FAQ
Geral
- Tem como um sub-predador remover um predador da floresta?
Não, predadores não podem ser removidos.
- As espécies podem escolher não executar uma ação? Por exemplo, se mover?
Não, mover é obrigatório. Assim como expandir a floresta. Porém adicionar uma peça é opcional. Tudo isso está informado no manual.
- Adicionar uma peça é opcional?
Sim, as vezes pode não ser vantajoso adicionar uma peça naquele momento. Depende da estratégia.
- Quando a ficha diz para adicionar peças, coleta o recurso? Ou só quando move?
Não coleta, somente quando Mover. A exceção é quando se coloca peças no setup inicial, que se coleta os recursos de onde se posicionam as peças. De toda forma, a não ser que a ficha do animal defina outra forma de ganhar recursos (retirando peças para ganhar carne, por exemplo), a única forma de ganhar recursos é se movendo.
- É possível ultrapassar 20 pontos?
Sim, é possível em partidas de 2 ou 3 jogadores. Nesse caso, utilize mais um marcador de pontos que não esteja sendo utilizado.
- Numa partida com mais de 3 jogadores, o que acontece se mais de um jogador atingir 20 pontos?
É automaticamente considerado empate. Portanto devem ser avaliados os critérios de desempate.
Mapa da Floresta
- Para que servem os símbolos da rosa dos ventos em algumas cartas?
Para indicar que essas cartas são as iniciais. Algumas espécies podem utilizar isso em suas jogadas.
- Posso expandir a floresta do jeito que eu quiser?
Sim, porém é recomendado que a floresta não ultrapasse o tamanho de 7x7 com a floresta inicial no meio, já que algumas espécies podem se beneficiar de uma floresta assimétrica.
- O que é Reduzir a floresta?
Tirar uma carta que não tenha ninguém e não seja inicial e colocar ela na sua mão.
Suportes
- Como funciona uma partida com suportes?
Os movimentos do suporte não coletam recursos (a não ser que fale na sua ficha)
Você pode escolher no seu turno se joga com a principal primeiro ou com o suporte (mas ambos são no mesmo turno seu)
Expandir a floresta no suporte não são cartas da sua mão, você compra da pilha
Todas costumam te gerar um ponto por turno (até onde eu notei, mas pode haver exceções, vai estar escrito na ficha)
- Na primeira rodada, ao posicionar seus animais, os suportes coletam recursos?
Não, suportes não coletam recursos iniciais.
- Quando um suporte coleta um recurso ou marca um ponto, onde são contabilizados?
Espécies suportes utilizam a mesma pontuação da espécie principal. Os pontos e recursos são contabilizados juntos
- A sua espécie principal pode remover ou expulsar o seu próprio suporte?
Sim, inclusive é uma das combinações para ganhar muitos pontos.
- É obrigatório ter um predador e uma de base, dependendo do número de jogadores. Eles precisam ser espécies principais ou podem ser suporte?
Não importa, podem ser principal ou suporte. Só precisa respeitar a quantidade e o tipo de espécies para o número de jogadores
- Se o teu suporte diz que tu ganhas recursos, quem ganha é a espécie principal?
Sim, se o suporte diz que tu ganhas, é a espécie principal que ganha
Espécies
Javali
- O javali coleta por mover e por expulsar ou só por expulsar?
Ele sempre coleta com a ação de Mover. Após mover e Coletar, ele expulsa 1 outro animal junto de cada javali e coleta o recurso na peça de destino daquele animal expulso. Ou seja, ele tem a chance de coletar 4 recursos ao todo por turno.
Na etapa B do Javali, expulsa-se uma peça junto de cada javali.
- Tem como expulsar uma mesma peça duas vezes? Fazer um javali fazer o passe para outro?
Sim, pode expulsar a mesma peça
- Tem como um javali expulsar outro javali e, depois, o que foi expulso acabar expulsando outra peça?
Sim, se não houver restrição no texto, isso pode acontecer
- Jogo com muito bicho escondido não é ruim para o javali?
Sim, ele pode passar mal em jogos com muitas peças escondidas
Capivara
- A capivara pontua por peças ou por espécies diferentes?
Por peças. Por exemplo, duas capivaras em duas peças de floresta diferentes, cada uma com um macaco-prego, valem 2 dois pontos.
Osprey
- Se não for possível reduzir a floresta, como a Osprey irá se mover?
Escolha um movimento dos 3 possíveis listados na ficha
Sucuri
- Caso ela Remova um suporte do mesmo jogador, esse jogador recebe 2 recursos?
Não, espécies suporte nunca recebem recursos, a não ser que esteja escrito na ficha delas.
Coral
- Na fase entre turnos, quem gasta 1 recurso ao Remover? O jogador da coral removida ou o jogador que removeu a coral?
O jogador dono da coral removida. Ser removida é prejudicial para a coral, porém ela compensa movendo 2 peças, o que faz ela coletar 2 recursos no mesmo turno.
Papagaio-charão
A floresta deve ter no máximo 7x7 cartas, sendo 2 cartas a mais para cada lado, cima, baixo, esquerda e direita, mantendo o Ninho no centro do tabuleiro principal. Porém caso jogue sem essa limitação a pontuação do Papagaio-Charão, caso jogado como Suporte, altera dessa maneira:
Suporte - FIM
Onde lê-se:
Marque 1☆ por cada carta no caminho.
Leia-se:
Marque 1☆ por cada duas cartas no caminho.
(Documento criado por apoiadores junto ao autor do jogo)
(atualizado 08/05/2025)