. É perfeitamente possível fazer uma jogada no primeiro turno que o colocará fora de qualquer possibilidade de disputar sequer o segundo lugar. Na minha opinião, a menos que um iniciante seja orientado por um jogador mais experiente, só vai fazer uma jogada acertada nos primeiros turnos por sorte.
5. É um jogo de soma zero, ou seja, qualquer jogada viável necessariamente vai prejudicar outro jogador. Sem brincadeira, se você tiver uma gota de piedade ou simpatia pelos outros jogadores você vai perder e por muito. Se um único integrante do seu grupo tiver problemas com essa dinâmica, esqueça esse jogo.
6. Estratégias têm que ser traçadas com três ou mais turnos de antecedência, deixando espaço para mudanças de rumo já que seus oponentes também têm seus planos. Exemplo: se você quer vender um hambúrguer para uma casa, você tem que contratar um cozinheiro em um turno. Só no turno seguinte você vai poder produzir um hambúrguer e então tentar vender. Para conseguir vender, você foi esperto e já tinha feito uma campanha de marketing naquela casa para criar a demanda por hambúrguer. Mas no meio do caminho algum abençoado fez campanha na mesma região, criando demanda por limonada na mesma casa. Você vai conseguir atender? Se não, três turnos foram jogados no lixo.
7. O jogo não tem nenhum mecanismo de balanceamento que impeça um jogador de disparar na frente e a partida já estar definida mais de uma hora antes de terminar. Isso acontece mesmo entre jogadores experientes e nesses casos resta decidir se terminam a partida (aturando mais de uma hora para um final previsível) ou se finalizam prematuramente, o que também pode ser frustrante para muitos.
8. Pelo mesmo motivo acima, perder por uma diferença absurda em dinheiro não significa necessariamente que você jogou absurdamente pior do que o outro. Simplesmente a bola de neve teve tempo de rolar e crescer e o jogo está perfeitamente feliz com isso.
9. Se você não quer passar pelas frustrações de perder no primeiro turno, ser atravessado pelo amiguinho com sangue nos olhos ou na metade do jogo perceber que ficará em último de qualquer jeito, você tem que jogar cada turno como se fosse definitivo. Porque realmente é.
Agora, se tudo o que eu descrevi não foi suficiente para tirar o seu interesse pelo jogo, economize alguns meses, faça uma vaquinha ou dê outro jeito de comprar o FCM. Nenhum outro jogo vai entregar algo parecido.
O mais próximo que me ocorre seriam os 18XX, mas não são baratos nem fáceis de achar.