Produtora: WizKids
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 90 Minutos
Ranking da Ludopedia: 1144
Ranking na Boardgames Geek: 3013
Minha Nota para o Jogo: 6.2
Olá galera, essa semana o canal completa 1 ano que recebeu a sua primeira resenha, e hoje venho trazer para vocês essa mesma resenha que foi postada no canal a 1 ano atrás só que seguindo o padrão das resenhas mais atuais do canal. Bem, acho que muitos já sabem, mas a primeira resenha do canal foi do jogo Batman: Gothan City Strategy Game que é um jogo para 2 a 4 jogadores, tem um tempo de duração de 60 minutos e segue a temática dos quadrinhos do personagem da DC.
Temática
Em Batman Gotham City cada jogador assume um dos quatro vilões: O Joker, o Pinguim, o Duas-Caras ou o Croc, lutando para se tornar o vilão mentor de Gotham City e o inimigo mortal mais poderoso do Batman. Durante o jogo, os jogadores vão assumir o controle dos blocos, contratar capangas, espalhar o medo e traçar sua parcela penal, a fim de ganhar dinheiro, informações e poder. Mas eles também terão que enfrentar a ameaça presente do Cavaleiro das Trevas – BATMAN, que irá despistar seus planos e desmantelar seu império criminoso.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são a de personagens com diferentes habilidades, o controle de área e a rolagem de dados.
A principal mecânica do jogo, em minha opinião, é a dos personagens com diferentes habilidades, cada um dos vilões possui um pequeno baralho descrevendo cada uma das habilidades que eles podem adquirir durante a partida, cada uma dessas habilidades são únicas e bem situacionais, que podem lhe beneficiar melhor em determinados momentos da partida, nem sempre é melhor pegar uma determina habilidade primeiro, isso vai sempre depender muito de como a partida está ocorrendo.
O controle de área é outra mecânica bem importante dentro do jogo, o tabuleiro é dividido em várias partes da cidade do Gotham, e sempre que uma carta de crime for jogada o jogador que controla uma determinada área vai receber um benefício extra (abaixo está explicado melhor como funcionam as cartas de eventos), além de influenciar na sua vitória no jogo.
A rolagem de dados é outra mecânica bem presente dentro do jogo, pois ela vai ser usada em todos os combates. Sempre que um jogador enfrentar outro vilão ou enfrentar o Batman uma rolagem de dados deve ser feita para adicionar os seus resultados ao ataque dos jogadores. A rolagem de dados pode ser bem decisiva dentro de alguns combates, então para aqueles jogadores que sentem que tem azar nesse tipo de mecânica, esse será um dos pontos fracos do jogo para ele.
Objetivo
Cada jogador possui um total de 10 objetivos ou níveis para fazer durante uma partida, entre eles estão juntar dinheiro, capangas, adquirir territórios em Gotham e juntar informações. No escudo de cada jogador há uma pequena tabela mostrando o que ele precisa para fazer cada um desses 10 níveis, o jogador que pegar os 10 níveis primeiro ganha a partida.
Sequência de Turno
O turno do jogo é bem simples e é igual para todos os jogadores, sempre que chegar na vez de cada jogador ele deve seguir a mesma sequência e ir realizando as suas ações possíveis durante a sua vez, cada uma das ações são bem simples e muito fáceis de serem memorizadas logo de cara. Abaixo eu explico brevemente como funciona cada uma das ações do jogo.
Verificar nível: o jogador verifica se pode passar um ou mais níveis nessa etapa, caso possa, ele passa a quantidade de níveis desde que tenha atendido todos os pré-requisitos de cada nível.
Jogar uma carta: o jogador deve então jogar uma carta de crime da sua mão, a carta de evento tem duas caixas de texto que descrevem os seus efeitos (efeito das cartas de evento explicado mais abaixo).
Adquirir novos capangas: o jogador pode adquirir novos capangas ao custo de 5$ para cada capanga.
Mover: Pague 1 de informação para mover qualquer quantidade de capangas e seu vilão a sua escolha.
Comprar Carta: você compra uma nova carta de crime e adiciona a sua mão.
Cada uma das ações é bem simples e muito fácil de serem memorizadas logo na primeira partida, esse jogo pode ser apenas um pouco complicado pela grande quantidade de cartas que ele possui e muitas possíveis estratégias que você vai poder fazer sempre que jogar uma carta de crime, exceto isso, todas as regras são bem simples, sendo um jogo apresentável para qualquer tipo de jogador, novato ou não.
Tabuleiro
São poucos os jogos em que eu destaco o seu tabuleiro, mas esse eu preciso dar um destaque em especial, pois se trata simplesmente da cidade de Gotham dividindo cada um dos seus setores e regiões. O tabuleiro do jogo apesar de ser de um tamanho mediano é bem bonito e bem funcional.
Tabuleiro do jogo.
Biombos ou Esconderijos
Cada jogador vem com um biombo que representa o esconderijo do seu vilão no jogo, nesse biombo há todas as informações que o jogador precisa para jogar, como os pré-requisitos para passar de nível, sequência do turno, recursos iniciais do seu vilão, entre muitas outras informações, como combate e força de combate do Batman.
Esses biombos, além de fornecerem todas as informações necessárias para jogar corretamente, serve também para o jogador esconder os seus recursos de outros jogadores, pois a quantidade de recursos que cada jogador tem deve ser sempre mantida em segredo.
Esconderijo dos jogadores.
Miniaturas
O jogo vem com uma miniatura para cada um dos vilões do jogo e para o Batman. No início do jogo cada jogador deve pegar a sua miniatura correspondente e seu marcador de níveis e colocá-lo no marcador 0.
Cada umas das miniaturas são muito bem-feitas e todas vem pintadas, elas são parte do jogo Heroclix e vem com a base para serem adicionadas ao jogo heroclix, caso seja do interesse do jogador.
Miniaturas dos vilões e do Batman.
Cartas
O jogo vem com várias cartas de alguns tipos, como as cartas de crime, cartas de habilidades dos vilões e cartas de Batman, cada uma dessas cartas possuem funções distintas dentro do jogo. Abaixo vou explicar brevemente como funciona cada uma dessas cartas.
Cartas de Crime
Uma parte das cartas de crime é distribuída aos jogadores no início da partida, o restante forma um baralho coletivo que vai ser usado durante o jogo.
As cartas de crime têm duas partes com texto, uma superior e uma inferior, a parte superior dá um recurso descrito na carta para o jogador que tiver atualmente controlando o território descrito nela, já a parte inferior da carta fornece um bônus ao jogador que a jogou, caso ele atenda os requisitos descritos nas cartas.
Os jogadores ainda podem optar por não fazer a parte inferior da carta e assim receber 2 recursos a sua escolha do banco de recursos.
Outra parte importante nas cartas de crimes é o símbolo do Batman, quando um jogador jogar uma carta que tenha na sua parte superior o símbolo do bat-sinal ele deve puxar uma das cartas do deck de Batman e resolver o seu efeito.
Cartas de Batman
As cartas de Batman devem ser puxadas quando um jogador jogar uma carta de crime com o símbolo do bat sinal, o jogo vem com algumas cartas de Batman e cada uma delas vem com um efeito distinto, como mover o batman para um local, remover capangas de uma região, entre outros efeitos.
Cartas de Habilidades
Cartas de Habilidade.
Cada um dos vilões vem com um pequeno baralho de cartas que representa as suas respectivas habilidades, que eles podem adquirir no decorrer da partida. Sempre que um vilão chegar em um nível que diz que ele ganhou uma habilidade, ele deve escolher uma dessas habilidades do seu baralho de habilidades e coloca-la virada para cima ao lado do seu biombo para mostrar a todos os jogadores qual a habilidade que ele escolheu.
Capangas
O jogo vem com unas pequenas miniaturas de capangas em 4 cores diferentes, essas miniaturas são dadas aos jogadores em suas cores correspondentes para que eles possam usar os seus capangas durante a partida.
Cada capanga serve para você controlar melhor um determinado local, além de lhe fornecer um bônus quando você enfrenta o Batman.
Miniaturas de Capangas.
Token e Dados
O jogo também vem com vários tokens para serem usados durante a partida, entre esses tokens estão os de dinheiro, informações e ameaças, além de vir um token para cada um dos vilões, que são para representar uma de suas habilidades que necessita deles.
Além dos tokens o jogo vem com dois dados personalizados muito bonitos, que traz o símbolo do Batman em uma de suas faces.
Componentes do Jogo
O jogo, apesar de ser pouco conhecido nos grupos de board games, traz ótimos componentes, cartas de ótima qualidade, um tabuleiro que além de bem bonito é de um material muito bom, as miniaturas então... Não tem nem o que falar, são de ótima qualidade e muito bem feitas, além de serem todas pintadas. Os tokens são também de um material de boa qualidade, e a caixa do jogo ainda vem com um bom insert que deixa tudo bem guardado, o problema mesmo é se caso você venha a colocar sleeves nas cartas, pois elas não irão caber dentro do insert. No entanto, o que com certeza me chamou mais a atenção são os dados personalizados que vem no jogo, eles são em cor preta e números amarelos com uma face com o símbolo do Batman, são muito bonitos e é uma pena que não são dados de 6 lados comuns, gostaria de usá-los em outros jogos.
Falando agora um pouco sobre a arte do jogo, bem, ele não possui muita arte para ser analisada, suas cartas não trazem muitas ilustrações e as poucas que existem são nas cartas de batman e nas cartas de habilidades, além disso, temos também uma ilustração no biombo de cada vilão. As ilustrações no jogo são bem poucas, mas representam muito bem o antigo estilo de desenhos dos quadrinhos dos anos 90 o que dá um charme em especial para o jogo.
Componentes da Caixa.
Considerações Sobre o Jogo
O jogo e bem legal, com regras simples, mecânicas interessantes e de fácil aprendizagem, ele também possui algumas variedades de estratégias para serem jogadas, dependendo muito das cartas de crime que você tem na mão, é um jogo bem leve, podendo ser apresentado até mesmo para novos jogadores.
Agora, vamos a alguns contras do jogo. Ele se prende muito as cartas de crime que você tem na mão, basicamente são elas que vão determinar as ações que você vai executar no decorrer da partida, e se você não tiver cartas de crime que sejam muito favoráveis para você naquele momento isso pode lhe atrasar um pouco dentro do jogo. Outro problema que o grupo sempre enfrentou em todas as partidas foram em relação a um determinado nível em que os jogadores tem que adquirir 5 territórios, em uma partida com 4 jogadores isso pode ser bem complicado de se conseguir, pois como o tabuleiro não tem muitas áreas que podem ser dominadas pelos jogadores, acaba que sempre que você está bem perto de conseguir o seu quinto território outro jogador toma um dos seus no turno dele, o que pode deixar o jogo bem travado para passar desse nível, aqui todas as partidas sempre finalizaram pelo baralho de crime, nunca em nenhuma partida um jogador conseguiu chegar no nível 10.
O jogo, apesar de alguns problemas na sua jogabilidade, é bem legal e um item ótimo para os fãs do Batman.
Partida em andamento.
Para quem quiser da uma conferida em um material homemade da vilã Arlequina que eu fiz para o jogo eu vou deixar o link aqui, como essa foi a primeira resenha do canal eu resolvi fazer a postagem dela novamente com as devidas mudanças que o canal sofreu ao longo de seu um ano de existência.
Estou fazendo outro material homemade para o jogo e acredito que ate o final dessa semana esteja tudo pronto, ate meu muito obrigado e ate a próxima.
VILÂ ARLEQUINA:
Galera só para lembra também que esta ocorrendo uma promoção de 1 ano do canal aqui na Ludopedia e no facebook do canal, quem quiser participar e concorrer a vale compras nas lojas Jogos ao Quadrado e BG Express basta seguir a pagina do facebook ou o canal aqui na ludopedia, vou deixar o link abaixo da promoção aqui na ludopedia e da pagina do canal no facebook, e ate a próxima!!!
LINK DA PROMOÇÃO NA LUDOPEDIA:
PAGINA NO FACEBOOK: