Embarquei recentemente neste jogo singular que é Oath e joguei três partidas até agora. Todos da mesa adoraram o jogo e com certeza jogaremos mais e mais partidas. No entanto, houve uma questão sobre o combate nesse jogo que permaneceu um enigma e até agora não conseguimos decifrar. Talvez seja uma interpretação errônea das regras, ou um caso raríssimo de uma sorte inacreditável nos dados, mas a defesa ficou impossível de ser batida em alguns casos. Para situar o que ocorreu vou ilustrar a situação
Exemplo: o exilado vermelho tem seu peão e 3 tropas no local do chanceler e escolhe ataca-lo a fim tomar uma relíquia. No tabuleiro do atacante tem mais 5 tropas e o defensor Chanceler tem apenas as 5 tropas no seu tabuleiro, o título de guardião que adiciona um dado e a defesa da relíquia alvo que concede mais 2 dados. Nesse caso a soma dos dados da 8 para cada lado.
A defesa rola os dados e cai, por exemplo, 4 dados de 2 escudos, 2 dados de multiplicador 2x e 2 dados vazios. PELO QUE ENTENDI o multiplicador é exponencial, de modo que o resultado seria: Um total de 8 escudos, que multiplico por 2x fazendo 16 e multiplicando de novo para um total de 32. Necessário lembrar também que cada tropa defensora gera um ponto garantido de defesa. Ou seja, 32 + 5 = 37
Nesse caso, o ataque nem precisaria rolar os 8 dados, uma vez que o máximo é 2 ataques por dado (que também mata as tropas atacantes graças a caveira) e se fosse possível sacrificar suas tropas para adicionar mais um ao ataque, o máximo seriam 8 pontos de ataque pelas 8 tropas. O máximo seria então de 16+8=24. Nem perto de alcançar a defesa, que inclusive rolou dois dados vazios. Nem considerei a questão de planos de batalha que o defensor pode controlar, os alvos que acrescentam mais dados como estandartes que acrescentam dados por segredos ou influência. Isso sem falar no ataque precisar recrutar mais tropas para rolar mais dados e por conta disso realizar menos ações pelo equilíbrio dos pontos de suprimento.
Resumindo, minha dúvida é se há uma má interpretação sobre o resultado dos dados da defesa (esses 2x são mesmo cumulativos), se o jogador defensor é apenas um sortudo nos dados ou se a defesa realmente tem uma certa vantagem.