Confira aqui as regras resumidas de Twilight Imperium 4
Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a alcançar 10 pontos de vitória (ou 14 em partidas longas). Marca-se pontos ao cumprir objetivos públicos e secretos
Setup
Um jogador torna-se o speaker (portador do token).
Cada jogador escolhe uma facção e pega seu sistema inicial, fichas de comando, tokens, naves, cartas de tecnologia e promissórias
Monta-se a galáxia: Mecatol Rex no centro + 3 anéis de sistemas sortidos
Preparam-se baralhos: tecnologia, agendas, objetivos públicos (fase I e II), objetivos secretos, etc.
Estrutura de Rodadas
Cada rodada tem 4 fases principais (além de opcionais no fim):
Strategy Phase
Em ordem (speaker primeiro), escolhem-se cartas de estratégia, que definem a iniciativa da rodada e iniciam habilidades primárias/secundárias
Action (ou Tática)
Na ordem das cartas de estratégia, os jogadores realizam ações táticas: ativar sistemas, mover, combater, produzir e usar habilidades de componentes .
Podem passar (status em que apenas reagem a ações alheias) .
Status Phase
Marcam-se objetivos públicos (1) e privados (1) por jogador, se cumpridos. Revela-se novo objetivo público de fase I/II
Compram-se cartas de ação, recolhem-se fichas de comando, reagrupam-se tokens e unidades, recarregam cartas e removem-se tokens de ficha command .
Agenda Phase (ativa quando Mecatol Rex é conquistado)
O speaker inicia votações em cartas de agenda (leis, diretivas, etc.) usando influência de planetas, com negociações possíveis
Após esse ciclo, recomeça-se com a Strategy Phase.
Resumindo as ações:
Strategy: Ativa habilidades da carta escolhida; outros respondem com habilidades secundárias.
Tactical: 1 ação por turno: ativar sistema (token), mover naves, combate, produzir e executar efeitos.
Component: Habilidades de cartas, líderes, tecnologias, etc.
Agenda: Durante votações, jogadores gastam influência e fazem transações.
Combate
Confrontos espaciais envolvem anti-fighter barrage, rolagem de dados por cada nave, atribuição de danos, possíveis fugas e bombardeio terrestre
Se invasão terrestre ocorre, faz-se combate adicional e bombardeios se aplicam.
Tecnologia, Líderes e Componentes
Tecnologia: 4 ramos principais, desbloqueiam unidades e upgrades (naves e mechs) .
Líderes (expansão Prophecy of Kings): diplomata, oficial, etc., trazem habilidades únicas – podem ser capturados ou mortos
Promissórias e recursos: usados para transações e influências políticas.
Final do Jogo
Ao concluir a Status Phase em que alguém atinge 10 pontos, a rodada continua até seu fim normal (agenda incluída se ativa), depois encerra-se
Se mais de um atingir 10, vence quem tiver mais. Critérios de desempate seguem o manual (iniciativa, VP secundários, etc.).
(Se quiserem resumo de outro jogo é só botar nos comentários)