Esse tópico rendeu... Bom nunca escondi que não curto muito o TM, como está em minha nota do jogo (7.8): "Bom jogo! Bem extratégico, muitas raças (o que aumenta a rejogabilidade) e boa dinâmica de ações! É um jogo para mais experenciados em eurogames, não indicado para iniciantes. Particularmente é um bom jogo que eu não gostei de jogar, saiu da minha wishlist assim que o joguei. Porém isso não o torna em um jogo ruim (como falei ele é um bom jogo), apenas não gostei tanto de jogá-lo, não me diverto jogando Terra Mystica. Aí eu prefiro jogar um Vinhos, CO2, Eclipse, Alquimistas, Dungeon Petz e vários outros."
Li o relato do autor desse tópico (Sven) e entendi perfeitamente. Acredito que tudo não passou de um desabafo (como ele mesmo escreveu), pois devia estar com uma expectativa muito alta sobre o jogo (o que aconteceu comigo também) e ao jogá-lo pela primeira vez pensou: "Sério que é isso que todos dizem ser o melhor jogo do mundo?". Com isso passa-se a observar o que chega a ser decepcionante sobre o jogo. A interação (que é muito indireta), a máquina de pontos que o jogo é, o tabuleiro com espaços hexagonais que não mudam (por isso a comparação com o tabuleiro do Catan, e não com o jogo, mas com o tabuleiro).
O grande problema foi que: 1º) definiu um título para a postagem que parecia ser sua intensão inicial, começar uma discussão se TM é isso tudo; 2º) Mas ao escrever o primeiro tópico ele colocou um tom muito "desaforado", bem de desabafo; 3º) Quem gosta de TM não suporta ver alguém falando mal do jogo e muito menos comparando-o com outros jogos (aí partem para dizer que o perfil do jogador é de ameritrasher e não eurogamer, o que quase sempre é um grande erro); 4º) Quase todo mundo entendeu errado a comparação do autor com o Catan.
Apesar de adorar eurogames, acho Terra Mystica muito chato de se jogar, a relação divertimento x tempo gasto no jogo nunca foi boa. Prefiro jogar outros eurogames (até mais longos ou pesados) a ele. Em termos de divertimento, eu prefiro jogar Catan a Terra Mystica. Mas isso não é um problema do jogo, e sim meu com o jogo. Não é para mim.
Sobre opiniões de outros jogadores, no meu grupo é quase que unânime, TM dificilmente vai para a mesa hoje em dia. De tempos em tempos damos outra chance para o jogo e, geralmente, chegamos a conclusão que podíamos ter jogado um Dungeon Lords ou mesmo um Puerto Rico. Mas ao ampliarmos esse universo, vemos, no cenário nacional, que os "formadores de opinião" (vulgo youtubers) geralmente adoram o jogo. Já no cenário internacional temos um Rahdo e um Tom Vassel que acham que o jogo é bom, mas que não são jogos para eles (Rahdo tem uma opinião até parecida com a minha, que é um bom jogo, mas não é para eles - Rahdo e Jen).
Sobre o fato de, quase sempre, acusarem os jogadores que não gostam de TM de: perfil do jogador é de ameritrasher e não eurogamer. Eu já percebi que muitos dos jogadores (pelo menos por aqui) reconhecidamente ameritrashers gostam mais de TM do que de outros eurogames (acredito que seja pelo desbalanceamento das raças).
Finalizando: TM é um bom jogo (nada mais), que não gosto de jogar (esse é um "problema" meu).
(Edit) Ps.: Não acho que TM seja hypado, pois hype passa com o tempo (vide Zombicide), e TM não "sofreu desse mal".