A Big Potato Games, editora britânica de jogos de tabuleiro responsável por títulos como Infiltrado e Herd Mentality, recebeu um investimento externo de £16,2 milhões da empresa Mobeus Equity Partners.
A Mobeus assumirá uma participação minoritária na Big Potato, que desde sua fundação em 2014 por Dean Tempest, Ben Drummond e Tris Williams se especializou em jogos de festa e títulos familiares.
Tempest continuará liderando a empresa como co-CEO ao lado de Adam Wright, que está na companhia desde 2020. Já Dominic Draysey, diretor de investimentos da Mobeus, e Justin Maltz, sócio da firma, passarão a integrar o conselho da Big Potato.
Segundo a editora, o aporte será utilizado para “aumentar a pesquisa e desenvolvimento a fim de acelerar o lançamento de novos títulos”, investir em distribuição digital e expandir os negócios internacionalmente.
Draysey declarou: “A Big Potato é uma empresa movida por propósito, com a missão clara de ajudar pessoas a se conectarem. Ficamos impressionados com a dedicação da equipe a essa missão. Também nos impressionou o comprometimento deles com a inovação. Vemos a combinação de propósito e inovação como uma fórmula vencedora para conquistar participação em um mercado que cresce cerca de 6% ao ano.”
A Big Potato estreou com o jogo de trivia Linkee! em 2012 e, em 2016, já contava com dez jogos publicados, além de uma parceria com a Bananagrams para levar títulos como Scrawl e Obama Llama às lojas Target nos EUA. A empresa já havia vendido mais de cinco milhões de jogos até 2020 e atualmente possui mais de 64 títulos disponíveis online e em 44 países.
O co-CEO Dean Tempest afirmou: “Desde a fundação da Big Potato em 2014, crescemos rapidamente mantendo nossa cultura e identidade únicas. Trabalhar com a Mobeus é uma oportunidade empolgante para continuarmos essa trajetória e levarmos mais de nossos produtos para mais pessoas, permanecendo, ao mesmo tempo, uma empresa majoritariamente controlada pela gestão. Estamos animados com o potencial de crescimento internacional, de expandir a distribuição digital e de continuar nos divertindo criando jogos que despertam alegria.”
Embora investimentos de private equity e venture capital sejam raros no setor de jogos de tabuleiro, a gigante Asmodee foi construída com base nesse tipo de capital. Outras editoras também receberam aportes, como a Incredible Dream, criadora de Kinfire Chronicles, que levantou US$ 2 milhões em 2021 liderada pela General Catalyst.
A distribuidora e editora Flat River Group, por sua vez, foi comprada há cinco anos pela Guardian Capital Partners, que injetou recursos para uma série de aquisições. No entanto, recentemente a Flat River sofreu forte redução devido a tarifas nos EUA, incluindo demissões em massa, suspensão de novos projetos da Greater than Games (editora de Spirit Island) e cortes em sua operação de distribuição na América do Norte.
Ashley Broomberg, sócio da Mobeus, comentou: “A Mobeus tem um longo e bem-sucedido histórico de apoiar e expandir marcas britânicas distintas, levando-as ao palco internacional. Já apoiamos a icônica marca Pink Stuff, que multiplicamos por 15 vezes antes de vendê-la a um grande comprador dos EUA. Nosso portfólio também inclui Rab (roupas outdoor), Grobag (sacos de dormir infantis), Virgin Wines e Red Paddle (equipamentos de paddleboard). Essas credenciais nos colocam em uma posição privilegiada para apoiar Dean, Adam e sua equipe na criação de mais uma líder britânica com ambições globais.”
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/08/18/uk-investment-firm-pays-16-2m-for-stake-in-the-chameleon-herd-mentality-publisher-big-potato-games