Vou dar uma visão diferente e fora de hora do evento.
Eu acho que estou no hobby há mais ou menos uns 11/12 anos, sendo que fui em todos os DOFF que tiveram em SP (ok, talvez não tenha ido em um ou dois, não tenho boa memória mas fui em quase tudo).
E nos últimos 3 anos fui dando uma desanimada. Os mesmos motivos de todos. Filas intermináveis, quase não jogar e o fato de que não tem realmente nenhuma novidade e vários estandes são requentados dos anos anteriores.. Quando tem alguma promoção é de jogo flopado e mesmo assim as vezes os descontos em loja são maiores.
Esse ano eu estava resoluto que não iria. Porém dois dias antes, um amigo meu com estande lá disse que tinha um ingresso sobrando e e me daria carona pra ir e voltar. Sendo assim, mudei de ideia e fui.
Peguei 1:30 de fila pra entrar. É absurdo sim um evento desse porte ainda ter fila, depois de 10 anos os caras não aprenderam nada. deveria ter totens interativos, pré check-in sei lá. qualquer coisa. Filas de shows imensos e com mais público fluem. É muita falta de organização e vontade dos caras, isso é fato. Fora que não faz sentido os ingressos serem nominais, até por que não conferem o RG de ninguém.
Dentro do evento o mesmo de sempre. muita gente, mesas lotadas, etc. Eu mesmo só andei pela feira e pra falar que não joguei nada, nos 15 minutos do segundo tempo joguei bugô, um simpático jogo de vaza.
Apesar disso é um ambiente alegre, descontraído e que as pessoas lá estão felizes, fazem amizades, falam sobre os jogos. Tudo isso podia ser feito fora? Sim, podia, mas é inegável que o ambiente é mais propício lá e que é diferente conversar com os amigos de sempre e com gente nova.
Mas o que me fez ver que é um bom evento, foi um colega que conheci lá, que foi junto comigo no carro e só conhecia de jogos banco imobiliário e war. A empolgação dele com tudo que ele viu era impressionante. Ele ficava genuinamente feliz de olhar um jogo, ficou empolgado com um protótipo lá por que era uma dungeon que ia abrindo tiles, como se o fato de abrir um tile e encaixar fosse uma coisa impensável e completamente fora da caixinha (e pra visão dele, era mesmo, que só conhecia war). Ele saiu de lá com vários jogos, alguns de gosto duvidoso, rs, mas feliz com a experiência.
E no fim é isso. Aqui na ludopedia nós somos o nicho do nicho. O fato é que poucas pessoas ficam acompanhando live de editora, ou veem com antecedencia os lançamentos, ou conhecem a fundo os problemas e tal. geralmente nossos grupos de jogo são assim, pois jogamos com mais cracudos. E aqui na ludopedia quase todos vão ser assim, afinal gastam dias discutindo brincadeiras de adulto num forum de internet.
Então é um evento pro jogador novo/médio. pra nós, meia duzia de cracudos, não vai ter novidade e não vai valer a pena sentar pra jogar por que no geral já temos uma coleção imensa.
Mas mesmo assim é um evento legal, gostoso e dessa vez por exemplo eu preferi focar nas empresas pequenas. No que está fora do mainstream. E quantos joguinhos bacana estão saindo. Peguei alguns. Nenhum vai revolucionar minha vida, nenhum é o novo feld ou vlaada ou sei lá quem. Mas ainda assim foi legal ver a cena crescendo, que tem vida fora de grok, conclave, mosaico, etc. e agora acho que vale sim a pena visitar, com outra cabeça e claro, se resolverem o problema da fila.
Agora, maioria dos eventos grandes é isso. filas e mais filas. ccxp está assim. Não sei se eventos fora do brasil também tem esse desrespeito com o público. Mas aqui é o de praxe e realmente precisa melhorar. Pelo menos no DOFF é possivel ver as coisas e conversar.. e não é tão dificil de jogar, enquanto numa ccxp por exemplo vc pega fila em cada atração, ali sim é pagar pra ficar em fila.
Dito isso, única empresa que vi lá realmente com promoção foi a Mosaico (fora a já de sempre papergames). Onde levando 3 jogos, ganhava 50% de desconto no de menor valor.