Pessoal, todos bem?
Tenho um filho de 10 anos e desde que ele tinha 6 anos, jogamos jogos de tabuleiro.
Além da diversão, os benefícios que jogar tabuleiro com ele são imensos, tantos que poderia fazer uma grande lista de quão bem tem feito, não só a mim e a ele, mas a irmãzinha de 5 anos que já participa de algumas jogatinas.
Mas, vamos ao que interessa.
Decidimos com a ajuda do Chat GPT criar o nosso próprio jogo de tabuleiro. Foi uma jornada bem desafiadora e divertida, por que quanto mais a gente ia se aprofudando nas discussões com o Chat GPT, mais problemas iam aparecendo e nos obrigava a melhorar os nossos prompts em busca de soluções.
Aqui em casa somos muito utilizadores de várias IAs, como boa parte do meu trabalho envolve isso, temos uma cultura de usar a IA como aliada em boa parte da nossa rotina em casa e com jogos de tabuleiro não seria diferente.
Usamos algumas referências para criar o nosso jogo: Andor Junior, Ancient Terrible Things, Masmorra: Dungeons of Arcaria, Clank! e outros
A Narrativa
O jogo se passa em uma floresta, onde os exploradores precisam enfrentar armadilhas, tribos perigosas e animais selvagens em busca dos tesouros. Os tesouros ficam em locais sagrados e de difícil acesso, por isso, o explorador precisa estar seguro e bem preparado para tentar a sorte em busca dos tesouros.
O Mapa
Nas latereais temos os locais sagrados e no meio, a trilha por onde os exploradores podem caminhar.
A Preparação
- Colocamos todos os tokens de animal selvagem, armadilha, tribo amigável e tribo perigosa dentro da bag
- Colocamos uma determinada quantidade de tokens de tesouro de acordo com cada local sagrado
- Colocamos as cartas de local sagrado ao lado do tabuleiro
- Embralhamos as cartas de melhoria
- Colocamos os meeples no começo da trilha
- Separamos os 5 dados de jogo (Rosa: indica o número de casas que você pode andar; Azul: +1 ou -1 ao número tirado; Vermelho: Não pode rerolar e nem modificar; Amarelo: Pode rerolar duas vezes; Verde: Contra tribos se tirar 5 ou mais, ele dobra o valor)
A Rodada, Final de Jogo e Condição de Vitrória
- Na rodada, o jogador joga o dado rosa e anda o número de casas que caiu no dado.
- O jogaor tira um marcador da bag e realiza ação, que pode ser (enfrentar um animal selvagem, cair em uma armadilha, enfrentrar uma tribo, encontrar uma tribo amigável)
- Nas ações enfrenter um animal selvagem ou enfrentrar uma tribo, o jogador joga 3 dos 4 dados disponíveis e precisa tirar 13 para vencer. Se vencer ganha uma carta de melhoria, se perder, não acontece nada (estamos pensando melhor sobre a punição da derrota)
- Caso o jogador pare ao lado de um local sagrado, ele pode decidir entrar e tentar obter o prêmio (apenas com os dados determinados na carta do local), correndo o risco de se perder, receber a punição de acordo com o local sagrado.
- O jogo acaba quando não houverem mais tesouros para obter ou se acabarem os tokens da bag, ganha quem tiver mais tesouros.
Imagens
O Mapa
A bag
Cartas de Local Sagrado
Tokens e Cartas de Melhoria

A jogatina


Ainda rolou até uma capa pra caixa do jogo
É isso galera! Tudo pela boa, pura e velha diversão! Além de claro, ver a cara de alegria do meu filho vendo o jogo dele virar realidade na mesa.
Se tiver algum feedback que possa melhorar o nosso jogo, será sempre bem vindo.