Olá!
No solo de hoje temos o Spire's End: Hildegard, um jogo de escolhas narrativas com cartas e dados.
(Ou também conhecido como livro-jogo.)

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse jogo foi a arte, uma ilustração mais bela que a outra, em segundo o fato de ser um livro-jogo diferenciado e por último a forma de usar os dados.
O manual é super curto e bem ilustrado, deixando muito do jogo para ser descoberto conforme a aventura se desenrola.
E é bem isso mesmo, algumas cartas tem suas peculiaridades que são explicadas na hora.
Mas vamos dar uma geral no Capítulo Um, são quatro no total e ainda tem uns pacotinhos de expansão.
Jogo na mesa e só vamos!

Primeira coisa é escolher o caminho que iremos seguir.
A carta de número 1 tem 3 opções,

Rolei um d6 e a escolhida foi a da esquerda.
Uma entrega para a Baronesa.
Notamos que na carta há instruções extras: ganhamos 3 de ouro, e 2 Feats pf Marksmanship.
Ouro é autoexplicativo e Feats são marcados na nossa carta de personagem para nos ajudar.
(Cada ajuda tem um custo diferenciado.)

Agora puxamos as 3 cartas descritas e nossa personagem aparece!
Ganhamos um estilingue e um dado Wild para após as roladas "oficiais", que pode ajudar, prejudicar ou dar em nada. Também o pacote da Baronesa

Vamos organizar a Hildegard, e seus pertences.

Organização feita vamos tomar um café da manhã para começar a jornada.
E mais opções vão surgindo.
Passamos mal, essa foi a primeira rolagem.
Como estamos aqui para jogar, bora ajudar quem precisa!

Até aqui tudo muito básico, tudo muito "livresco" e cadê a ação?
Cadê as rolagem de dado?
Cadê o diferencial?
Hein?
Opa, chegamos!
Algumas cartinhas mais para frente a nossa ajuda é necessária para resgatar um anel.
Agora a ação começa!
Mas antes vamos ver os dados, que tal?
Essas são todas as faces disponíveis.
Nos dados laranjas são chamados de Shot Dice e temos de juntar as faves até formar um alvo.
(Cada desafio tem as especificações das faces que podem ser utilizadas, a quantidade e as tentativas.)
Os dados maiores são chamados de Wild Dice e faces já estão completas.
(Observe que nem todos os dados grandes tem as mesmas faces, mas todas possíveis estão para demonstrar.
✖️, significa retirar um dado de sua escolha.
Alvo, significa acerto.
Giro, signifca rolar novamente um dado.
⬆️, significa escolher a face de um dado laranja.

Seguiremos para o encontro da vez.
Anatomia da carta, desse, encontro.
Na faixa superior do lado esquerdo nos temos a quantidade de acertos para derrotar o Jackalope, do lado direito o desafio bônus (se completo tem recompensa extra) e abaixo as recompensas.
Círculo significa ouro e estrela o Feats.
Accuracy é a quantidade de dados que podemos rolar e Sets quantas tentativas podemos fazer.
Embaixo da ilustração, linda, temos as faces que podemos utilizar para fazer os alvos. Nesse caso todas estão valendo e sim podemos usar as metades pretas com as brancas.

Accuracy, tá bem explicado, né?
Sets, cada tentativa de rolagem é um set.
Explicar como funciona o set.
Após a primeira rolagem é possível refinar os resultados.
(Não precisa aceitar de primeira, caso tenha mais de um em accuracy.)
Para refinar separa um dado e rola os restantes, podendo sempre separar 1 por rolagem. Finalizando todos os dados de accuracy o set termina e temos mais uma chance de conseguir algo.
Aí que rolamos o dado Wild, o maior, e ficamos com o resultado de cair.
No encontro com o jackalope, ficou assim:
Nenhum alvo nos Shot Dice e a sorte veio do Wild Dice, conseguimos o suficiente para ganhar, mas não o bastante para a recompensa bônus.
Como acertamos o bichinho seguimos para a carta HIT.

Mas não é só isso, a gratidão do rapaz é tanta que ele nos dá a sua mula de presente.
Uma ótima aquisição nessa viagem.
(Tá bem judiadinha, né?)

No caminho para sair do vilarejo somos interceptados pela vidente local.
(Algumas cartas tem a parte de trás diferenciada, tipo essa.)

Não satisfeita em dar tchau ela nos promove um desafio, descobri quem é a real.
Um tipo de encontro que só descobrimos as regras na hora.
(Isso é muito divertido, mantém o jogo único e emocionante, com vários mini jogos.)
3 cartas de face iguais são embaralhadas e temos de descobrir qual é a real.
A real tem um pontinho preto nas costas.
Perdemos se não acharmos a verdadeira entre as 3 tentativas, se um desafio não for completo a carta sai de jogo sem a gente saber qual era.

"Pela estrada afora Hildegard vai bem sozinha levar o pacote para a Baronesazinha.
Ela mora longe o caminho é deserto e os corvos estão aqui por perto.
Trálálá lálá"
Chegamos no emocionante encontro dos Corvos!!!
O embate que a gente não queria, mas vai ter mesmo assim!
Se atentem como muda o chamado Face-off no jogo.
Vamos ter nossa Hildegard em posição de combate e os Corvos em posição de ataque!
Emocionante!
(Apreciação da arte em andamento.)

Face-offs são diferentes de um encontro com accuracy e sets, o inimigo também bate na gente.
Hit Acc é a quantidade de dados que rolamos e sem limite de sets.
É mata-mata.

Na carta de Hildegard temos os símbolos dos danos que os Corvos podem nos causar se acertarem e eles refinam os dados também.
Para nossa sorte o dano é feito na sequência então, no exemplo acima, o dano não foi feito pois não tinha metade branca.
Ufa!
Nossa vez, a primeira tentativa deu em nada, conseguimos 2 danos!
Eba!
Na hora de rolar o Wild Dice perdemos um dado e, por consequência, um dano.
Ah!

Depois de muito dano trocado, vencemos!
Mas antes uma breve explicação extra:
A cada dano com uma palavra embaixo é coberto uma penalidade é ativada.
Em cima de alguns símbolos tem um quadradinho semi transparente que serve de escudo. Para o dano passar é preciso acertar 2x.
(Só é possível se proteger se os outros símbolos forem preenchidos antes, para proteção gasta 1 Feats.)

Vamos parar por aqui no jogo, para não passar muito spoiler, a viagem é linda a trama é divertida, pode te deixar passar raiva também.
A rejogabilidade é muito boa, nesse Capítulo Um não vimos nem metade.
No desenrolar da aventura as cartas formam paisagens completas, cidades, ataque marinhos e mais Face-offs!
Tudo que uma jornada épica pode oferecer nós teremos.
Os Quatro Capítulos e cartas para jogar em 2.

Espero que tenham gostado desse jogo que tenho um apreço muito grande.
Até a próxima, mas antes um spoiler de outro Face-off:

Ps: algumas coisas deixei de fora propositadamente, não queria entregar mais do que já foi entregue do jogo.