Gloomies, um jogo de coleção com tema de jardinagem galáctica, venceu o prêmio austríaco de Jogo do Ano (Spiel der Spiele) de 2025, dois anos após chamar a atenção da Ravensburger durante o concurso italiano de design de jogos inéditos, o Premio Archimede.
Criado pelo arquiteto italiano Filippo Landini, o jogo coloca os jogadores no papel de simpáticos alienígenas que adoram se enfeitar com flores. Na primeira metade da partida, eles cultivam as flores; na segunda, fazem a colheita.
Thomas Bareder, da Academia Austríaca de Jogos — responsável pelo prêmio Spiel der Spiele — descreveu
Gloomies como “um jogo de coleção e familiar altamente bem-sucedido que encanta não apenas pelo design quase mágico, mas também por um conceito de fácil compreensão que se integra perfeitamente ao tema de plantar e colher”.
Ele completou: “Elementos táticos e estratégicos também têm seu papel — em resumo, a mistura florida de interação, planejamento e um pouco de sorte garante uma experiência de jogo amplamente positiva.”
Landini faz parte de um grupo de design de jogos de tabuleiro no norte da Itália desde 2015. Ele venceu o Premio Archimede de 2021 com seu primeiro protótipo, Overbooking, que foi publicado pela Huch! um ano depois. Dois anos depois, voltou ao concurso com o jogo que se tornaria Gloomies, ficando em segundo lugar e atraindo o interesse da Ravensburger como editora.
O prêmio de Jogo Infantil do Ano foi para o jogo cooperativo de memória
Kapt’n Kuck, de Gerard Ribas, que no mês anterior havia recebido uma recomendação na categoria Kinderspiel des Jahres, na Alemanha.
O jogo legado cooperativo
Ziggurat, de Matt Leacock e Rob Daviau, venceu na categoria Jogo Familiar. O roll and write com recortes
Cut It, de Elisabeth e Günter Burkhardt, venceu como Jogo para Amigos. O premiado
SETI, de Tomáš Holek, foi eleito Jogo Especialista do Ano.
Castle Combo, de Gregory Grard e Mathieu Roussel, que já havia recebido uma recomendação no Spiel des Jahres, venceu como Melhor Jogo de Cartas. E o prêmio de Jogo “Tendência” do Ano foi para
Fliptown, um roll and write com tema de pôquer no Velho Oeste, de Steven Aramini.
O Spiel der Spiele é concedido desde 2001, quando o premiado foi
Entdecker: Exploring New Horizons, de Klaus Teuber. Em 2024, o vencedor havia sido
Mycelia, um deckbuilder com tema de cogumelos de Daniel Greiner, também publicado pela Ravensburger. Antes disso, a última vitória da editora no prêmio havia sido em 2014 com
Abluxxen, de Wolfgang Kramer e Michael Kiesling.
Spiel der Spiele 2025 – Vencedores
Jogo do Ano
Gloomies, de Filippo Landini (Ravensburger)
Jogo Infantil
Kapt’n Kuck, de Gerard Ribas (Pegasus)
Jogo Familiar
Ziggurat, de Matt Leacock e Rob Daviau (Schmidt Spiele)
Jogo para Amigos
Cut It, de Elisabeth e Günter Burkhardt (Game Factory)
Jogo Especialista
SETI, de Tomáš Holek (Czech Games Edition)
Jogo de Cartas
Castle Combo, de Gregory Grard e Mathieu Roussel (Kosmos)
Jogo Tendência
Fliptown, de Steven Aramini (Strohmann Games)
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/06/20/gloomies-triumphs-in-austrian-game-of-the-year-prize-two-years-after-catching-ravensburgers-eye-in-unpublished-game-contest/