A série de quadrinhos de super-heróis sobre amadurecimento Invincible, de Robert Kirkman, foi publicada por 15 anos, e seu mundo rico e sombrio atualmente é a base de uma série animada de sucesso no Prime Video. Agora você pode entrar nesse universo e enfrentar supervilões antes de correr para a escola em Invincible – Superhero Roleplaying, o jogo de RPG da Free League Publishing, que lança campanha no Kickstarter em 23 de setembro.
“O que se destaca para mim como ideal para adaptar [Invincible] para um RPG de mesa é a ideia de progressão”, disse Adam Bradford, designer de Invincible – Superhero Roleplaying e fundador do D&D Beyond, em entrevista ao Polygon por Zoom. “Enquanto em outras continuidades de quadrinhos existem infinitos reboots e retcons [...] Invincible tem começo, meio e fim. Conta toda uma história em 144 edições.”
Invincible acompanha Mark Grayson, um estudante do ensino médio que assume o manto de Invincible após herdar incríveis poderes de seu pai alienígena, Omni-Man. Mark e muitos outros personagens da série mudam bastante ao longo da história, adquirindo novas habilidades, aprimorando poderes e transformando sua visão de mundo e prioridades. Da mesma forma, jogadores de Invincible poderão melhorar talentos e poderes conforme ganham experiência em missões. Mas também precisarão equilibrar batalhas com a vida pessoal, em cenas sociais que permitem desenvolver relações e se recuperar do estresse dos combates.
“Você precisa equilibrar sua vida cotidiana com sua persona de super-herói”, afirmou Tomas Härenstam, designer de
Invincible – Superhero Roleplaying e cofundador da Free League. “Isso é algo muito presente em Invincible, onde ele tem escola, pais, namorada, amigos, e precisa equilibrar tudo isso com ser herói. Tentamos refletir isso no jogo através de cenas sociais que exploram cada personagem individualmente entre as cenas de ação.”
Invincible – Superhero Roleplaying utiliza o sistema Year Zero, base de outros jogos da Free League como
Blade Runner: The Roleplaying Game e
Alien - O Jogo de RPG. O conjunto de regras é feito para jogos de alto risco e narrativa intensa. Uma das formas de trazer a atmosfera da HQ para o jogo foi criar uma tabela de acertos críticos inspirada nas batalhas sangrentas da série, variando desde roupas rasgadas até cabeças esmagadas.
“Foi um desafio, mas divertido, fazer com que parecesse não só um jogo de super-heróis, mas o jogo de super-heróis de Invincible. Isso significa que é mais sombrio, mais sangrento”, disse Härenstam. “Não é como The Boys, onde todos os heróis são inerentemente horríveis, mas ainda assim subverte alguns tropos.”
Bradford e Härenstam também quiseram trazer o lado mais leve da série, criando um sistema de provocações em que personagens podem zombar dos inimigos para abalar sua determinação.
“Às vezes você joga com grupos que vão soltar provocações de qualquer jeito, queira você ou não”, disse Bradford. “Isso é parte importante dos quadrinhos de super-heróis, é parte importante de Invincible, e encontramos uma forma mecânica de incentivar isso, mostrando aos jogadores que essa é uma opção viável em combate e que ajuda a capturar o clima.”
[Nota do editor: o restante do artigo contém grandes spoilers dos arcos iniciais de Invincible]
Enquanto a Free League planeja lançar
Invincible – Superhero Roleplaying na Gen Con 2026, os jogadores já podem experimentar uma prévia baixando uma aventura introdutória gratuita. A história se passa logo após Omni-Man matar os Guardiões do Globo e revelar que sua missão era conquistar a Terra. Após ferir gravemente Invincible e fugir do planeta, os maiores heróis do mundo estão mortos, dando aos jogadores a chance de fazer a diferença.
O quickstart oferece fichas de personagens como Atom Eve, Monster Girl e Rex Splode, cada um com papel específico em combate. Eve controla o campo erguendo barreiras, enquanto Monster Girl usa força e resistência para proteger aliados.
“Queríamos destacar o fato de que você joga como um time de super-heróis”, disse Härenstam. “Fez sentido que, no quickstart, ninguém controlasse o próprio Invincible, para que todos estivessem no mesmo nível.”
A prévia coloca os heróis contra os cientistas clones conhecidos como Gêmeos Mauler. A aventura leva cerca de uma hora e é o primeiro capítulo de Metro Mayhem, que será parte do conjunto introdutório com dados, mapas e marcadores de personagens em papelão.
O longo arco da HQ deu muito material para os designers trabalharem. O Kickstarter terá metas adicionais para liberar aventuras digitais bônus – uma em Atlântida e outra em Midnight City, semelhante a Gotham. Também há planos para campanhas em diferentes escalas: histórias de rua no estilo Demolidor ou aventuras cósmicas grandiosas.
Os livros e o conjunto inicial virão repletos de artes dos quadrinhos de Cory Walker e Ryan Ottley. A meta extra que mais empolga Bradford é uma tiragem limitada de Invincible #1 com capa desenhada por Todd Nauck (Invincible Universe) e colorida por Matt Herms (Sonic the Hedgehog), mostrando Mark jogando Invincible – Superhero Roleplaying com sua mãe Debbie, seu meio-irmão Oliver e Eve.
“Como fã de quadrinhos, Invincible é minha série favorita”, disse Bradford. “Acredito que tenho todas as variantes de capa do número 1, então essa será mais uma que vou adicionar com orgulho à coleção se conseguirmos desbloquear.”
Fonte:
https://www.polygon.com/invincible-superhero-roleplaying-ttrpg-kickstarter-free-league-publishing