Kammus::E esse esquema de Overlord, será que tem como ser implantado no D&D?
Porque pelo que entendi um player controla os montros enquanto os outros jogam como os herois....
Grato a todos pelas sugestões.
Acho meio difícil de transportar o Overlord para os Boards de D&D.
O Overlord de Descent não apenas controla os monstros, ele tb tem diversas outras coisas à fazer. Durante uma campanha ele também constrói seu deck de cartas para ter mais chances nas partidas futuras, ele tb decide que monstros farão parte da missão, de acordo com as limitações de grupos- (meio inútil se vc tiver só o jogo base, mas com algumas expansões a variedade é bem grande e pode fazer diferença).
Já em D&D (Board Games) o negócio é bem diferente.... se algum jogador tiver que fazer o papel de "mestre" (utilizando a termologia D&Deísta), ele basicamente ficará movendo os monstros que estiverem no tabuleiro sem ter de fazer quase nenhuma decisão relevante. Acredito que esse jogador ficaria bem entendiado. Talvez até dê para criar uma variante do jogo e tornar a coisa mais interessante, mas acho que daria um trabalho bem grande para adaptar as regras e, mesmo assim, o resultado poderia ser bem questionável.
Existe uma variante que eu nunca testei, para tornar o D&D um jogo competitivo (sem batalhas PVP). É basicamente um sistema de times e pontuação. Eu achei bem bobinho (por isso nunca testei), mas se vc for um hardcore fan de D&D, quer os boards e uma opção competitiva, talvez isso ajude.
http://4.bp.blogspot.com/_OP5KjARxU8A/THRybea8KVI/AAAAAAAAAOo/NnJrEXGf0mg/s1600/Castle+Ravenloft+Scoring+Rules.jpg
Nessa linha tb existe o
World of Warcraft: The Boardgame... Ele não é um dungeon crawler, mas tem fantasia, evolução de personagem, váaaaaarias miniaturas (e cartas), tesouros, batalhas PVP (embora elas não sejam super relevantes durante as partidas), etc. O problema é a duração (as partidas que eu joguei demoraram, em média, umas 4~6 horas).