INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs de jogos abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram 

Resumão Kaiju :dragon_face:
Em Busca do Planeta X é um jogo de dedução onde o jogador que tiver mais pontos (que são obtidos por teses publicadas) será o grande vencedor. Esse é um jogo que parece estar fora do radar de muita gente e dá pra conseguir comprar com um valor MUITO barato pro que achamos que o jogo oferece (Cerca de 160R$, já vi até de 130), mas por que será?
Tipo de Jogo: Dedução, Pontos de Ação
Tempo de Jogo: 60-70 Minutos (Uma média das partidas por aqui)
Número de Jogadores: 1-4 (Mas jogamos de 8 pessoas em duplas e funcionou SUPER bem)
Dificuldade: Fácil de aprender. Tem muitas regrinhas de começo, mas todas são bem simples de pegar na 1-2 rodada.
Componentes: Achamos o tabuleiro bem bonitos, os componentes dos satélites são diferentes pra cada jogador e toda a parte de design gráfica é muito bem resolvida, amamos muito.
Primeiras Partidas
Ficamos com um pé atrás por o jogo ter um aplicativo obrigatório pra ser jogado na primeira partida (e até mesmo antes de comprar), porém achamos que ele é MUITO fluído e não nos incomodamos em nenhum momento. Super fácil de usar e as rodadas fluiram muito bem com ele.
A partida de em busca do planeta X é jogada até um jogador acertar a posição do Planeta X e o que está a sua esquerda e direita O jogadores podem fazer 1 de 4 ações em seu turno. Cada ação gera uma quantidade de espaços que vai ser necessário andar no tabuleiro, e assim como tokaido o ultimo joga primeiro.
As ações podem ser, procurar por objetos em setores, sondar setores especificos e descobrir o que tem lá, pesquisar por dicas gerais ou localizar o planeta x. É importante falar que pra você encontrar o planeta X você precisa encontrar o que esta no setor ao lado esquerdo e direito dele. Ou seja, não adianta sair chutando onde ele está.
Sentimos que a dificuldade inicial é extremamente tranquila de ser jogada e já na segunda partida começamos a achar fácil demais. Porém, o salto da primeira dificuldade pra segunda é bem alto (na nossa opinião).
A sensação que tivemos durante as partidas:
- O jogo é super leve de ser jogado
- Existe um nível bem interessante de blefe (na publicação das teorias)
- A dedução + lógica do jogo nos níveis iniciais não parece que estamos executando um TRABALHO e de fato nos divertimos.
A partida pode até alongar, mas o próprio jogo tem um sistema de dar dicas para todos os jogadores assim que completa 1 volta inteira no tabuleiro, o que acelera consideravelmente o jogo.
Pontos positivos x Pontos negativos
Em busca do Planeta X não é dos jogos que indicaria pra quem não gosta de um jogo mais silencioso, menos interativo (apesar de a ação das outras pessoas afetarem o jogo) e lógico, pois ele é 100% isso. Agora se você ama jogos de dedução, pra mim ele foi o melhor que jogamos até agora (Mais que turing machine, pois achamos MUITA lógica crua envolvida)
Pontos positivos: :+1:
- Jogo que não sentimos o peso da dificuldade por não ter muitas regras complicadas, são bem simples num geral.
- Rejogabilidade alta (todas as partidas são completamente diferentes)
- Bem barato (dá pra encontrar fácil ele por +/-R$ 100 usado)
- Faz a cabeça dar uma fritada boa a depender da sua dificuldade
- Funciona muito bem com até 8 jogadores (em duplas é importante criar uma logica de comunicação pra conseguir se comunicar, a gente utilizou as fichinhas do jogo e funcionou, mas algumas pessoas preferiram o silêncio e jogar sozinhas)
- Existe bastante possibilidade de interação durante o jogo, mas é através das deduções que você faz pela as asções do jogadores
Negativos: :-1:
- O Aplicativo é algo que não incomodou em nada a gente, mas por ser algo obrigatório, pode ser uma quebra de expectativa/diversão para algumas pessoas (na nossa mesa, ninguém sentiu isso)
- Algumas pessoas preferiam utilizar uma folha em branco a parte do que a propria folha que o jogo dá, isso demonstra que talvez poderia ter sido melhor estruturada (mas na minha opinião ela poderia só ter uns espaços em branco maior pra anotações maiores)
Considerações finais
Esse jogo fez a gente refletir muito como os jogos de tabuleiro geram memórias MUTIO afetivas. E esse jogo em toda partida que jogamos tivemos muita risada pelas folhas de anotação, desespero por não achar o planeta X, o barulhinho do app quando alguem acerta ou erra e tivemos uma experiência completa sensorial.
Viramos FÃS desse jogo e criamos até um vídeo com alguns momentos desse jogo por aqui:
https://www.instagram.com/p/DKiJ18uuOn-/
No final do dia, seja buscando o planeta x ou não, estamos buscando diversão. E senti que pra gente ele virou um clássico com muitas memórias em pouco tempo.
Vocês também já viram Em Busca do Planeta X por ai e se perguntaram se valia a pena?