Cellus::Eu curto muito o Hobbie.
Mas eu prefiro comprar um console ou fazer uma viagem do que pagar mais de R$1500 num jogo, ainda mais um jogo "legacy".
Enfim, cada um gasta seu suado dinheirinho como quiser, e ninguém tem nada haver com isso. No final, se você não gasta seu dinheiro, outros vão dar um jeito de gasta
Então colega, eu já falei isso em outros tópicos. O Hobby está se fechando cada vez mais em si mesmo.
Aqui no Brasil as editoras conseguiram cultivar um público de colecionistas de renda média/alta disposto a pagar o que for pela "experiência". A indústria está mais interessada em estimular o consumismo sem sentido do que ampliar o público. É uma estratégia ruim? Aí cada um tem sua opinião. Para as editoras grandes, no aspecto de negócio acredito que seja bom.
Para nós jogadores é uma bosta. Sempre vai ser difícil encontrar com quem jogar e isso é péssimo num hobby que necessita de gente pra jogar fisicamente e que perde boa parte da graça ao jogar digitalmente. Cansei de apresentar BG e ver o pessoal super empolgado e depois ver esse ânimo ir embora quando essas pessoas vêem o preço dos jogos.
Outro ponto péssimo para os jogadores é que vc precisa se dedicar só a isso. A não ser que vc tenha uma condição financeira fora da média brasileira (e eu falo sendo eu e minha esposa concursados e tendo noção de que nossa renda é maior que a média das famílias brasileiras) o aspecto financeiro te tira a possibilidade de ter outros hobbies e isso é uma coisa que me faz afastar cada vez mais da cena de boardgame. Tenho interesse em outras coisas, videogame, astronomia, futebol, livros, etc...
Cada vez mais fujo de consumir conteúdo de boardgame justamente para não fomentar esse consumismo sem sentido.