Trentini:: butilheiro::Muito obrigado pela opinião, meu caro. Vejo que você já jogou até mais do que eu, que ainda só enfrentei o Automa 1 vez e ainda não o coloquei nas partidas com mais jogadores, o que deve ficar alucinante. Concordo com você em praticamente tudo aí!
Me diz uma coisa, enfrentou o Autometta somente ou já deu um passo à frente? O que achou da experiência solo dele?
Já joguei com o Autometta, Automa e Automaszyna, em uma partida solo joguei com dois Automas, achei que a dificuldade diminuiu colocando mais automas, pois eles se guerreiam mais entre si, então existe 2 formas de resolver isso, colocando eles em uma dificuldade maior ou fazendo eles tratarem apenas os jogadores de inimigos, eu acabei aumentando a dificuldade, e joguei com dois Automaszyna (Hard) em uma segunda partida com dois autômatos e para mim foi o ajuste perfeito, ficou bem bom!
Colocando Autômatos contra mais de um jogador só é legal se for jogar um modo cooperativo (as regras para jogar cooperativo com mais de um autômato são semi-oficiais e estão no bgg), pois o Autômato tende a atacar mais um jogador do que outro usando seus critérios de desempate e isso não achei muito legal.
Fora isso, digo que a experiência solo dele é bem boa, não se compara a jogar contra jogadores reais, mas ainda assim dá para se divertir bastante, pois nenhuma das partidas durou mais do que 50 minutos, então pode ser uma opção de diversão rápida solo.
E ah, falei falei falei e esqueci de elogiar seu texto, muito bom e com bastante informação legal extra jogo, o que aumenta a imersão no jogo.
Quanto ao tema dele, achei ele a maior força e ao mesmo tempo a maior fraqueza, o tema é forte e a arte sensacional, as vezes a arte é tão bonita que inicialmente esqueci que não podia atravessar o rio, pois a arte se sobressai quanto a funcionalidade do tabuleiro, outro problema que tem mais a ver com as pessoas do que com o tabuleiro é que muitas vezes esquece-se de pegar o dinheiro quando realiza as ações de baixo do player board, pode ser alguma coisa disfuncional com a comunicação do player board, não a informação em si, pois lá está ela: faça um upgrade e receba 3 moedas, enfim, é estranho, as pessoas simplesmente esquecem de pegar o dinheiro.
Mas digo que o tema é a maior fraqueza pois apesar de a arte ser sensacional, o jogo é um euro e ele peca na imersão do tema, mesmo com as cartas bonitas e arte sensacional. O tema é colado, poderia ser qualquer outro tema que funcionaria, bastava mudar as miniaturas e a arte. Não vejo um grande erro nisso, mesmo porque meus jogos favoritos são euros e os euros tendem a ter um tema colado não muito forte. Mas gostaria que esse fosse um pouco mais agarrado ao tema, como jogos do Vlaada Chvatil por exemplo, onde você tem ali um euro, mas consegue se apegar bem ao tema proposto.
Fora isso, o jogo é ótimo e as mecânicas são bem boas e funcionais.
Primeiramente, obrigado pelo elogio! O que tenho tentado trazer nas minhas análises são justamente essas informações extra jogo, já que regras os outros costumam trazer já e fazem muito bem!
Agora, cara, como você teve tempo pra já testar tudo isso? hahaha... Muito bacana essa sua visão do jogo solo. Uma coisa que curti muito e me surpreendeu bastante (e que acabei esquecendo de colocar no teto por ser algo que não experimentei a fundo) é justamente essa variabilidade pra se jogar solo. Além de serem 4 decks "diferentes" pra isso (todos num só, é verdade), ele ainda te permite ajustar a dificuldade mudando uma ou outra coisa. Isso eu achei genial.
Me diz uma coisa: eu pensei nisso de jogar contra 2
Automas também. Eu cheguei a pensar que o ideal sera ter dois decks para jogar com dois
Automas, uma vez que separar o deck pode tornar um deles mais fácil ou mais difícil, tirando a quantidade de cartas que se pode tirar e a aleatoriedade disso. Mas como você fez? Você dividiu o deck ao meio ou você ia tirando uma carta do deck diferente para cada um deles?
Minha próxima tentativa vai ser jogar com minha namorada com um
Automa no nível 2. Mas quero dar uma olhada nesse modo
coop que você citou.